Siga os passos abaixo para montar uma unidade de flash opcional na câmara e tire fotografias utilizando o flash.

Consulte Também

Para obter informações sobre a utilização de várias unidades de flash remotas, consulte "Unidades de Flash Opcionais" (0 Unidades de Flash Opcionais).

  1. Montar a unidade na sapata de acessórios.

    Consulte o manual fornecido com a unidade para obter mais informações.

  2. Ligar a câmara e a unidade de flash.

    O flash inicia o carregamento; o indicador de flash preparado (c) será apresentado no visor quando o carregamento estiver completo.

  3. Ajustar as definições de flash.

    Escolha o modo de flash (0 Modos de Flash) e o modo de controlo do flash (0 Fotografia com Flash na Câmara).

  4. Ajustar a velocidade do obturador e a abertura.

  5. Tirar fotografias.

Unidades de Flash de Outros Fornecedores

A câmara não pode ser utilizada com unidades de flash que possam aplicar tensões superiores a 250 V aos contactos X da câmara ou que criem curtos-circuitos nos contactos da sapata de acessórios. A utilização de tais unidades de flash pode não só interferir com o funcionamento normal da câmara, como também danificar os circuitos de sincronização do flash da câmara e/ou do flash.

Velocidade do Obturador

A velocidade do obturador pode ser definida como se segue quando uma unidade de flash opcional é utilizada:

Modo Velocidade do obturador
P, A Definido automaticamente pela câmara (1/250 seg.–1/60 seg.) *
S Valor selecionado pelo utilizador (1/250 seg.–30 seg.)
M Valor selecionado pelo utilizador (1/250 seg.–30 seg., Exposição B (A), Tempo (%))

A velocidade do obturador pode ser definida tão lenta como 30 seg. se sincronização lenta, sincronização lenta de cortina traseira ou sincronização lenta com redução do efeito de olhos vermelhos estiver selecionada para modo de flash.

O Terminal de Sincronização

Pode ligar-se um cabo de sincronização ao respetivo terminal conforme necessário. Não ligue outra unidade de flash através de um cabo de sincronização quando realizar fotografia de flash de sincronização de cortina traseira com uma unidade de flash montada na sapata de acessórios da câmara.

Controlo de Flash i-TTL

Quando uma unidade de flash compatível com CLS está definida para TTL, a câmara seleciona automaticamente um dos seguintes tipos de controlo de flash:

  • Flash de enchimento equilibrado i-TTL para SLR digital: A unidade de flash emite uma série de pré-flashes quase invisíveis (pré-flashes monitores) imediatamente antes do flash principal. Os pré-flashes refletidos dos objetos em todas as áreas do enquadramento são captados pelo sensor RGB com aproximadamente 180K (180 000) píxeis e analisados em combinação com as informações da faixa do sistema de medição matricial para ajustar a saída do flash para o equilíbrio natural entre o motivo principal e a luz de fundo do ambiente. Se uma objetiva do tipo G, E ou D for utilizada, as informações da distância serão incluídas ao calcular a saída do flash. A precisão do cálculo pode ser aumentada para as objetivas sem CPU fornecendo os dados da objetiva (distância focal e abertura máxima; 0 Objetivas Sem CPU). Não disponível quando a medição localizada é usada.
  • Flash de enchimento i-TTL padrão para SLR digital: Saída do flash ajustada para trazer a iluminação no enquadramento para um nível padrão; a luminosidade do fundo não é considerada. Recomendado para fotografias nas quais o motivo principal se destaca em detrimento dos detalhes do fundo ou quando é utilizada a compensação de exposição. O flash de enchimento i-TTL padrão para SLR digital é ativado automaticamente quando a medição localizada é selecionada.