Escolhendo um modo de foco

Gire o seletor de modo de foco para AF para selecionar o foco automático ou para M para selecionar o foco manual.

Durante a fotografia do visor, a câmera foca usando 51 pontos de foco.

Modo de foco automático

Escolha como a câmera focaliza no modo de foco automático.

Fotografia do visor

Opção

Descrição

TODO: table/tgroup/tbody/row[1]/entry[1]/p/indexmarkerAF-A

[ Mudança automática do modo AF ]

A câmera usa AF-S ao fotografar assuntos parados e AF-C ao fotografar assuntos em movimento.

TODO: table/tgroup/tbody/row[2]/entry[1]/p/indexmarkerAF-S

[ AF único ]

Para assuntos estacionários. O foco trava quando o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade. Nas configurações padrão, o obturador só pode ser disparado quando o indicador de foco ( I ) é exibido ( prioridade de foco ).

TODO: table/tgroup/tbody/row[3]/entry[1]/p/indexmarkerAF-C

[ AF contínuo ]

Para assuntos em movimento. A câmera focaliza continuamente enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade; se o assunto se mover, a câmera acionará o rastreamento de foco preditivo para prever a distância final do assunto e ajustar o foco conforme necessário. Nas configurações padrão, o obturador pode ser disparado estando ou não o assunto em foco ( prioridade de disparo).

Acompanhamento de foco preditivo

Se AF-C for selecionado para o modo AF, ou se AF-A for selecionado e a câmera estiver fotografando usando AF-C , a câmera iniciará o rastreamento de foco preditivo se o assunto se aproximar ou se afastar da câmera enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade ou o botão AF-ON é pressionado. Isso permite que a câmera rastreie o foco enquanto tenta prever onde o assunto estará quando o obturador for liberado.

Fotografia ao vivo

Opção

Descrição

TODO: table/tgroup/tbody/row[1]/entry[1]/p/indexmarkerAF-A

[ Mudança automática do modo AF ]

A câmera seleciona automaticamente AF‑S quando o assunto está parado e AF‑C quando o assunto está em movimento.

  • Esta opção está disponível apenas durante a fotografia estática.

TODO: table/tgroup/tbody/row[2]/entry[1]/p/indexmarkerAF-S

[ AF único ]

Para assuntos estacionários. Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para focar. Se a câmera conseguir focar, o ponto de foco mudará de vermelho para verde; o foco será travado enquanto o botão de liberação do obturador for pressionado até a metade. Se a câmera não focar, o ponto de foco piscará em vermelho.

  • Nas configurações padrão, o obturador só pode ser liberado se a câmera for capaz de focar (prioridade de foco).

TODO: table/tgroup/tbody/row[3]/entry[1]/p/indexmarkerAF-C

[ AF contínuo ]

Para assuntos em movimento. A câmera focaliza continuamente enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade; se o assunto se mover, a câmera irá prever a distância final até o assunto e ajustar o foco conforme necessário.

  • Nas configurações padrão, o obturador pode ser disparado estando ou não o assunto em foco (prioridade de disparo).

TODO: table/tgroup/tbody/row[4]/entry[1]/p/indexmarkerAF-F

[ AF em tempo integral ]

A câmera ajusta o foco continuamente em resposta ao movimento do assunto ou mudanças na composição. Quando o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade, o ponto de foco muda de vermelho para verde e o foco trava.

  • Esta opção está disponível apenas durante as filmagens.

Escolhendo um modo de foco automático

Para escolher o modo de foco automático, segure o botão de modo AF e gire o disco de comando principal.

  • Durante a fotografia do visor, o modo AF selecionado é exibido no painel de controle e no visor.

  • Durante a fotografia e filmagem de exibição ao vivo, o modo AF selecionado é exibido no monitor.

Modo de área AF

Escolha como a câmera seleciona o ponto de foco para foco automático.

Fotografia do visor

Opção

Descrição

[ AF de ponto único ]

Selecione o ponto de foco ( Seleção do Ponto de Foco ); a câmera focalizará o assunto somente no ponto de foco selecionado. Use com assuntos estacionários.

[ AF de área dinâmica (9 pontos) ]/[ AF de área dinâmica (21 pontos) ]/ [ AF de área dinâmica (51 pontos) ]

Selecione o ponto de foco. Nos modos de foco AF‑A e AF‑C , a câmera focalizará com base nas informações dos pontos de foco ao redor se o assunto sair brevemente do ponto selecionado. O número de pontos de foco varia com o modo selecionado:

  • [ AF de área dinâmica (9 pontos) ]: Escolha quando há tempo para compor a fotografia ou ao fotografar assuntos que estão se movendo de forma previsível (por exemplo, corredores ou carros de corrida em uma pista).

