Escolhendo como a câmera define a exposição

A medição determina como a câmera define a exposição. Escolha o método usado e a área medida quando a câmera define a exposição.

Opção

Descrição

L

[ Medição matricial ]

Produz resultados naturais na maioria das situações. A câmera mede uma ampla área do quadro e define a exposição de acordo com a distribuição de tons, cor, composição e distância para resultados próximos aos vistos a olho nu.

M

[ Medição ponderada ao centro ]

A câmera mede o quadro inteiro, mas atribui o maior peso a uma área no centro. Escolha para fotos nas quais, por exemplo, o assunto principal ocupa uma grande área no centro do quadro.

  • [ Medição central ponderada ] também é recomendada ao usar filtros com um fator de exposição (fator de filtro) superior a 1×.

  • O tamanho da área atribuída ao maior peso pode ser selecionado usando a configuração personalizada b6 [ Área de peso central ]. Se uma lente sem CPU ou uma lente AF-S Fisheye NIKKOR 8–15mm f/3.5–4.5E ED estiver instalada, a câmera usará uma área equivalente a um círculo de 12 mm de diâmetro.

N

[ Medição pontual ]

A câmera mede um círculo com um diâmetro de 4 mm/0,16 pol. (equivalente a aproximadamente 1,5% do quadro). Isso garante que o assunto seja exposto corretamente mesmo quando o fundo for muito mais claro ou mais escuro. A área medida é centralizada no ponto de foco atual. Observe, no entanto, que a câmera medirá o ponto de foco central se:

  • [ AF de área automática ], [ AF de área de grupo (C1) ] ou [ AF de área de grupo (C2) ] está selecionado para o modo de área de AF ou

  • uma lente sem CPU ou uma lente AF-S Fisheye NIKKOR 8–15mm f/3.5–4.5E ED está instalada.

t

[ Medição ponderada em destaque ]

A câmera atribui o maior peso aos destaques. Use esta opção para reduzir a perda de detalhes em destaques, por exemplo, ao fotografar artistas com luz de spot no palco.

Escolhendo uma opção de medição

Segure o botão Y e gire o disco de comando principal. A opção selecionada é exibida no visor e no painel de controle superior.

[ Medição matricial ] e tipo de lente

O método de medição usado quando a medição matricial é selecionada varia com a lente.

  • Lentes CPU :

    • Medição matricial de cores 3D III : Disponível com lentes CPU tipo D, E e G. A câmera inclui informações de distância ao calcular a exposição.

    • Medição de matriz de cores III : Disponível com lentes com CPU de tipos diferentes de D, E e G. As informações de distância não estão incluídas.

  • Lentes sem CPU :

    • A medição da matriz de cores está disponível se os dados da lente forem fornecidos usando a opção [ Non-CPU lens data ] no menu de configuração. [ Medição central ponderada ] será usada se os dados da lente não forem fornecidos.

[ Medição Ponderada em Destaque ] e Tipo de Lente

[ Medição ponderada ao centro ] será utilizada se [ Medição ponderada ao destaque ] for selecionado quando estiverem montadas objectivas sem CPU e determinadas objectivas com CPU (objectivas AI-P NIKKOR e objectivas AF de tipos diferentes de D, E ou G).

Escolhendo um modo de exposição

Para escolher um modo de exposição, mantenha pressionado o botão I e gire o disco de comando principal. A opção selecionada é exibida no painel de controle superior.

Modo

Descrição

P

Automático programado ( P (Auto Programado) )

Use para instantâneos e em outras situações em que há pouco tempo para ajustar as configurações da câmera. A câmera escolhe a velocidade do obturador e a abertura automaticamente.

S

Automático com prioridade ao obturador ( S (Automático com prioridade ao obturador) )

Use para congelar ou desfocar o movimento. Você escolhe a velocidade do obturador; a câmera ajusta a abertura automaticamente.

UMA

Automático com prioridade de abertura ( A (Automático com prioridade de abertura) )

Use para desfocar os fundos ou colocar o primeiro plano e o fundo em foco. Você escolhe a abertura; a câmera ajusta a velocidade do obturador automaticamente.

M

Manual ( M (Manual) )

Você controla a velocidade do obturador e a abertura. Escolha uma velocidade do obturador de “Bulb” ou “Time” para exposições longas.

