<Importante> Notas sobre o desempenho à prova de choques, à prova de água, à prova de poeiras e condensação
- O desempenho à prova de choques, à prova de água e à prova de poeiras descrito aqui não garante que a câmara mantenha integralmente a resistência à água nem que a câmara não sofra danos nem problemas sob todas as condições.
- Não sujeite a câmara a choques, vibração ou pressão excessiva, deixando-a cair, batendo com ela ou colocando objetos pesados sobre ela. A não observação desta precaução pode resultar na deformação da câmara, permitir a entrada de água ou danificar os vedantes herméticos, provocando avarias na câmara.
- A sua garantia Nikon não cobre problemas causados pela entrada de água na câmara decorrente do manuseamento inadequado da câmara.
Notas sobre o desempenho à prova de choques
Notas sobre o desempenho à prova de água e à prova de poeiras
Notas sobre o desempenho à prova de choques, água e poeiras
Antes de utilizar a câmara debaixo de água
Notas sobre a temperatura de funcionamento, humidade e condensação
Inspeção e reparação
Notas sobre o desempenho à prova de choques
Esta câmara passou o teste interno da Nikon (teste de queda de uma altura de 180 cm num painel de 5 cm de espessura), em conformidade com a norma MIL-STD-810G w/Change 1 Method 516.7-Shock*.
As alterações estéticas, tais como perda de tinta e deformação da câmara, não são avaliadas no teste interno da Nikon.
- Método de teste standard do Departamento de Defesa Norte-americano. Este teste é definido preparando 5 câmaras e certificando-se de que até 5 câmaras passam no teste, que consiste em deixá-las cair em 26 direções (8 cantos, 12 extremidades e 6 faces), de uma altura de 122 cm.
Notas sobre o desempenho à prova de água e à prova de poeiras
A câmara possui uma classificação de resistência à água equivalente à classe 8 (IPX8) do JIS/IEC e uma resistência ao pó equivalente à classe 6 (IP6X) do JIS/IEC, permitindo captar imagens debaixo de água a uma profundidade de 10 m, durante até 60 minutos.*
- Esta classificação indica que a câmara foi concebida para resistir à pressão da água especificada, pelo período de tempo indicado, quando a câmara for utilizada segundo os métodos definidos pela Nikon.
- O desempenho à prova de água desta câmara apenas foi testado em água doce (piscinas, rios e lagos) e água salgada.
- O interior desta câmara não é resistente à água. A entrada de água na câmara poderá enferrujar os componentes e causar uma reparação dispendiosa ou danos irreparáveis.
- Os acessórios não são à prova de água.
Notas sobre o desempenho à prova de choques, água e poeiras
- Não deixe cair a câmara, não bata com a câmara contra um objeto duro, como uma pedra, nem a atire contra uma superfície aquática.
- Não sujeite a câmara a choques quando a utilizar debaixo de água.
- Não sujeite a câmara a pressão de água expondo-a a água em rápidos ou a quedas de água.
- Não a submeta a profundidades superiores a 10 m.
- Não deixe cair a câmara debaixo de água. Esta câmara não flutua na água.
- Não utilize a câmara continuamente debaixo de água por um período igual ou superior a 60 minutos.
- Não insira um cartão de memória ou uma bateria molhados na câmara.
- Não abra a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória se a câmara ou as suas mãos estiverem molhadas. Se o fizer, pode fazer com que entre água na câmara ou causar uma avaria da mesma.
- Não abra a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória debaixo de água.
- Se houver contacto de humidade, como gotas de água, com o exterior da câmara ou com o interior da tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória, enxugue imediatamente com um pano macio e seco.
- Se houver contacto de alguma substância estranha com o exterior da câmara ou com o interior da tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória, remova-a imediatamente com uma pera de ar ou um pano macio.
- Se alguma substância estranha aderir ao vedante à prova de água (1) no interior da tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória, retire-a com a escova incluída. Não utilize a escova incluída para nada mais além de limpar o vedante à prova de água.
- Não deixe a câmara em condições gélidas nem de altas temperaturas iguais ou superiores a 40°C por longos períodos de tempo.
- Isto poderá causar a degradação do desempenho de resistência à água.
- Quando utilizar a câmara debaixo de água, verifique se a temperatura da água se situa entre 0°C e 40°C.
- Não utilize a câmara em fontes termais.
Antes de utilizar a câmara debaixo de água
Antes de utilizar a câmara debaixo de água verifique os itens que se seguem.
- Certifique-se de que não existem substâncias estranhas dentro da tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória.
- Certifique-se de que o vedante à prova de água da tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória não apresenta fendas nem está deformado.
- Certifique-se de que o vedante à prova de água não está retirado da câmara.
- Certifique-se de que a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória está bem fechada.
- Faça deslizar a tampa até que encaixe no devido local com um clique.
Notas sobre a temperatura de funcionamento, humidade e condensação
O funcionamento desta câmara foi testado a temperaturas entre –10°C e +40°C.
Se utilizar a câmara em zonas frias ou a alta altitude, observe as precauções seguintes.
- O desempenho da bateria diminui temporariamente se ela estiver fria. Mantenha a câmara e as baterias quentes sob o seu vestuário antes de as utilizar.
- O desempenho da câmara pode diminuir temporariamente se ela for exposta a temperaturas extremamente frias por um período prolongado. Por exemplo, o monitor pode estar mais escuro do que o normal imediatamente depois de ligar a câmara, e podem ser produzidas imagens residuais.
Condições ambientais que podem provocar condensação
O embaciamento (condensação) pode ocorrer no interior do monitor ou da objetiva quando ocorrem mudanças súbitas de temperatura ou com humidade elevada, como acontece nas condições ambientais abaixo descritas. Não se trata de uma avaria nem de um defeito da câmara.
- A câmara é mergulhada de repente em água fria depois de ter estado num local quente em terra.
- A câmara é levada para um local quente, como o interior de um edifício, depois de ter estado ao frio no exterior.
- A tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória é aberta ou fechada num ambiente muito húmido.
Reduzir a condensação
- Abra a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória, coloque a câmara e uma saqueta de absorção de humidade disponível no mercado num invólucro como, por exemplo, um saco de plástico, e feche o invólucro.
É menos provável que ocorra condensação reduzindo a humidade no interior da câmara. - Antes de utilizar a câmara debaixo de água, evite armazená-la em locais onde possa ficar quente (tal como, sob luz solar direta).
Se mergulhar a câmara enquanto está quente, a mudança súbita de temperatura pode causar condensação.
Limpar o embaciamento
- Desligue a câmara e abra a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória num local com temperatura ambiente estável (evite locais com temperatura e humidade elevadas, areia ou poeira).
Para limpar o embaciamento, retire a bateria e o cartão de memória, e deixe a tampa do compartimento da bateria/da ranhura do cartão de memória aberta para permitir à câmara adaptar-se à temperatura ambiente.
Inspeção e reparação
- Se a câmara for exposta a choques, é aconselhável consultar o seu revendedor ou o representante de assistência autorizado da Nikon para verificar o desempenho da resistência à água (serviço não gratuito).
- Se o vedante à prova de água começar a degradar-se, consulte o seu revendedor ou o representante de assistência autorizado da Nikon. O desempenho à prova de água do vedante à prova de água pode começar a degradar-se ao fim de um ano.
- Se entrar água na câmara, pare imediatamente de a utilizar e leve-a ao representante de assistência autorizado da Nikon.