As unidades de flash remotas podem ser controladas por meio de sinais ópticos de uma unidade de flash opcional montada na sapata de acessórios da câmera e funcionando como um flash mestre (AWL óptico). Para obter informações sobre unidades de flash compatíveis, consulte “O Sistema de Iluminação Criativa da Nikon” ( 0 O Sistema de Iluminação Criativa da Nikon ). Se a unidade de flash em questão for um SB-500, as configurações podem ser ajustadas na câmera (veja abaixo); caso contrário, as configurações devem ser ajustadas usando os controles da unidade de flash conforme descrito na documentação fornecida com a unidade. Para obter informações sobre o posicionamento do flash e outros tópicos, consulte a documentação fornecida com as unidades de flash. A unidade de flash incorporada não pode ser utilizada como flash principal.

Usando o SB-500

Quando uma unidade de flash SB-500 opcional é montada na sapata de acessórios da câmera, as opções de flash sem fio aparecerão em Controle de flash no menu de disparo de fotos. Selecionar AWL óptico no menu de opções de flash sem fio permite a fotografia com flash de grupo.

  1. C : Selecione as opções de flash de grupo .

    Realce Opções de flash de grupo na tela de controle de flash e pressione 2 .

  2. C : Ajuste as configurações do flash mestre.

    Escolha o modo de controle do flash e o nível do flash para o flash principal e as unidades de flash em cada grupo:

    • TTL : controle de flash i-TTL
    • q A : Abertura automática (disponível apenas com unidades de flash compatíveis)
    • M : Escolha o nível de flash manualmente
    • – – (desligado) : As unidades não disparam e o nível do flash não pode ser ajustado

    Defina o flash mestre para o canal 3.

  3. f : Defina as unidades de flash remotas para o canal 3.

  4. f : Agrupe as unidades de flash remotas.

    Escolha um grupo (A ou B) para cada unidade de flash remota. Embora não haja limite no número de unidades de flash remotas que podem ser usadas, o máximo prático é três por grupo. Com mais do que este número, a luz emitida pelas unidades de flash remotas interferirá no desempenho.

  5. C / f : Compõe a cena.

    Componha a foto e organize as unidades de flash. Consulte a documentação fornecida com as unidades de flash para obter mais informações. Depois de organizar as unidades, pressione o botão de teste no flash principal para testar o flash e confirmar se as unidades estão funcionando normalmente.

  6. C / f : Tira a fotografia.

    Tire a fotografia depois de confirmar que as luzes de flash pronto para todas as unidades de flash estão acesas.

Nota: Fotografia com Flash Remoto

Posicione as janelas do sensor nas unidades de flash remotas para captar a luz do flash principal (é necessário um cuidado especial se a câmera não estiver montada em um tripé). Certifique-se de que a luz direta ou reflexos fortes das unidades de flash remotas não entram na lente da câmera (no modo TTL) ou nas fotocélulas nas unidades de flash remotas (modo q A ), pois isso pode interferir na exposição. Para evitar que flashes temporizados de baixa intensidade emitidos pelo flash mestre apareçam em fotografias tiradas a curta distância, escolha sensibilidades ISO baixas ou aberturas pequenas (números f altos). Depois de posicionar as unidades de flash remotas, tire uma foto de teste e veja os resultados no visor da câmera.