  • [ AF de área dinâmica (21 pontos) ]: Escolha ao fotografar assuntos que estão se movendo de forma imprevisível (por exemplo, jogadores em um jogo de futebol).

  • [ AF de área dinâmica (51 pontos) ]: Escolha ao fotografar assuntos que se movem rapidamente e não podem ser facilmente enquadrados no visor (por exemplo, pássaros).

[ Rastreamento 3D ]

Selecione o ponto de foco. Enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade nos modos de foco AF-A e AF-C , a câmera usará todos os 51 pontos de foco para rastrear assuntos que saem do ponto selecionado e escolher novos pontos conforme necessário.

  • Use para compor rapidamente fotos com assuntos que estão se movendo de um lado para o outro de forma irregular (por exemplo, jogadores de tênis).

  • Se o assunto sair do visor, remova o dedo do botão de liberação do obturador e recomponha a fotografia com o assunto no ponto de foco selecionado.

[ AF de área de grupo ]

A câmera foca usando um grupo de pontos de foco selecionados pelo usuário, reduzindo o risco de a câmera focar no fundo ao invés do assunto principal.

  • Use para instantâneos ou fotos de assuntos em movimento que são difíceis de enquadrar usando a opção [ AF de ponto único ].

  • A detecção de rosto está ativada. A câmera dá prioridade a todos os rostos detectados.

[ AF de área automática ]

A câmera detecta automaticamente o assunto e seleciona o ponto de foco.

  • Se for detectado um rosto, a câmera dará prioridade ao assunto do retrato (AF de detecção de rosto). Isso permite que você se concentre na composição e nas expressões faciais mesmo se o assunto estiver em movimento ( AF de detecção de rosto/olho ).

  • Use em ocasiões em que você não tem tempo para selecionar o ponto de foco por conta própria, para retratos ou instantâneos e outras fotos instantâneas.

  • Quando AF-S é selecionado para o modo de foco automático, os pontos de foco ativos são brevemente destacados após a câmera focar. Quando AF-C é selecionado, ou quando AF-A é selecionado e as fotografias são tiradas usando AF-C , somente o ponto de foco principal é exibido.

Modo de área AF

O modo de área AF é exibido no painel de controle e no visor.

Modo de área AF

Painel de controle

Visor

Exibição do ponto de foco do visor (durante a seleção)

[ AF de ponto único ]

[ AF de área dinâmica (9 pontos) ] *

[ AF de área dinâmica (21 pontos) ] *

[ AF de área dinâmica (51 pontos) ] *

[ Rastreamento 3D ]

[ AF de área de grupo ]

[ AF de área automática ]

  • Apenas o ponto de foco ativo é exibido no visor. Os pontos de foco restantes fornecem informações para auxiliar a operação de foco.

Rastreamento 3D

Quando [ 3D-tracking ] é selecionado para o modo de área AF, a câmera armazena as cores na área ao redor do ponto de foco no momento em que o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade. Conseqüentemente, o rastreamento 3D pode não produzir os resultados desejados com assuntos com cores semelhantes ao fundo ou que ocupem uma área muito pequena do quadro.

Seleção Rápida do Ponto de Foco

Para uma seleção mais rápida do ponto de foco, escolha [ A cada dois pontos ] para a configuração personalizada a6 [ Pontos de foco usados ] para usar apenas um quarto dos pontos de foco disponíveis.

Teleconversores AF-S/AF-I

Se [ 3D-tracking ] ou [ Auto-area AF ] for selecionado para o modo de área AF quando um teleconversor AF‑S/AF‑I for usado, [ Single-point AF ] será selecionado automaticamente em aberturas combinadas mais lentas que f/ 5.6.

Fotografia ao vivo

Opção

Descrição

3

[ AF pontual ]

Recomendado para fotos envolvendo assuntos estáticos, como prédios, fotografia de produtos em estúdio ou close-ups. Use para foco preciso em um ponto selecionado no quadro menor que o ponto de foco para [ Ponto único AF ]. Esta opção está disponível apenas quando AF-S é escolhido para o modo AF durante a fotografia. A focagem pode ser mais lenta do que com [ AF de ponto único ].

d

[ AF de ponto único ]

A câmera focaliza um ponto selecionado pelo usuário. Use com assuntos estacionários.

f

[ AF de área ampla (S) ]

Quanto a [ AF de ponto único ], exceto que a câmera focaliza uma área mais ampla, as áreas de foco para [ AF de área ampla (L) ] são maiores do que as de [ AF de área ampla (S) ]. Use para instantâneos ou fotos de assuntos em movimento que são difíceis de enquadrar usando [ AF de ponto único ] ou durante a gravação de filme para foco suave ao fazer fotos panorâmicas ou inclinadas ou filmar assuntos em movimento. Se a área de foco selecionada contiver assuntos a distâncias diferentes da câmera, a câmera atribuirá prioridade ao assunto mais próximo.

g

[ AF de área ampla (L) ]

e

[ AF de área dinâmica ]

A câmera focaliza um ponto selecionado pelo usuário. Se o assunto sair brevemente do ponto selecionado, a câmera focará com base nas informações dos pontos de foco ao redor.