Tipos de Lentes
  • Ao usar uma lente com CPU de um tipo diferente de G ou E, trave o anel de abertura na abertura mínima (número f mais alto).

  • O modo A será selecionado automaticamente se uma lente sem CPU estiver instalada no modo P ou S .

P (Auto Programado)

Nesse modo, a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador e a abertura de acordo com um programa integrado para garantir a exposição ideal na maioria das situações. Você também tem a opção de escolher diferentes combinações de velocidade do obturador e abertura sem alterar a exposição (“programa flexível”).

Programa flexível

O modo P oferece “programa flexível”, no qual, embora a câmera escolha a velocidade inicial do obturador e a abertura, o disco de comando principal pode (enquanto o temporizador de espera estiver ligado) ser girado para selecionar diferentes combinações sem alterar a exposição do valor escolhido pela câmera . Enquanto o programa flexível está em vigor, um indicador de programa flexível (“ U ”) aparece no visor e no painel de controle superior.

  • Para restaurar as configurações padrão de velocidade do obturador e abertura, gire o seletor até que o indicador de programa flexível não seja mais exibido. A velocidade do obturador e a abertura padrão também são restauradas quando você desliga a câmera ou seleciona outro modo.

S (Automático com prioridade ao obturador)

No modo automático com prioridade ao obturador, você escolhe a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta automaticamente a abertura para uma exposição ideal. Escolha velocidades rápidas do obturador para “congelar” o movimento, velocidades lentas do obturador para sugerir movimento ao desfocar objetos em movimento. Para escolher uma velocidade do obturador, gire o disco de comando principal enquanto os fotômetros estiverem ligados.

A (Automático com prioridade de abertura)

Em automático com prioridade de abertura, você escolhe a abertura enquanto a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador para uma exposição ideal. Para ajustar a abertura, gire o disco de subcomando enquanto os fotômetros estiverem ligados.

Lentes sem CPU

Se ao usar uma lente sem CPU você inserir sua abertura máxima usando o item [ Dados da lente sem CPU ] no menu de configuração, o número f atual será exibido no visor e no painel de controle superior. Use o anel de abertura da lente para ajustar a abertura. Embora outros valores possam ser selecionados, o valor mostrado nas telas será arredondado para o ponto de abertura total mais próximo.

  • Se você não fornecer a abertura máxima, as exibições de abertura no visor e no painel de controle superior mostrarão apenas o número de paradas ( F , com abertura máxima exibida como F 0 ) e o número f deve ser lido no anel de abertura da lente .

Visualização de profundidade de campo

A abertura pode ser interrompida pressionando e segurando o botão Pv . A profundidade de campo (o intervalo de distâncias que parece estar em foco) pode ser visualizada no visor.

M (Manual)

Você controla a velocidade do obturador e a abertura. Escolha este modo para exposições longas de objetos como fogos de artifício ou o céu noturno (fotografia “Bulb” ou “Time”, Exposições de longa duração (somente modo M) ). A velocidade do obturador e a abertura podem ser ajustadas com referência aos indicadores de exposição girando os discos de comando da seguinte forma enquanto o temporizador de espera está ativado:

  • Gire o disco de comando principal para escolher a velocidade do obturador. A velocidade do obturador pode ser ajustada para valores entre 1 / 8000 s ( o ) e 30 s ( q ), para A (“Bulb”) ou % (“Time”), ou para p .

  • A abertura pode ser ajustada girando o disco de subcomando.

  • Os valores mínimo e máximo de abertura variam com a lente.

  • A velocidade do obturador e a abertura podem ser bloqueadas nos valores selecionados ( Velocidade do Obturador e Bloqueio de Abertura ).

Abertura :

Velocidade do obturador :

Velocidades estendidas do obturador

Para velocidades do obturador tão lentas quanto 900 s (15 minutos), selecione [ Ligado ] para a configuração personalizada d7 [ Velocidades do obturador estendidas (M) ].

Lentes AF Micro NIKKOR

Os usuários de medidores de exposição externos não precisam levar em consideração a taxa de exposição ao ajustar a abertura através do disco de subcomando. No entanto, os usuários precisarão considerar a taxa de exposição ao usar o anel de abertura da lente.

