A focagem pode ser ajustada automaticamente, manualmente ou utilizando os controlos por toque. A forma como a câmara foca é regida pela sua escolha do modo de focagem e do modo de área de AF.

Escolher um Modo de Focagem

O modo de focagem controla como a câmara foca. O modo de focagem pode ser selecionado utilizando os itens de Modo de focagem no menu i e nos menus de disparo de fotografia e filmagem (0 Modo de Focagem, Modo de Focagem, Modo de Focagem).

Nas definições padrão, o modo de focagem também pode ser selecionado segurando o botão Fn2 e rodando o disco de controlo principal (0 Os Botões de Função (Fn1 e Fn2)).

Opção Descrição
AF-S AF simples Para motivos parados. Prima ligeiramente o botão de disparo do obturador para focar. Se a câmara conseguir focar, o ponto de focagem passa de vermelho para verde; a focagem bloqueia enquanto o botão de disparo do obturador for ligeiramente premido. Se a câmara não conseguir focar, o ponto de focagem piscará a vermelho. Nas definições padrão, o obturador apenas pode ser disparado se a câmara não for capaz de focar (prioridade à focagem).
AF-C AF contínuo Para motivos em movimento. A câmara foca continuamente enquanto o botão de disparo do obturador for ligeiramente premido; se o motivo se mover, a câmara prevê a distância final até ao motivo e ajusta a focagem conforme necessário. Nas definições padrão, o obturador pode ser disparado independentemente de o motivo estar focado (prioridade à obturação).
AF-F AF permanente A câmara ajusta a focagem continuamente em resposta ao movimento do motivo ou alterações no enquadramento. Quando o botão de disparo do obturador for ligeiramente premido, o ponto de focagem passa de vermelho para verde e a focagem irá bloquear. Esta opção está disponível apenas no modo de filmagem.
MF Focagem manual Foque manualmente (0 Focagem Manual). O obturador pode ser disparado quer o motivo esteja focado ou não.

Focagem automática

O ecrã pode ficar mais claro ou mais escuro enquanto a câmara foca e o ponto de focagem pode, por vezes, ser exibido a verde quando a câmara não consegue focar. A câmara pode ser incapaz de focar utilizando a focagem automática nas seguintes situações:

  • O motivo contém linhas paralelas à borda longa do enquadramento
  • O motivo tem pouco contraste
  • O motivo no ponto de focagem contém áreas de luminosidade muito contrastante, está iluminado por um projetor, por uma luz de néon ou outra fonte de luz que varia de luminosidade
  • Aparece cintilação ou faixas sob uma iluminação fluorescente, de vapor de mercúrio, de vapor de sódio ou semelhante
  • É utilizado um filtro em cruz (estrela) ou outro filtro especial
  • O motivo parece menor que o ponto de focagem
  • O motivo é dominado por padrões geométricos regulares (por ex., persianas ou uma fila de janelas num arranha-céus)

Desligar a Câmara

A posição de focagem pode alterar-se se desligar a câmara e a voltar a ligar após focar.

AF com Luminosidade Reduzida

Para melhor focagem com iluminação fraca, selecione AF-S e escolha Ligada para a Definição Personalizada a11 (AF com luminosidade reduzida).

Modo de área de AF

O ponto de focagem pode ser posicionado utilizando o seletor secundário (0 O Seletor Secundário) ou o multisseletor. O modo de área de AF controla como a câmara seleciona o ponto de focagem para a focagem automática. A predefinição é AF de ponto simples, mas podem ser selecionadas outras opções utilizando os itens Modo de área de AF no menu i e nos menus de disparo de fotografia e filmagem (0 Modo de Área de AF, Modo de Área de AF, Modo de Área de AF).

Nas definições padrão, o modo de área de AF também pode ser selecionado segurando o botão Fn2 e rodando o disco de controlo secundário (0 Os Botões de Função (Fn1 e Fn2)).

