Para usar a focagem automática, rode o seletor do modo de focagem para AF.

Seletor do modo de focagem

A câmara foca utilizando 153 pontos de focagem, dos quais os 55 indicados por r na ilustração podem ser selecionados pelo utilizador (0 Seleção do Ponto de Focagem).

Pontos de focagem selecionáveis pelo utilizador

Sensores Cruzados

A disponibilidade de pontos de focagem de sensor cruzado varia com a objetiva usada.

Objetiva Sensores cruzados (pontos de focagem de sensor cruzado marcados a cinzento 2)
Objetivas AF-S e AF-P que não as listadas abaixo com aberturas máximas de f/4 ou mais rápidas 1

99 sensores cruzados

  • AF-S DX Zoom-Nikkor 12–24 mm f/4G IF-ED
  • AF-S Micro NIKKOR 60 mm f/2.8G ED
  • AF-S NIKKOR 600 mm f/4G ED VR
  • AF-S NIKKOR 600 mm f/4E FL ED VR
  • AF-S Nikkor 600 mm f/4D IF-ED II
  • AF-S Nikkor 600 mm f/4D IF-ED

63 sensores cruzados

  • AF-S NIKKOR 200–400 mm f/4G ED VR II
  • AF-S VR Zoom-Nikkor 200–400 mm f/4G IF-ED
  • AF-S NIKKOR 500mm f/4G ED VR
  • AF-S Nikkor 500mm f/4D IF-ED II
  • AF-S Nikkor 500mm f/4D IF-ED
  • Objetivas AF-S e AF-P com aberturas máximas mais lentas que f/4 1
  • Objetivas não AF-S, não AF-P

45 sensores cruzados

Com o zoom no máximo, no caso das objetivas com zoom.

Outros pontos de focagem utilizam sensores de linha, que detetam linhas horizontais.

Teleconversores AF-S/AF-I e Pontos de Focagem Disponíveis

Quando está montado um teleconversor AF-S ou AF-I, os pontos de focagem mostrados nas ilustrações podem ser utilizados para a focagem automática e telemetria eletrónica (note que a aberturas combinadas máximas menores que f/5.6, a câmara pode não ser capaz de focar motivos escuros ou com pouco contraste).

Teleconversor Abertura máx. da objetiva 1 Pontos de focagem disponíveis (pontos de focagem de sensor cruzado marcados a cinzento 2)

TC-14E, TC-14E II, TC-14E III

TC-17E II

TC-20E, TC-20E II, TC-20E III

f/2

153 pontos de focagem (55 selecionáveis) com 99 sensores cruzados

TC-14E, TC-14E II, TC-14E III f/2,8

TC-17E II

TC-20E, TC-20E II, TC-20E III

f/2,8

153 pontos de focagem (55 selecionáveis) com 45 sensores cruzados

TC-14E, TC-14E II, TC-14E III f/4
TC-17E II f/4

37 pontos de focagem (17 selecionáveis) com 25 sensores cruzados

TC-800-1.25E ED f/5,6
TC-20E, TC-20E II, TC-20E III f/4

15 pontos de focagem (9 selecionáveis) com 5 sensores cruzados

TC-14E, TC-14E II, TC-14E III f/5,6

Com o zoom no máximo, no caso das objetivas com zoom.

Outros pontos de focagem utilizam sensores de linha, que detetam linhas horizontais, mas note que se existirem apenas 5 sensores cruzados, apenas os indicados por ■ detetam linhas verticais.

A focagem automática não está disponível quando são usados teleconversores com objetivas AF-S VR Micro-Nikkor 105 mm f/2.8G IF-ED.

Modo de Focagem Automática

Escolha entre os seguintes modos de focagem automática:

O modo de focagem automática pode ser selecionado premindo o botão de modo AF e rodando o disco de controlo principal até que a definição pretendida seja apresentada no visor e no painel de controlo.

Botão de modo AF

Disco de controlo principal

Painel de controlo

Visor

O Botão AF-ON

Com o objetivo de focar a câmara, premir o botão AF-ON tem o mesmo efeito que premir ligeiramente o botão de disparo do obturador.

Botão AF-ON

Seguimento da Focagem Previsível

No modo AF-C, a câmara inicia o seguimento da focagem previsível se o motivo se aproximar ou afastar da câmara enquanto é ligeiramente premido o botão de disparo do obturador ou o botão AF-ON. Isto permite à câmara seguir a focagem ao tentar prever onde o motivo estará quando o obturador for disparado.

