Tipos de Objetiva

Ao usar uma objetiva com CPU equipada com um anel de abertura (0 Reconhecer Objetivas com CPU e do Tipo G, E e D), bloqueie o anel de abertura na abertura mínima (número f mais alto). As objetivas tipo G e E não estão equipadas com um anel de abertura.

Apenas podem ser utilizadas objetivas sem CPU no modo M (manual), enquanto que a abertura pode apenas ser ajustada utilizando o anel de abertura da objetiva. Selecionar quaisquer outros modos desativa o disparo do obturador. Para obter mais informações, consulte "Objetivas Compatíveis" (0 Objetivas Compatíveis).

P: Programação Automática

Neste modo, a câmara ajusta automaticamente a velocidade do obturador e a abertura de acordo com um programa incorporado para garantir a exposição ideal na maioria das situações.

Programa Flexível

No modo P, podem ser selecionadas diferentes combinações de velocidade do obturador e abertura rodando o disco de controlo principal enquanto os exposímetros estão ligados ("programa flexível"). Rode o disco para a direita para as aberturas grandes (números f baixos) que desfocam os detalhes do fundo ou para as velocidades rápidas do obturador que "congelam" o movimento. Rode o disco para a esquerda para as aberturas pequenas (números f altos) que aumentam a profundidade de campo ou para as velocidades lentas do obturador que desfocam o movimento. Todas as combinações produzem a mesma exposição. Enquanto o programa flexível está em vigor, é exibido um indicador de programa flexível (O ou E). Para restaurar as definições padrão da velocidade do obturador e da abertura, rode o disco de controlo principal até que o indicador deixe de ser apresentado, escolha outro modo ou desligue a câmara.

Disco de controlo principal

Visor

Monitor

Consulte Também

Para obter informações sobre a ativação dos exposímetros, consulte "Temporizador de Espera (Fotografia Através do Visor)" (0 O Temporizador de Espera (Fotografia Através do Visor)).

S: Automático com Prioridade ao Obturador

No modo automático com prioridade ao obturador, é possível escolher a velocidade do obturador enquanto a câmara seleciona automaticamente a abertura que produzirá a exposição ideal.

Para escolher uma velocidade do obturador, rode o disco de controlo principal enquanto os exposímetros estão ligados. A velocidade do obturador pode ser definida para "v" ou para valores entre 30 seg. e 1/8000 seg.

Disco de controlo principal

Painel de controlo

Monitor

Consulte Também

Para obter informações sobre o que fazer se aparecer um indicador "A" ("Exposição B") ou "%" ("Tempo") a piscar nos ecrãs da velocidade do obturador, consulte "Mensagens de erro" (0 Mensagens de Erro).

A: Automático com Prioridade à Abertura

No modo automático com prioridade à abertura, o utilizador escolhe a abertura enquanto que a câmara seleciona automaticamente a velocidade do obturador que produzirá a exposição ideal.

Enquanto os exposímetros estão ligados, rode o disco de controlo secundário para escolher uma abertura entre os valores mínimo e máximo para a objetiva.

Disco de controlo secundário

Painel de controlo

Monitor

Sinais Sonoros Durante a Visualização em Direto

Pode ouvir-se um sinal sonoro se ajustar a abertura, utilizar o seletor da visualização em direto ou rodar o disco de modos durante a visualização em direto. Isto não indica um erro ou avaria.

M: Manual

No modo de exposição manual, é possível controlar tanto a velocidade do obturador como a abertura. Enquanto os exposímetros estiverem ligados, rode o disco de controlo principal para escolher uma velocidade do obturador e o disco de controlo secundário para definir a abertura. A velocidade do obturador pode ser definida para "v" ou para valores entre 30 seg. e 1/8000 seg., ou o obturador pode ser mantido aberto indefinidamente para uma exposição de longa duração (A ou %, 0 Exposições de Longa Duração (Apenas Modo M)). A abertura pode ser definida para valores entre o mínimo e o máximo para a objetiva. Utilize os indicadores de exposição para verificar a exposição.

Abertura:

Disco de controlo secundário

Velocidade do obturador:

Disco de controlo principal

Objetivas AF NIKKOR Micro

Contanto que uma medição de exposição externa seja usada, a taxa de exposição precisará apenas ser levada em conta quando o anel de abertura da objetiva for utilizado para definir a abertura.

Os Indicadores de Exposição

Se uma velocidade do obturador diferente de "exposição B" ou "tempo" for selecionada, os indicadores de exposição mostram se a fotografia ficará sub ou sobre-exposta com as definições atuais. Dependendo da opção escolhida para a Definição Personalizada b2 (Passos EV p/ controlo expos., 0 Passos EV p/ controlo expos.), a quantidade de sub ou sobre-exposição é mostrada em incrementos de 1/3 EV ou 1/2 EV. Se os limites do sistema de medição da exposição forem excedidos, os ecrãs piscam.

  Definição Personalizada b2 definida para 1/3 passo
Exposição ideal Sub-exposta em 1/3 EV Sobre-exposta em mais de 2 EV
Painel de controlo
Visor (fotografia através do visor)
Monitor (visualização em direto)

Sinais Sonoros Durante a Visualização em Direto

Pode ouvir-se um sinal sonoro se ajustar a abertura, utilizar o seletor da visualização em direto ou rodar o disco de modos durante a visualização em direto. Isto não indica um erro ou avaria.