Opção Descrição
3 Ponto AF localizado Recomendado para fotografias que envolvam motivos estáticos, como edifícios, fotografia de produtos em estúdio ou aproximações. O ponto AF localizado é utilizado para localizar a focagem num local selecionado no enquadramento. Esta opção apenas está disponível quando está selecionado o modo de fotografia e AF simples está escolhido para Modo de focagem. A focagem pode ser mais lenta do que com AF de ponto simples.
d AF de ponto simples A câmara foca num ponto selecionado pelo utilizador. Utilize com motivos parados.
e AF de área dinâmica A câmara foca num ponto selecionado pelo utilizador. Se o motivo sair momentaneamente do ponto selecionado, a câmara foca com base em informações dos pontos de focagem vizinhos. Use para fotografias de atletas e outros motivos ativos que são difíceis de enquadrar utilizando AF de ponto simples. Esta opção apenas está disponível quando está selecionado o modo de fotografia e AF contínuo está escolhido para Modo de focagem.
f AF de área ampla (S) Como para AF de ponto simples, exceto que a câmara foca uma área mais ampla, sendo que as áreas de focagem para AF de área ampla (L) são maiores que as de AF de área ampla (S). Use para fotografias instantâneas ou fotografias de motivos em movimento que são difíceis de enquadrar utilizando AF de ponto simples ou no modo de filmagem para uma focagem suave durante fotografias panorâmicas ou inclinadas ou ao filmar motivos em movimento. Se a área de focagem selecionada tiver motivos a distâncias diferentes da câmara, a câmara atribuirá prioridade ao motivo mais próximo.
g AF de área ampla (L)
h AF de área automática A câmara deteta automaticamente o motivo e seleciona a área de focagem. Utilize em ocasiões em que não tem tempo de selecionar o ponto de focagem por si, para retratos ou para fotografias instantâneas e outras fotografias não planeadas. A câmara dá prioridade aos motivos de retrato; se for detetado um motivo de retrato, aparece uma moldura âmbar que indica o ponto de focagem em redor do rosto do motivo ou, se a câmara detetar os olhos do motivo, um ou outro dos olhos (AF de deteção de rosto/olhos; 0 AF de Deteção de Rosto/Olhos). Também pode configurar a câmara para detetar rostos e olhos de cães e gatos, selecionando Deteção de animais para a Definição Personalizada a4 (Det. rost./olh. c/ AF área autom.; para obter mais informações, consulte "AF de Deteção de Rostos/Olhos de Animais", 0 AF de Deteção de Rostos/Olhos de Animais). A deteção de rostos e olhos permite-lhe concentrar-se no enquadramento e na expressão do seu motivo ao fotografar motivos de retrato humano e animal ativos. O seguimento de motivo (0 Seguimento de Motivo) pode ser ativado pressionando o botão J ou premindo um botão ao qual foi atribuído AF de seguimento do motivo utilizando a Definição Personalizada f2 ou g2 (Atrib. de controlo personaliz.; 0 f2: Atrib. de Controlo Personaliz., g2: Atrib. de Controlo Personaliz.). AF de seguimento do motivo pode ser atribuído ao botão Fn1 e Fn2 da câmara ou objetiva.

s: O Ponto de Focagem Central

Em todos os modos de área de AF exceto AF de área automática, aparece um ponto no ponto de focagem quando este está no centro do enquadramento.

Focagem Rápida - Seleção de Ponto

Para uma seleção de ponto de focagem mais rápida, escolha Pontos alternados para a Definição Personalizada a5 (Pontos de focagem usados) para usar apenas um quarto dos pontos de focagem disponíveis (o número de pontos disponíveis para AF de área ampla (L) não muda). Se preferir utilizar o seletor secundário para a seleção de pontos de focagem, pode escolher Selec. ponto focagem central para a Definição Personalizada f2 (Atrib. de controlo personaliz.) > Centro do seletor secundário para permitir que o centro do seletor secundário seja utilizado para selecionar rapidamente o ponto de focagem.

AF de Deteção de Rosto/Olhos

Ao fotografar motivos de retrato com AF de área automática, utilize a Definição Personalizada a4 (Det. rost./olh. c/ AF área autom.) para escolher se a câmara deteta tanto rostos como olhos (AF de deteção de rostos/olhos) ou apenas rostos (AF de deteção de rostos). Se Deteção de rostos e olhos ativada estiver selecionado e for detetado um motivo de retrato, aparece uma moldura âmbar que indica o ponto de focagem em redor do rosto do motivo ou, se a câmara detetar os olhos do motivo, um ou outro dos olhos (AF de deteção de rostos/olhos). Os rostos detetados quando Deteção de rostos ativada estiver selecionado são indicados de forma semelhante por um ponto de focagem âmbar. Se AF-C estiver selecionado para modo de focagem, o ponto de focagem acender-se-á em cor âmbar quando são detetados rostos ou olhos, enquanto que, se estiver selecionado AF-S, o ponto de focagem fica verde quando a câmara foca.