Consulte Também

Para obter informações sobre:

  • Usar a prioridade à focagem no AF de servo contínuo, consulte A > Definição Personalizada a1 (Seleção da prioridade AF-C, 0 Seleção da prioridade AF-C).
  • Usar a prioridade ao disparo no AF de servo simples, consulte A > Definição Personalizada a2 (Seleção da prioridade AF-S, 0 Seleção da prioridade AF-S).
  • Prevenir que a câmara foque quando o botão de disparo do obturador seja ligeiramente premido, consulte A > Definição Personalizada a8 (Ativação de AF, 0 Ativação de AF).
  • Limitar a seleção do modo de focagem para AF-S ou AF-C, consulte A > Definição Personalizada a10 (Restrições ao modo de foc. auto., 0 Restrições ao modo de foc. auto.).
  • Utilizar o disco de controlo secundário para escolher o modo de focagem, consulte A > Definição Personalizada f4 (Personal. discos de controlo) > Trocar principal/secundário (0 Personal. discos de controlo).
  • As opções de focagem automática disponíveis na visualização em direto ou durante a gravação de filmagens, consulte "Focagem Automática" (0 Focagem automática).

Modo de Área de AF

Escolha como é selecionado o ponto de focagem para a focagem automática.

  • AF de ponto simples: Selecione o ponto de focagem; a câmara focará o motivo apenas no ponto de focagem selecionado. Utilize com motivos parados.
  • AF de área dinâmica: Selecione o ponto de focagem. No modo de focagem AF-C, a câmara foca baseando-se nas informações dos pontos de focagem vizinhos se o motivo sair momentaneamente do ponto selecionado. O número de pontos de focagem varia com o modo selecionado:

    • AF de área dinâmica com 9 ou 25 pontos: Escolha quando existe tempo para compor a fotografia ou ao fotografar motivos em movimento previsível (por ex., corredores ou carros de corrida numa pista).
    • AF de área dinâmica com 72 pontos: Escolha para fotografar motivos que se movam imprevisivelmente (por ex., jogadores num jogo de futebol).
    • AF de área dinâmica com 153 pontos: Escolha para fotografar motivos que se estão a mover rapidamente e não podem ser enquadrados facilmente no visor (por ex., pássaros).
  • Seguimento 3D: Selecione o ponto de focagem. No modo de focagem AF-C, a câmara irá seguir os motivos que tenham saído do ponto de focagem selecionado e selecionará um novo ponto de focagem conforme necessário. Utilize para compor fotografias rapidamente com motivos que se movem erraticamente de um lado para o outro (por ex., jogadores de ténis). Se o motivo sair do visor, retire o dedo do botão de disparo do obturador e recomponha a fotografia com o motivo no ponto de focagem selecionado.

  • AF de área de grupo: A câmara foca utilizando um grupo de pontos de focagem selecionados pelo utilizador, reduzindo o risco de a câmara focar no fundo em vez de no motivo principal. Escolha para motivos que sejam difíceis de fotografar utilizando um único ponto de focagem. Se forem detetados rostos no modo de focagem AF-S, a câmara dá prioridade aos motivos de retrato.

AF de área automática: A câmara deteta automaticamente o motivo e seleciona o ponto de focagem; se for detetado um rosto, a câmara dá prioridade ao motivo de retrato. Os pontos de focagem ativos são marcados rapidamente depois de a câmara focar; no modo AF-C, o ponto de focagem principal é exibido depois de os outros pontos de focagem se terem desligado.

O modo de área de AF pode ser selecionado premindo o botão de modo AF e rodando o disco de controlo secundário até que a definição pretendida seja apresentada no visor e no painel de controlo.

Botão de modo AF

Disco de controlo secundário

Painel de controlo

Visor

Seguimento 3D

Quando o botão de disparo do obturador é ligeiramente premido, as cores na área ao redor do ponto de focagem são armazenadas na câmara. Consequentemente, o seguimento 3D pode não produzir os resultados desejados com motivos que sejam semelhantes em cor ao fundo ou que ocupem uma área muito pequena do enquadramento.

Modo de Área de AF

O modo de área de AF é mostrado no painel de controlo e no visor.

Modo de área de AF Painel de controlo Visor Exibição do ponto de focagem no visor
AF de ponto simples
AF de área dinâmica com 9 pontos *
AF de área dinâmica com 25 pontos *
AF de área dinâmica com 72 pontos *
AF de área dinâmica com 153 pontos *
Seguimento 3D
AF de área de grupo
AF de área automática

Apenas o ponto de focagem ativo é exibido no visor. Os pontos de focagem restantes fornecem informações para auxiliar a operação de focagem.

