Prima o botão de desbloqueio do disco de modos e rode o disco de modos para escolher entre os seguintes modos:

Disco de modos

Botão de desbloqueio do disco de modos

  • b Automático: Um modo "apontar-e-disparar" em que a câmara define a exposição e matiz (0 Tirar Fotografias (Modo b), Gravar Filmagens (Modo b)).
  • P Programação automática: A câmara define a velocidade do obturador e abertura para uma exposição ideal. Este modo é recomendado para as fotografias instantâneas e para outras situações nas quais há pouco tempo para ajustar as definições da câmara.
  • S Automática com prioridade ao obturador: O utilizador escolhe a velocidade do obturador; a câmara seleciona a abertura para obter os melhores resultados. Utilize para congelar ou aplicar efeito tremido ao movimento.
  • A Automática com prioridade à abertura: O utilizador escolhe a abertura; a câmara seleciona a velocidade do obturador para obter os melhores resultados. Use para aplicar o efeito tremido aos fundos ou para focar quer o primeiro plano quer o fundo.
  • M Manual: O utilizador controla a velocidade do obturador e a abertura. Defina a velocidade do obturador para "exposição B" ou "tempo" para exposições de longa duração.
  • U1, U2, U3 Modos de definições do utilizador: Atribua as definições frequentemente utilizadas a estas posições para recuperação rápida.

P: Programação Automática

Neste modo, a câmara ajusta automaticamente a velocidade do obturador e a abertura de acordo com um programa incorporado para garantir a exposição ideal na maioria das situações. Podem ser selecionadas diferentes combinações de velocidade de obturador e abertura que produzem a mesma exposição rodando o disco de controlo principal ("programa flexível"). Enquanto o programa flexível está em vigor, um indicador de programa flexível (U) é exibido. Para restaurar as definições padrão da velocidade do obturador e da abertura, rode o disco de controlo principal até que o indicador deixe de ser apresentado, escolha outro modo ou desligue a câmara.

S: Automático com Prioridade ao Obturador

No modo automático com prioridade ao obturador, é possível escolher a velocidade do obturador enquanto a câmara seleciona automaticamente a abertura que produz a exposição ideal. Para escolher uma velocidade do obturador, rode o disco de controlo principal. A velocidade do obturador pode ser definida para "×200" ou para valores entre 30 seg. e 1/8000 seg. e pode ser bloqueada na definição selecionada (0 f4: Bloquear Vel. Obtur. e Abertura).

Monitor

Painel de controlo

A: Automático com Prioridade à Abertura

No modo automático com prioridade à abertura, o utilizador escolhe a abertura enquanto que a câmara seleciona automaticamente a velocidade do obturador que produzirá a exposição ideal. Rode o disco de controlo secundário para escolher uma abertura entre os valores mínimo e máximo para a objetiva. A abertura pode ser bloqueada na definição selecionada (0 f4: Bloquear Vel. Obtur. e Abertura).

Monitor

Painel de controlo

Definições de Exposição do Modo de Filmagem

As seguintes definições de exposição podem ser ajustadas no modo de filmagem:

  Abertura Velocidade do obturador Sensibilidade ISO
P, S 1 2, 3
A 2, 3
M 3, 4

A exposição para o modo S é equivalente ao modo P.

O limite superior para a sensibilidade ISO pode ser selecionado utilizando as opções Definições de sensibilidade ISO > Sensibilidade máxima no menu de gravação de filmagem.

Independentemente da opção escolhida para Definições de sensibilidade ISO > Sensibilidade máxima ou para Sensibilidade ISO (modo M), o limite superior quando Ligado está selecionado para VR eletrónico no menu de gravação de filmagem é ISO 25600 (Z 7) ou 51200 (Z 6).

Se Ligado estiver selecionado para Definições de sensibilidade ISO > Controlo auto. ISO (modo M) no menu de gravação de filmagem, o limite superior para a sensibilidade ISO pode ser selecionado utilizando a opção Sensibilidade máxima.

M: Manual

No modo de exposição manual, é possível controlar tanto a velocidade do obturador como a abertura. Rode o disco de controlo principal para escolher uma velocidade do obturador e o disco de controlo secundário para definir a abertura. A velocidade do obturador pode ser definida para "×200" ou para valores entre 30 seg. e 1/8000 seg. ou o obturador pode ser mantido aberto indefinidamente para uma exposição de longa duração (0 Exposições de Longa Duração (Modo M)). A abertura pode ser definida para valores entre o mínimo e o máximo para a objetiva. Utilize os indicadores de exposição para verificar a exposição.

Monitor

Velocidade do obturador

Abertura

Painel de controlo

Velocidade do obturador

Abertura

A velocidade do obturador e a abertura podem ser bloqueadas nas definições selecionadas.