Ponto de focagem

Se for detetado mais do que um motivo de retrato ou mais de um olho, os ícones e e f aparecem no ponto de focagem, e conseguirá posicionar o ponto de focagem sobre um rosto ou olho diferente premindo 4 ou 2. Se o motivo olhar para outro local após o seu rosto ser detetado, o ponto de focagem move-se para seguir o seu movimento.

Durante a reprodução, pode aproximar o zoom no rosto ou no olho utilizado para a focagem pressionando J.

AF de Deteção de Rosto/Olhos

A deteção de olhos não está disponível no modo de filmagem. A deteção de olhos e rosto pode não funcionar como esperado se:

  • o rosto do motivo ocupa uma proporção muito grande ou muito pequena do enquadramento,
  • o rosto do motivo está muito claro ou muito escuro,
  • o motivo está a usar óculos ou óculos escuros,
  • o rosto ou olhos do motivo estão tapados por cabelo ou outros objetos, ou
  • o motivo se move excessivamente durante o disparo.

AF de Deteção de Rostos/Olhos de Animais

Se Deteção de animais estiver selecionado para a Definição Personalizada a4 (Det. rost./olh. c/ AF área autom.) e a câmara detetar um cão ou gato, uma moldura âmbar indicando o ponto de focagem aparece em torno do rosto do motivo ou, se a câmara detetar os olhos do motivo, em torno de um dos olhos. Se AF-C estiver selecionado para modo de focagem, o ponto de focagem acende a âmbar quando são detetados rostos ou olhos, enquanto que, se estiver selecionado AF-S, o ponto de focagem fica verde quando a câmara foca.

Ponto de focagem

Se for detetado mais do que um animal ou mais de um olho, os ícones e e f aparecem no ponto de focagem, e conseguirá posicionar o ponto de focagem sobre um rosto ou olho diferente premindo 4 ou 2.

Durante a reprodução, pode aproximar o zoom no rosto ou no olho utilizado para a focagem pressionando J.

AF de Deteção de Animais

A deteção de olhos de animais não está disponível no modo de filmagem. A deteção de rostos e olhos de animais pode falhar na deteção de rostos ou olhos de algumas raças e pode não ter o desempenho esperado se:

  • o rosto do motivo ocupa uma proporção muito grande ou muito pequena do enquadramento,
  • o rosto do motivo está muito claro ou muito escuro,
  • o rosto ou olhos do motivo estão tapados por pelo ou outros objetos,
  • os olhos do motivo são de cor semelhante ao resto do rosto ou
  • o motivo se move excessivamente durante o disparo.

A luz do iluminador auxiliar de AF pode afetar adversamente os olhos de alguns animais; recomendamos que escolha Desligado para a Definição Personalizada a12 (Iluminador auxiliar de AF incorp.).

Seguimento de Motivo

Quando AF de área automática está selecionado para Modo de área de AF, premir J ativa o seguimento de focagem. O ponto de focagem mudará para uma retícula de segmentação; posicione a retícula sobre o alvo e prima J novamente ou prima o botão AF-ON para iniciar o seguimento. O ponto de focagem seguirá o motivo selecionado quando o mesmo se mover no enquadramento (no caso de motivos de retrato, a focagem seguirá o rosto do motivo). Para terminar o seguimento e selecionar o ponto de focagem central, prima J uma terceira vez. Para sair do modo de seguimento do motivo, prima o botão W (Q).

Se estiver selecionado AF-C para o modo de focagem durante a fotografia e o seguimento for iniciado utilizando o botão AF-ON ou premindo ligeiramente o botão de disparo do obturador, a câmara continuará a seguir o motivo apenas enquanto o controlo for premido. A libertação do controlo restaura o ponto de focagem selecionado para o que estava selecionado antes de o seguimento ser iniciado.