Pré-visualização da Exposição

Nos modos P, S, A e M, é possível utilizar a visualização em direto para pré-visualizar como as alterações à velocidade do obturador, abertura e sensibilidade ISO afetam a exposição: pressione o botão i e selecione Ligada para Pré-visualização da exposição (note que, apesar de a compensação de exposição poder ser definida para valores entre –5 e +5 EV, apenas valores entre –3 e +3 podem ser pré-visualizados no monitor). Pré-visualização da exposição não está disponível a velocidades do obturador de A (exposição B) e % (tempo), enquanto a pré-visualização pode não representar com precisão o resultado final durante o bracketing, a uma velocidade do obturador de v quando a pré-visualização da exposição é utilizada com o D-Lighting ativo (0 D-Lighting Ativo) ou HDR (gama dinâmica elevada; 0 Gama Dinâmica Elevada (HDR)), quando A (auto) estiver selecionado para o parâmetro de Contraste do Picture Control (0 Definições de Picture Control), ou quando é usado o flash incorporado ou está montada uma unidade de flash opcional. Se o motivo for muito brilhante ou muito escuro, a exposição pode não ser refletida corretamente na exibição e o indicador de exposição pisca.

Consulte Também

Para informação sobre como inverter os indicadores de exposição para que os valores negativos sejam apresentados à direita e os valores positivos à esquerda, consulte A > Definição Personalizada f5 (Inverter indicadores, 0 Inverter indicadores).

Exposições de Longa Duração (Apenas Modo M)

Selecione as seguintes velocidades do obturador para as exposições de longa duração de luzes em movimento, estrelas, cenas noturnas ou fogos de artifício.

  • Exposição B (A): O obturador permanece aberto enquanto o botão de disparo do obturador for pressionado. Para evitar o efeito tremido, utilize um tripé ou um controlador remoto sem fios (0 Outros Acessórios) ou cabo de disparo remoto (0 Outros Acessórios) opcional.
  • Tempo (%): Inicie a exposição utilizando o botão de disparo do obturador na câmara ou num controlo remoto, cabo de disparo remoto ou controlador remoto sem fios opcionais. O obturador permanece aberto até o botão ser premido uma segunda vez.

Velocidade do obturador: A (exposição de 35 segundos)
Abertura: f/25

Antes de continuar, monte a câmara num tripé ou coloque-a numa superfície plana e estável. Para evitar que a luz que entra pelo visor apareça na fotografia ou interfira na exposição, retire a ocular de borracha e cubra o visor com a tampa da ocular fornecida (0 Tapar o Visor). A Nikon recomenda a utilização de uma bateria completamente carregada ou um adaptador CA e conector de alimentação para evitar a perda da alimentação enquanto o obturador está aberto. Note que pode estar presente ruído (pontos brilhantes, píxeis brilhantes aleatórios ou nevoeiro) nas fotografias de exposição longa. Pontos brilhantes e nevoeiros podem ser reduzidos escolhendo Ligada para Redução do ruído expos. longa no menu de disparo de fotografia (0 Redução do ruído expos. longa).

Exposição B

  1. Rodar o disco de modos para M.

    Disco de modos

  2. Escolher a velocidade do obturador.

    Enquanto os exposímetros estão ligados, rode o disco de controlo principal para escolher uma velocidade do obturador de "Exposição B" (A).

    Disco de controlo principal

    Painel de controlo

    Monitor

  3. Tirar a fotografia.

    Após focar, prima completamente o botão de disparo do obturador da câmara ou do controlo remoto sem fios ou cabo de disparo remoto opcionais. Retire o dedo do botão de disparo do obturador quando a exposição estiver completa.

Tempo

  1. Rodar o disco de modos para M.

    Disco de modos

  2. Escolher a velocidade do obturador.

    Enquanto os exposímetros estão ligados, rode o disco de controlo principal para a esquerda para escolher uma velocidade do obturador de "Tempo" (%).

    Disco de controlo principal

    Painel de controlo

    Monitor

  3. Abrir o obturador.

    Após focar, prima completamente o botão de disparo do obturador da câmara, do controlo remoto, cabo de disparo remoto ou controlador remoto sem fios opcionais.

  4. Fechar o obturador.

    Repita a operação realizada no Passo 3.

Controlos Remotos ML-L3

Se pretender utilizar um controlo remoto ML-L3, selecione um modo de controlo remoto (Atraso remoto, Remoto de resposta rápida ou Espelho elevado remoto) utilizando a opção Modo de controlo remoto (ML-L3) no menu de disparo de fotografia (0 Utilizar um Controlo Remoto ML-L3 Opcional). Note que, se estiver a utilizar um controlo remoto ML-L3, as fotografias serão tiradas no modo "Tempo" mesmo quando "Exposição B"/A está selecionado para a velocidade do obturador. A exposição inicia quando o botão de disparo do obturador no controlo remoto está premido e termina após 30 minutos ou quando o botão é novamente premido.