Indicadores de Exposição

Os indicadores de exposição mostram se a fotografia ficará sub ou sobre-exposta com as definições atuais. Dependendo da opção escolhida para a Definição Personalizada b1 (Passos EV p/ controlo expos.), a quantidade de sub ou sobre-exposição é mostrada em incrementos de 1/3 ou 1/2 EV. Se os limites do sistema de medição da exposição forem excedidos, os indicadores piscam.

  Definição Personalizada b1 definida para "Passo 1/3"
Exposição ideal Subexposta em 1/3 EV Sobreexposta em mais de 3 EV
Monitor
Visor

Controlo Automático de Sensibilidade ISO (Modo M)

Se o controlo automático de sensibilidade ISO (0 Controlo Automático da Sensibilidade ISO) estiver ativado, a sensibilidade ISO será automaticamente ajustada para a exposição ideal na velocidade do obturador e abertura selecionadas.

Configurações do Utilizador: Modos U1, U2 e U3

Atribua definições utilizadas com frequência às posições U1, U2 e U3 no disco de modos.

Guardar as Definições do Utilizador

Siga os passos abaixo para guardar definições:

  1. Selecionar um modo.

    Rode o disco de modos para o modo pretendido.

  2. Ajustar as definições.

    Faça os ajustes necessários às definições da câmara, incluindo:

    • opções do menu de disparo de fotografia,
    • opções do menu de disparo de filmagem,
    • Definições Personalizadas e
    • modo de disparo, velocidade do obturador (modos S e M), abertura (modos A e M), o programa flexível (modo P), compensação de exposição e compensação do flash.
  3. Selecionar Guardar defs. do utilizador.

    Marque Guardar defs. do utilizador no menu de configuração e prima 2.

  4. Selecionar uma posição.

    Marque Guardar em U1, Guardar em U2 ou Guardar em U3 e prima 2.

  5. Guardar as definições do utilizador.

    Marque Guardar definições e prima J para atribuir as definições selecionadas nos Passos 1 e 2 à posição do disco de modos selecionada no Passo 4.

Recuperar as Definições do Utilizador

Rodar o disco de modos para U1, U2 ou U3 recupera as definições gravadas em último lugar nessa posição.

Redefinir as Definições do Utilizador

Para restaurar as definições de U1, U2 ou U3 para os valores predefinidos:

  1. Selecionar Restaurar defs. do utilizador.

    Marque Restaurar defs. do utilizador no menu de configuração e prima 2.

  2. Selecionar uma posição.

    Marque Restaurar U1, Restaurar U2 ou Restaurar U3 e prima 2.

  3. Restaurar as definições do utilizador.

    Marque Restaurar e prima J para restaurar as definições padrão para a posição selecionada. A câmara funcionará no modo P.

Definições do Utilizador

Os seguintes não podem ser guardados em U1, U2 ou U3.

Menu de disparo de fotografia:

  • Pasta de armazenamento
  • Escolha a área de imagem
  • Gerir Picture Control
  • Exposição múltipla
  • Intervalos de disparo
  • Filmagem temporizada
  • Disparo c/ deslocam. focagem

Menu de disparo de filmagem:

  • Escolha a área de imagem
  • Gerir Picture Control

Exposições de Longa Duração (Modo M)

Selecione as seguintes velocidades do obturador para exposições de longa duração de luzes em movimento, estrelas, cenários noturnos ou fogos de artifício.

  • Velocidade do obturador: Exposição B (exposição de 35 segundos)
  • Abertura: f/25
  • Exposição B: O obturador permanece aberto enquanto o botão de disparo do obturador for premido.
  • Tempo: A exposição inicia quando o botão de disparo do obturador é premido e termina quando o botão é premido uma segunda vez.

Para evitar o efeito tremido, monte a câmara num tripé ou utilize um controlador remoto sem fios opcional, um cabo de disparo remoto ou outro dispositivo de disparo remoto. A Nikon também recomenda utilizar uma bateria completamente carregada ou um adaptador CA e conector de alimentação opcionais para evitar a perda da alimentação enquanto o obturador está aberto. Note que pode ocorrer ruído (pontos brilhantes, píxeis brilhantes aleatórios ou nevoeiro) em exposições longas. Os pontos brilhantes e nevoeiro podem ser reduzidos escolhendo Ligada para Redução do ruído expos. longa no menu de disparo de fotografia.

  1. Preparar a câmara.

    Monte a câmara num tripé ou coloque-a sobre uma superfície plana e estável.

  2. Selecionar o modo M.

    Rode o disco de modos para M.

  3. Escolher uma velocidade do obturador.

    Rode o disco de controlo principal para escolher uma velocidade do obturador de Bulb (Exposição B) ou Time (Tempo).

    Exposição B

    Tempo

  4. Abrir o obturador.

    Exposição B: Após focar, prima completamente o botão de disparo do obturador. Mantenha o botão de disparo do obturador premido até que a exposição esteja completa.

    Tempo: Pressione completamente o botão de disparo do obturador.

  5. Fechar o obturador.

    Exposição B: Retire o dedo do botão de disparo do obturador.

    Tempo: Pressione completamente o botão de disparo do obturador.