Seguimento de Motivo

A câmara pode não ser capaz de seguir motivos se estes se moverem rapidamente, deixarem o enquadramento ou estiverem obscurecidos por outros objetos, alterarem visivelmente de tamanho, cor ou brilho ou se forem demasiadamente pequenos, grandes, brilhantes, escuros ou muito semelhantes em cor ou brilho ao fundo.

O Obturador por Toque

Os controlos por toque podem ser utilizados para focar e disparar o obturador. Toque no ecrã para focar e levante o dedo para disparar o obturador.

Toque no ícone mostrado na ilustração para escolher a operação realizada tocando no ecrã no modo de disparo. Escolha entre as seguintes opções:

  • W: Toque no ecrã para posicionar o ponto de focagem e focar (se for detetado um rosto, a câmara foca o rosto mais próximo do ponto selecionado). A focagem fica bloqueada enquanto o dedo permanece no ecrã; levante o dedo para disparar o obturador. Apenas disponível no modo de fotografia.
  • V: Como acima, exceto que levantar o dedo do ecrã não dispara o obturador. Se AF de área automática estiver selecionado para o modo de área de AF, a câmara segue o motivo selecionado enquanto este se move pelo enquadramento; para mudar para um motivo diferente, toque no ecrã.
  • X: Obturador por toque desativado.

Tirar Fotografias Utilizando as Opções de Disparo por Toque

O botão de disparo do obturador pode ser utilizado para focar e tirar fotografias mesmo quando o ícone W estiver exibido para mostrar que as opções de disparo por toque estão ativas. As opções de disparo por toque podem ser utilizadas apenas para tirar uma fotografia de cada vez e não podem ser utilizadas para focagem manual ou para tirar fotografias durante a gravação de filmagens; para fotografias em sequência ou para tirar fotografias durante a gravação de filmagens, utilize o botão de disparo do obturador.

Nos casos em que a câmara tenha detetado um olho usando deteção de olhos ou deteção de olhos de animais, a câmara pode não ser capaz de focar o olho selecionado utilizando os controlos por toque, caso em que pode ser necessário usar o multisseletor.

No modo de auto-temporizador, a focagem fica bloqueada no motivo selecionado quando toca no monitor, e o número de disparos atualmente selecionados no modo de auto-temporizador será tirado cerca de 10 segundos depois de levantar o dedo do ecrã.

Focagem Manual

A focagem manual pode ser utilizada quando a focagem automática não produz os resultados pretendidos. Posicione o ponto de focagem sobre o motivo e rode o anel de focagem ou de controlo até que o motivo esteja focado.

Para maior precisão, prima o botão X para aproximar o zoom na vista através da objetiva.

Quando o motivo estiver focado, o ponto de focagem acenderá a verde e o indicador de focagem (I) aparecerá no visor.

Indicador da distância de focagem

Indicador de focagem

Indicador de focagem Descrição
I Motivo focado.
F   O ponto de focagem está entre a câmara e o motivo.
  H O ponto de focagem está atrás do motivo.
F   H A câmara não é capaz de determinar se o motivo está focado.
(pisca)

Ao utilizar a focagem manual com motivos desadequados à focagem automática, note que o indicador de focagem conseguida (I) pode ser exibido quando o motivo não está focado. Aproxime o zoom na vista através da objetiva e verifique a focagem. Recomenda-se o uso de um tripé quando a câmara está a ter dificuldades em focar.

Objetivas com Seleção de Modo de Focagem

A focagem manual pode ser selecionada utilizando os controlos na objetiva.

Posição de Plano Focal

Para determinar a distância entre o motivo e a câmara, meça a partir do indicador do plano focal (E) no corpo da câmara. A distância entre o rebordo de montagem da objetiva e o plano focal é de 16 mm.

16 mm

Indicador do plano focal

Contornos de Focagem

Se os contornos de focagem estiverem ativados utilizando a Definição Personalizada d10 (Destaque de contornos), os objetos focados serão indicados por contornos coloridos no modo de focagem manual. Observe que os destaques de contornos podem não ser exibidos se a câmara não conseguir detetar contornos e, nesse caso, a focagem poderá ser verificada utilizando a visualização através da objetiva no ecrã.

Área focada