Teleconversores AF-S/AF-I

Se seguimento 3D ou AF de área automática estiver selecionado para o modo de área de AF quando é utilizado um teleconversor AF-S/AF-I, será automaticamente selecionado AF de ponto simples a aberturas combinadas mais lentas que f/5.6.

Consulte Também

Para obter informações sobre:

  • Como a focagem automática se ajusta a alterações na distância ao motivo, consulte A > Definição Personalizada a3 (Seguim. focagem com bloq. ativo, 0 Seguim. focagem com bloq. ativo).
  • Escolher se a câmara deteta e foca rostos quando o seguimento 3D está selecionado para o modo de área de AF, consulte A > Definição Personalizada a4 (Deteção rostos de seguim. 3D, 0 Deteção rostos de seguim. 3D).
  • Escolher a área monitorizada premindo ligeiramente o botão de disparo do obturador quando o seguimento 3D é selecionado para o modo de área de AF, consulte A > Definição Personalizada a5 (Área de observ. de seguim. 3D, 0 Área de observ. de seguim. 3D).
  • Escolher pontos de focagem diferentes e/ou modos de área AF para as fotografias em orientação de retrato e paisagem, consulte A > Definição Personalizada a7 (Armazenar por orientação, 0 Armazenar por orientação).
  • Limitar a seleção do modo de área de AF, consulte A > Definição Personalizada a9 (Limit. seleção modo área de AF, 0 Limit. seleção modo área de AF).
  • Escolher como o ponto de focagem é exibido, consulte A > Definição Personalizada a12 (Opções do ponto de focagem, 0 Opções do ponto de focagem).
  • Utilizar o disco de controlo principal para escolher o modo de área de AF, consulte A > Definição Personalizada f4 (Personal. discos de controlo) > Trocar principal/secundário (0 Personal. discos de controlo).
  • As opções de focagem automática disponíveis na visualização em direto ou durante a gravação de filmagens, consulte "Escolher um Modo de Área de AF" (0 Escolher um Modo de Área de AF).

Seleção do Ponto de Focagem

A câmara foca utilizando 153 pontos de focagem, dos quais os 55 mostrados na ilustração podem ser selecionados manualmente, permitindo compor fotografias com o motivo principal posicionado praticamente em qualquer lugar no enquadramento. Siga os passos abaixo para escolher o ponto de focagem (na AF de área de grupo, pode seguir estes passos para escolher um grupo de pontos de focagem).

  1. Rodar o bloqueio do seletor de focagem para I.

    Isto permite que o multisseletor seja usado para selecionar o ponto de focagem.

    Bloqueio do seletor de focagem

  2. Selecionar o ponto de focagem.

    Use o multisseletor para selecionar o ponto de focagem no visor enquanto os exposímetros estão ativados.

    O ponto de focagem central pode ser selecionado premindo o centro do multisseletor.

    O bloqueio do seletor de focagem pode ser rodado para a posição (L) bloqueada seguindo a seleção para impedir que o ponto de focagem selecionado mude quando o multisseletor for premido.

O Seletor Secundário

O seletor secundário pode ser utilizado em vez do multisseletor para selecionar o ponto de focagem. A focagem e a exposição bloqueiam enquanto o centro do seletor secundário for premido (0 Bloqueio de Focagem, Bloqueio da Exposição Automática (AE)). Utilize o seletor secundário como mostrado; premir as laterais pode não ter o efeito pretendido. Tenha cuidado para não colocar os seus dedos ou unhas no olho quando utilizar o seletor secundário.

Seletor secundário

AF de área automática

O ponto de focagem para a AF de área automática é selecionado automaticamente; a seleção manual do ponto de focagem não está disponível.

Consulte Também

Para obter informações sobre:

  • Escolher o número de pontos de focagem que pode ser selecionado utilizando o multisseletor, consulte A > Definição Personalizada a6 (Número pontos de focagem, 0 Número pontos de focagem).
  • Escolher pontos de focagem separados e/ou modos de área AF para as orientações vertical e horizontal, consulte A > Definição Personalizada a7 (Armazenar por orientação, 0 Armazenar por orientação).
  • Definir a seleção do ponto de focagem para "moldagem", consulte A > Definição Personalizada a11 (Moldagem ponto focagem, 0 Moldagem ponto focagem).
  • Escolher quando o ponto de focagem é iluminado, consulte A > Definição Personalizada a12 (Opções do ponto de focagem, 0 Opções do ponto de focagem).
  • Alterar a função desempenhada pelo seletor secundário, consulte A > Definição Personalizada f1 (Atrib. de controlo personaliz.) > Seletor secundário (0 Atrib. de controlo personaliz.) e Centro do seletor secundário (0 Atrib. de controlo personaliz.).
  • Alterar a função do botão central do multisseletor, consulte A > Definição Personalizada f2 (Botão central multisseletor, 0 Botão central multisseletor).