  • Use para fotografias de atletas e outros assuntos ativos que são difíceis de enquadrar usando [ AF de ponto único ].

  • Esta opção está disponível apenas quando AF‑A ou AF‑C é selecionado para o modo de foco automático durante a fotografia.

h

[ AF de área automática ]

A câmera detecta automaticamente o assunto e seleciona a área de foco.

  • Use em ocasiões em que você não tem tempo para selecionar o ponto de foco por conta própria, para retratos ou para instantâneos e outras fotos instantâneas.

  • Se um objeto de retrato for detectado durante a fotografia de exibição ao vivo, uma borda âmbar indicando o ponto de foco aparecerá ao redor do rosto do objeto. Se a câmera detectar os olhos do assunto, a borda âmbar aparecerá ao redor de um olho (AF de detecção de rosto/olho). Isso libera você para se concentrar na composição e na expressão do seu assunto ao fotografar assuntos de retrato ativos ( AF de detecção de rosto/olho ).

  • Acompanhamento de assunto ( Assunto Tracking AF ) pode ser ativado pressionando o botão J

Usando o foco automático na visualização ao vivo
  • A câmera pode não conseguir focar se:

    • O assunto contém linhas paralelas à borda longa do quadro

    • O assunto não tem contraste

    • O assunto no ponto de foco contém áreas de brilho nitidamente contrastante

    • O ponto de foco inclui iluminação pontual noturna ou um sinal de néon ou outra fonte de luz que muda de brilho

    • Cintilação ou faixas aparecem sob iluminação fluorescente, vapor de mercúrio, vapor de sódio ou iluminação semelhante

    • Um filtro cruzado (estrela) ou outro filtro especial é usado

    • O assunto parece menor do que o ponto de foco

    • O assunto é dominado por padrões geométricos regulares (por exemplo, persianas ou uma fileira de janelas em um arranha-céu)

    • O assunto está se movendo

  • O monitor pode clarear ou escurecer enquanto a câmera focaliza.

  • O ponto de foco às vezes pode ser exibido em verde quando a câmera não consegue focar.

  • Use uma lente AF‑S ou AF‑P. Os resultados desejados podem não ser alcançados com outras lentes ou teleconversores.

s : O Ponto de Foco Central

Em todos os modos de área de AF , exceto [ AF de área automática ], aparece um ponto no ponto de foco quando está no centro do quadro.

Seleção Rápida do Ponto de Foco

Para uma seleção mais rápida do ponto de foco, escolha [ Todos os outros pontos ] para a Configuração Personalizada a6 [ Pontos de foco usados ] para usar apenas um quarto dos pontos de foco disponíveis (o número de pontos disponíveis para [ Ponto AF ] e [ AF de área ampla ( L) ] não muda).

Escolhendo um modo de área AF

Para escolher o modo de área AF, mantenha pressionado o botão de modo AF e gire o disco de subcomando.

  • Durante a fotografia do visor, o modo de área AF selecionado é exibido no painel de controle e no visor.

  • Durante a fotografia e filmagem com visualização ao vivo, o modo de área AF selecionado é exibido no monitor.

AF de detecção de rosto/olho

Quando [ AF de área automática ] é selecionado para o modo de área de AF, você tem a opção de ativar o AF de detecção de rosto, permitindo que a câmera detecte os rostos de retratos humanos. O AF de detecção de rosto/olho, no qual a câmera detecta rostos e olhos, está disponível durante a fotografia de exibição ao vivo. O AF de detecção de rosto e olhos pode ser configurado usando a configuração personalizada a5 [ AF de área automática detecção de rosto/olho ].

Fotografia do visor

  • Se [ Detecção de rosto e olhos ativado ] ou [ Detecção de rosto ativado ] for selecionado, a câmera atribuirá prioridade de foco aos rostos de qualquer assunto de retrato que detectar.

  • Se o assunto desviar o olhar depois que seu rosto for detectado, o ponto de foco se moverá para rastrear seu movimento.