Indicadores de exposição

Os indicadores de exposição no visor e no painel de controle superior mostram se a fotografia seria sub ou superexposta nas configurações atuais. Os indicadores de exposição podem ser lidos da seguinte forma (a exibição varia de acordo com a opção selecionada para a configuração personalizada b2 [ Etapas EV para controle de exposição ]):

Tela

[ Passo 1/3 ] selecionado para [ Passos EV para controle de exposição ]

Exposição ideal

Subexposta por 1/3 EV

Superexposto por mais de 3 1 / 3 EV

Painel de controle superior

Visor

  • A orientação dos indicadores de exposição pode ser invertida usando a configuração personalizada f9 [ Inverter indicadores ].

Aviso de exposição

Os visores piscarão se as configurações selecionadas excederem os limites do sistema de medição de exposição ou os limites de exposição para exibição ao vivo.

Exposições de longa duração (somente modo M)

A câmera oferece duas opções para longas exposições: “Bulb” e “Time”. Exposições longas podem ser usadas para fotos de fogos de artifício, paisagens noturnas, estrelas ou luzes em movimento.

Uma exposição de 35 segundos a uma velocidade do obturador de “Bulb” e uma abertura de f/25

Velocidade do obturador

Descrição

Lâmpada

O obturador permanece aberto enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado.

Tempo

A exposição começa quando o botão de liberação do obturador é pressionado e termina quando o botão é pressionado uma segunda vez.

  • Para evitar desfoque, use um tripé ou um dispositivo como um controle remoto sem fio opcional ou um cabo remoto que possa ser usado para operar o obturador remotamente.

  1. Mantenha a câmera estável, por exemplo, usando um tripé.

  2. Segure o botão I e gire o disco de comando principal para selecionar o modo M.

  3. Gire o disco de comando principal para escolher uma velocidade do obturador de A (“Bulb”) ou % (“Time”).

    Observe que os indicadores de exposição não são exibidos em uma velocidade do obturador de A ou % .

  4. Foque e inicie a exposição.

    • “Bulb” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição. Mantenha o botão de liberação do obturador pressionado durante a exposição.

    • “Tempo” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição.

  5. Terminar a exposição.

    • “Bulb” : Levante o dedo do botão de liberação do obturador.

    • “Time” : Pressione totalmente o botão de liberação do obturador uma segunda vez.

Longas exposições
  • Para evitar que a luz que entra pelo visor apareça na fotografia ou interfira na exposição, levante a alavanca do obturador da ocular do visor para fechar o obturador da ocular do visor antes de pressionar o botão de liberação do obturador para iniciar a exposição ( O obturador da ocular do visor ).

  • Observe que “ruído” (pontos claros, pixels claros com espaçamento aleatório ou neblina) pode estar presente em exposições longas.

  • Pontos brilhantes e neblina podem ser reduzidos escolhendo [ Ligado ] para [ Longa exposição NR ] no menu de disparo de fotos.

  • A Nikon recomenda o uso de uma bateria totalmente carregada ou um adaptador CA opcional e um conector de alimentação para evitar a perda de energia durante exposições longas.

Velocidade do obturador e bloqueio de abertura

Você pode bloquear a velocidade do obturador (modo S ), a abertura (modo A ) ou a velocidade do obturador e a abertura (modo M ).

A velocidade do obturador e o bloqueio de abertura não estão disponíveis no modo P .

  1. Atribua [ Velocidade do obturador e bloqueio de abertura ] a um controle usando a configuração personalizada f3 [ Controles personalizados ].

  2. Bloqueie a velocidade do obturador e/ou a abertura.

    Velocidade do obturador :

    • Depois de confirmar que a câmera está no modo S ou M , pressione o controle ao qual [ Velocidade do obturador e bloqueio da abertura ] foi atribuído e gire o disco de comando principal até que os ícones P (bloqueio da velocidade do obturador) apareçam no visor e no painel de controle superior.

    • Para desbloquear a velocidade do obturador, pressione o controle ao qual [ Velocidade do obturador e trava de abertura ] foi atribuído e gire o disco de comando principal até que os ícones P não sejam mais exibidos.