Bloqueio de Focagem

O bloqueio de focagem pode ser utilizado para alterar o enquadramento depois de focar, possibilitando focar um motivo fora do ponto de focagem no enquadramento final. Se a câmara for incapaz de focar utilizando a focagem automática (0 Obter Bons Resultados com a Focagem Automática), o bloqueio de focagem também pode ser utilizado para recompor a fotografia depois de focar outro motivo à mesma distância que o motivo original. O bloqueio de focagem é mais eficaz quando uma opção diferente de AF de área automática é selecionada para o modo de área de AF (0 Modo de Área de AF).

  1. Focar.

    Posicione o motivo no ponto de focagem selecionado e prima ligeiramente o botão de disparo do obturador para iniciar a focagem. Verifique se o indicador de focagem (I) aparece no visor.

  2. Bloquear a focagem.

    Modo de focagem AF-C (0 Modo de Focagem Automática): Com o botão de disparo do obturador ligeiramente premido (), prima o centro do seletor secundário () para bloquear tanto a focagem como a exposição (é apresentado um ícone AE-L no visor). A focagem permanecerá bloqueada enquanto o centro do seletor secundário for premido, mesmo que mais tarde retire o seu dedo do botão de disparo do obturador.

    Botão de disparo do obturador

    Seletor secundário

    Modo de focagem AF-S: A focagem bloqueia automaticamente quando o indicador de focagem (I) aparece e permanece bloqueada até retirar o dedo do botão de disparo do obturador. A focagem também pode ser bloqueada premindo o centro do seletor secundário (veja acima).

  3. Recompor a fotografia e disparar.

    A focagem permanecerá bloqueada entre os disparos se mantiver ligeiramente premido o botão de disparo do obturador (AF-S) ou o centro do seletor secundário, permitindo que diversas fotografias sejam tiradas sucessivamente com a mesma definição de focagem.

Não altere a distância entre a câmara e o motivo enquanto o bloqueio de focagem estiver em vigor. Se o motivo se mover, volte a focar para a nova distância.

Bloquear a Focagem com o Botão AF-ON

Durante a fotografia de visor, a focagem pode ser bloqueada usando o botão AF-ON em lugar do botão de disparo do obturador (0 O Botão AF-ON). Se Só AF-ON estiver selecionado para a Definição Personalizada a8 (Ativação de AF, 0 Ativação de AF), a câmara não foca quando o botão de disparo do obturador é ligeiramente premido; em vez disso, a câmara foca quando o botão AF-ON é premido, momento no qual a focagem bloqueia até que o botão AF-ON seja premido de novo.

Consulte Também

Para informações sobre como utilizar o botão de disparo do obturador para bloquear a exposição, consulte A > Definição Personalizada c1 (Botão disp. obturador AE-L, 0 Botão disp. obturador AE-L).

Obter Bons Resultados com a Focagem Automática

A focagem automática não funciona bem nas condições listadas abaixo. O disparo do obturador pode ser desativado se a câmara não conseguir focar sob estas condições ou o indicador de focagem (I) pode ser exibido e a câmara pode emitir um sinal sonoro, permitindo que o obturador seja disparado mesmo quando o motivo não está focado. Nestes casos, utilize a focagem manual (0 Focagem Manual) ou o bloqueio de focagem (0 Bloqueio de Focagem) para focar outro motivo à mesma distância e, depois, recomponha a fotografia.

Há pouco ou nenhum contraste entre o motivo e o fundo.

Exemplo: O motivo tem a mesma cor que o fundo.

O ponto de focagem contém objetos a diferentes distâncias da câmara.

Exemplo: O motivo está dentro de uma jaula.

O motivo é dominado por padrões geométricos regulares.

Exemplo: Venezianas ou uma fila de janelas num arranha-céus.

O ponto de focagem contém áreas de luminosidade nitidamente contrastantes.

Exemplo: Metade do motivo está à sombra.

Os objetos no fundo aparecem maiores que o motivo.

Exemplo: Um edifício está no enquadramento atrás do motivo.

O motivo contém muitos detalhes pequenos.

Exemplo: Um campo de flores ou outros motivos que sejam pequenos ou tenham pouca variação de luminosidade.