As unidades de flash remotas podem ser controladas através de sinais óticos (AWL ótico) através do flash incorporado ou uma unidade de flash opcional montada na sapata de acessórios da câmara.

Flash Incorporado/SB-500

Utilize o flash incorporado ou um SB-500 opcional como flash principal a controlar as unidades de flash remotas.

  1. C: Eleve o flash incorporado.

    Prima o botão M (Y) para levantar o flash incorporado. Se estiver a utilizar um SB-500 como flash principal, monte-o na câmara da sapata de acessórios.

  2. C: Ativar o AWL ótico.

    No menu de disparo de fotografia, selecione AWL ótico para Controlo de flash > Opções de flash sem fios.

  3. C: Selecione Opções de flash de grupo.

    Selecione Controlo de flash no menu de disparo de fotografia, depois marque Opções de flash de grupo e prima 2.

  4. C: Escolha o modo de controlo de flash.

    Escolha o modo de controlo do flash e o nível de flash para o flash principal e as unidades de flash de cada grupo:

    • TTL: Controlo de flash i-TTL.
    • qA: Abertura automática (disponível apenas com unidades de flash compatíveis; note que o flash incorporado e o SB-500 não são compatíveis com a abertura automática).
    • M: Escolha o nível de flash manualmente.
    • – – (desligado): As unidades não disparam e o nível de flash não pode ser ajustado.

    Escolha um canal para o flash principal. Se as unidades de flash remotas incluem um SB-500, deve escolher o canal 3, mas caso contrário, pode escolher qualquer canal entre 1 e 4.

  5. f: Defina o canal.

    Defina as unidades de flash remotas para o canal selecionadas no Passo 4.

  6. f: Agrupe as unidades de flash remotas.

    Escolha um grupo (A ou B) para cada unidade de flash remota. Apesar de não haver um limite para o número de unidades de flash remotas que podem ser utilizadas, o máximo prático é três por grupo. Com um número superior, a luz emitida pelas unidades de flash remotas interfere com o desempenho.

  7. C/f: Componha a fotografia.

    Componha a fotografia e disponha as unidades de flash. Consulte a documentação fornecida com a unidade de flash para obter mais informações. Após posicionar as unidades, prima o botão nas unidades de flash de teste para confirmar que todas as unidades de flash estão a funcionar.

  8. C/f: Tire fotografias.

    Confirme que as luzes de flash preparado para todas as unidades de flash estão acesas antes de cada disparo.

Outras Unidades de Flash

Para obter informações sobre como utilizar AWL ótico com outras unidades de flash, consulte o manual fornecido com a unidade de flash.

AWL ótico

Posicione o sensor nas unidades de flash remotas para receber a luz do flash principal (é necessário um cuidado especial se a câmara não estiver montada num tripé). Certifique-se de que luz direta ou reflexos fortes das unidades de flash remotas não entram na objetiva da câmara (no modo TTL) ou nas células fotoelétricas das unidades de flash remotas (modo qA), dado que isto pode interferir com a exposição. Para evitar que flashes de baixa intensidade emitidos pelo flash principal apareçam nas fotografias tiradas a curta distância, escolha sensibilidades ISO baixas ou aberturas pequenas (números f altos). Depois de posicionar as unidades de flash remotas, tire uma fotografia de teste e veja os resultados no monitor da câmara.

Compensação do Flash

O valor de compensação do flash selecionadas com o botão M (Y) e o disco de controlo secundário é adicionado aos valores de compensação do flash selecionadas no menu de opções de flash sem fios. Os ícones Y são apresentados no painel de controlo e no visor quando a o valor de compensação do flash que não ± 0 é selecionadas para as unidades de flash principal e remotas no modo TTL ou qA.