    Abertura :

    • Depois de confirmar que a câmera está no modo A ou M , pressione o controle ao qual [ Velocidade do obturador e bloqueio de abertura ] foi atribuído e gire o disco de subcomando até que os ícones P (bloqueio de abertura) apareçam no visor e no painel de controle superior.

    • Para desbloquear a abertura, pressione o controle ao qual [ Velocidade do obturador e trava de abertura ] foi atribuído e gire o disco de subcomando até que os ícones P não sejam mais exibidos.

Bloqueio de exposição automática

Use o bloqueio de exposição automática para recompor as fotografias depois de definir a exposição para uma área específica do assunto. O bloqueio de exposição é útil quando a área usada para definir a exposição é muito mais clara ou mais escura do que os arredores.

  1. Selecione [ Medição central ponderada ] ou [ Medição pontual ] ( Escolhendo como a câmera define a exposição ).

  2. Com o assunto posicionado no ponto de foco selecionado e o botão de liberação do obturador pressionado até a metade, pressione o centro do subseletor para travar a exposição.
    • Enquanto o centro do subseletor é pressionado, a exposição será bloqueada no valor medido em uma área do assunto determinada pela opção de medição selecionada.

    • Um ícone AE-L será exibido no visor.

    • Se estiver usando o foco automático, você também deve confirmar se o indicador de foco ( I ) é exibido.

  3. Mantendo pressionado o centro do subseletor, recomponha a fotografia e dispare.

Bloqueando a exposição com o botão de liberação do obturador

Se [ Ligado (meia pressão) ] for selecionado para a configuração personalizada c1 [ Botão de liberação do obturador AE-L ], a exposição será bloqueada enquanto o botão de liberação do obturador for pressionado até a metade.

Área Medida
  • Em [ Medição pontual ], a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo centrado no ponto de foco atual ( Escolhendo como a câmera define a exposição ).

  • Em [ Medição ponderada ao centro ], a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo de 12 mm no centro do visor.

Ajustando a velocidade e a abertura do obturador

As seguintes configurações podem ser ajustadas enquanto o centro do subseletor é pressionado:

Modo

Contexto

P

Velocidade e abertura do obturador (programa flexível; Programa Flexível )

S

Velocidade do obturador

UMA

Abertura

  • Os novos valores podem ser confirmados no visor e no painel de controle superior.

  • A opção selecionada para medição não pode ser alterada enquanto o bloqueio de exposição estiver em vigor.

Compensação de exposição

A compensação de exposição é usada para alterar a exposição do valor sugerido pela câmera. Ele pode ser usado para tornar as imagens mais claras ou mais escuras. É mais eficaz quando usado com [ Medição pontual ] ou [ Medição central ponderada ] ( Escolhendo como a câmera define a exposição ).

-1 EV

Sem compensação de exposição

+1 EV

Ajustando a compensação de exposição

Segure o botão E e gire o disco de comando principal.

  • O valor selecionado é exibido no visor e no painel de controle superior.

  • Escolha entre os valores entre –5 EV (subexposição) e +5 EV (superexposição).

  • Por padrão, as alterações são feitas em incrementos de 1/3 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b3 [ Exp./flash comp. valor do passo ].

  • Em geral, valores positivos tornam o assunto mais claro, enquanto valores negativos o tornam mais escuro.

  • O valor atual é exibido no visor e no painel de controle superior quando o botão E é pressionado.

    Tela

    Sem compensação de exposição (botão E pressionado)

    -0,3 EV

    +2 EV

    Painel de controle superior

    Visor

  • Ícones E e indicadores de exposição aparecem no visor e no painel de controle superior. Em modos diferentes de M , o zero (“ 0 ”) no centro do indicador de exposição pisca.

  • A exposição normal pode ser restaurada definindo a compensação da exposição para ±0,0. A compensação de exposição não é redefinida quando a câmera é desligada.

Modo M

No modo M , a compensação de exposição afeta apenas o indicador de exposição; a velocidade do obturador e a abertura não mudam.

Usando um Flash

Quando um flash opcional é usado, a compensação de exposição afeta tanto o nível do flash quanto a exposição, alterando o brilho do assunto principal e do fundo; se desejado, o efeito pode ser restrito ao fundo usando a configuração personalizada e3 [ Comp. exposição. para flash ].