Selecione o modo b (automático) para fotografia simples de “apontar e disparar”. As fotografias podem ser enquadradas no visor (fotografia no visor) ou no monitor (fotografia com visualização ao vivo).

Enquadrando Fotografias no Visor (Fotografia do Visor)

  1. Pressionando o botão de liberação do seletor de modo na parte superior da câmera, gire o seletor de modo para b .
  2. Prepare a câmera.

    Segurando o punho com a mão direita e segurando o corpo da câmera ou a lente com a esquerda, traga os cotovelos contra as laterais do peito.

  3. Enquadre a fotografia.
    • Enquadre uma fotografia no visor.

    • Posicione o assunto principal nos colchetes da área AF.

  4. Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para focar.
    • O indicador de foco ( I ) aparecerá no visor quando a operação de foco estiver concluída.

      Exibição do visor

      Descrição

      (estável)

      O assunto está em foco.

      (estável)

      O ponto de foco está na frente do assunto.

      (estável)

      O ponto de foco está atrás do assunto.

      (pisca)

      A câmera não consegue focar usando o foco automático.

    • O ponto de foco ativo é exibido no visor.

  5. Pressione suavemente o botão de liberação do obturador até o fim para tirar a fotografia.

    A luz de acesso ao cartão de memória acenderá enquanto a fotografia estiver sendo gravada. Não ejete o cartão de memória nem remova ou desconecte a fonte de alimentação até que a lâmpada se apague e a gravação seja concluída .

O temporizador de espera (fotografia de visor)

A câmera usa um temporizador de espera para ajudar a reduzir o consumo da bateria. O temporizador inicia quando o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade e expira se nenhuma operação for realizada por cerca de 6 segundos. A tela do visor e alguns indicadores no painel de controle desligam quando o temporizador expira. Para reiniciar o temporizador e restaurar as exibições, pressione o botão de liberação do obturador até a metade uma segunda vez. O período de tempo antes que o temporizador de espera expire pode ser ajustado usando a configuração personalizada c2 [ Temporizador de espera ].

Temporizador de espera ativado

Temporizador de espera desligado

Enquadrando Fotografias no Monitor (Visualização ao Vivo)

  1. Pressionando o botão de liberação do seletor de modo na parte superior da câmera, gire o seletor de modo para b .
  2. Gire o seletor de visualização ao vivo para C (fotografia de visualização ao vivo).
  3. Pressione a a botão.

    O espelho será levantado e a visualização ao vivo será iniciada. O visor ficará escuro e a visão através da lente será exibida no monitor.

  4. Prepare a câmera.

    Segure o punho com firmeza com a mão direita e apoie o corpo da câmera ou a lente com a esquerda.

  5. Enquadre a fotografia.
    • Posicione o assunto próximo ao centro do quadro.

    • Nas configurações padrão, a câmera detecta automaticamente assuntos de retrato e posiciona o ponto de foco sobre seus rostos ou olhos.

  6. Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para focar.

    Se a câmera conseguir focar, o ponto de foco será exibido em verde. Se a câmera não conseguir focar, por exemplo, porque o assunto está muito próximo da câmera, a área de foco piscará em vermelho.

  7. Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para tirar a fotografia.

    O monitor desliga durante o disparo.

  8. Pressione a a botão para sair da visualização ao vivo.
Fotografar na visualização ao vivo
  • Embora esses efeitos não sejam visíveis nas imagens finais, durante a visualização ao vivo você pode notar que:

    • Objetos em movimento na tela aparecem distorcidos (motivos individuais, como trens ou carros em alta velocidade, podem ficar distorcidos no quadro, ou o quadro inteiro pode parecer distorcido quando a câmera é movida horizontalmente)

    • Bordas irregulares, franjas coloridas, moiré e pontos brilhantes estão presentes na tela

    • Regiões ou faixas brilhantes podem aparecer em cenas iluminadas por sinais intermitentes e outras fontes de luz intermitentes ou quando o assunto é brevemente iluminado por um estroboscópio ou outra fonte de luz brilhante e momentânea

  • A cintilação e as faixas visíveis no monitor sob lâmpadas fluorescentes, de vapor de mercúrio ou de sódio podem ser reduzidas usando o item [ Redução de cintilação ] no menu de gravação de filmes, embora ainda possam ser visíveis em fotografias tiradas em algumas velocidades do obturador.

  • Para evitar que a luz que entra pelo visor interfira nas fotografias ou na exposição, recomendamos que você cubra o visor com a tampa da ocular fornecida ( Cubra o visor ).

  • Ao fotografar em exibição ao vivo, evite apontar a câmera para o sol ou outras fontes de luz brilhante. A não observância desta precaução pode resultar em danos aos circuitos internos da câmera.

  • Independentemente da opção selecionada para a configuração personalizada c2 [ Temporizador de espera ], o temporizador de espera não expirará durante a exibição ao vivo.

A exibição da contagem regressiva

Uma contagem regressiva aparecerá no canto superior esquerdo da tela aproximadamente 30 s antes que a exibição ao vivo termine automaticamente.

  • Se o temporizador foi acionado pela configuração personalizada c4 [ Atraso de desligamento do monitor ], a contagem regressiva será exibida em preto começando 30 s antes de o temporizador expirar, mudando para vermelho quando faltarem apenas 5 s. Se [ Sem limite ] for selecionado para [ Atraso no desligamento do monitor ] > [ Exibição ao vivo ], a câmera poderá encerrar a exibição ao vivo conforme necessário para proteger seus circuitos internos de altas temperaturas e similares.

  • Uma contagem regressiva será exibida em vermelho começando 30 s antes da câmera desligar para proteger seus circuitos internos. Dependendo das condições de disparo, o temporizador pode aparecer imediatamente quando a visualização ao vivo for selecionada.

Visualização de exposição (Nv)

Quando [ Ligado ] é selecionado para a configuração personalizada d9 [ Pré- visualização da exposição (Lv) ], a exposição pode ser pré-visualizada no monitor durante a fotografia com visualização ao vivo. Você pode achar isso útil ao usar a compensação de exposição ou fotografar no modo M .

Controles de toque

Os controles de toque podem ser usados no lugar do botão de liberação do obturador para focar e tirar fotos durante a fotografia de exibição ao vivo ( Controles de toque ).