  • Durante a reprodução, você pode ampliar o rosto usado para foco pressionando o botão J

Fotografia ao vivo

  • Se [ Detecção de rosto e olhos ativado ] for selecionado e um assunto de retrato for detectado, uma borda âmbar indicando o ponto de foco aparecerá ao redor do rosto do assunto. Se a câmera detectar os olhos do assunto durante a fotografia de exibição ao vivo, a borda será exibida em torno de um ou outro de seus olhos.

  • Os rostos detectados quando [ Detecção de rosto ativado ] é selecionado são igualmente indicados por uma borda âmbar.

  • Se AF-S for selecionado para o modo AF, ou se AF-A for selecionado e a câmera estiver fotografando usando AF-S , o ponto de foco ficará verde quando a câmera focar.

  • Se mais de um assunto de retrato ou mais de um olho for detectado, os e e f aparecerão no ponto de foco e você poderá posicionar o ponto de foco sobre um rosto ou olho diferente pressionando 4 ou 2 .

  • Se o assunto desviar o olhar depois que seu rosto for detectado, o ponto de foco se moverá para rastrear seu movimento.

  • Durante a reprodução, você pode ampliar o rosto ou olho usado para foco pressionando J .

AF de detecção de rosto/olho
  • A detecção de olhos não está disponível durante a gravação do filme.

  • A detecção de olhos e rostos pode não funcionar como esperado se:

    • o rosto do sujeito ocupa uma proporção muito grande ou muito pequena do quadro,

    • o rosto do motivo está muito brilhante ou muito mal iluminado,

    • o assunto está usando óculos ou óculos de sol,

    • o rosto ou os olhos do sujeito estão obscurecidos por cabelos ou outros objetos, ou

    • o motivo se move excessivamente durante o disparo.

AF de rastreamento de assunto

Se [ AF de área automática ] for selecionado para o modo de área de AF durante a exibição ao vivo, você pode pressionar J para ativar o rastreamento de foco. O ponto de foco mudará para um retículo de mira; posicione o retículo sobre o alvo e pressione o botão AF-ON ou pressione J novamente para iniciar o rastreamento. O ponto de foco rastreará o assunto selecionado conforme ele se move pelo quadro. Para encerrar o rastreamento, pressione J uma terceira vez. Para sair do modo de rastreamento de assunto, pressione o botão W ( Y ).

Rastreamento de assunto

A câmera pode não conseguir rastrear os objetos se eles se moverem rapidamente, saírem do enquadramento ou forem obscurecidos por outros objetos, mudarem visivelmente de tamanho, cor ou brilho, ou forem muito pequenos, muito grandes, muito claros, muito escuros ou semelhantes em cor ou brilho ao fundo.

Seleção do ponto de foco

Exceto quando [ AF de área automática ] é selecionado para o modo de área de AF, o ponto de foco pode ser selecionado manualmente, permitindo que as fotografias sejam compostas com o assunto posicionado praticamente em qualquer lugar no quadro.

  1. Desfaça o bloqueio do seletor de foco.

    Gire a trava do seletor de foco para I .

  2. Use o seletor múltiplo para selecionar o ponto de foco enquanto o temporizador de espera está ativado.

    • Durante a fotografia do visor, você pode escolher entre 51 pontos de foco.

    • Durante a visualização ao vivo, o ponto de foco pode ser posicionado em qualquer lugar do quadro.

    • O ponto de foco central pode ser selecionado pressionando J .

    • A trava do seletor de foco pode ser girada para a posição travada ( L ) após a seleção para evitar que o ponto de foco selecionado mude quando o seletor múltiplo for pressionado.

Bloqueio de foco

Se o seu assunto não estiver no ponto de foco selecionado na composição final, ou se a câmera não conseguir focar o assunto selecionado, pressione o A para travar o foco na distância desejada antes de recompor a foto ( Focus Lock ).

Obtendo bons resultados com foco automático

A câmera pode não conseguir focar nas condições listadas abaixo, caso em que a liberação do obturador pode ser desativada ou as imagens podem ficar desfocadas, o último resultado da câmera exibir o indicador de foco ( I )—ou, na exibição ao vivo, exibindo o ponto de foco em verde—quando o assunto não está em foco. Foque manualmente ou use a trava de foco para focar em outro assunto à mesma distância.

  • Há pouco contraste entre o assunto e o fundo, como pode ser o caso se o assunto for fotografado contra uma parede sem características ou o fundo for da mesma cor do assunto.

  • O ponto de foco contém objetos a diferentes distâncias da câmera, como pode ser o caso se o assunto estiver dentro de uma gaiola.

  • O assunto é dominado por padrões geométricos regulares, como as fileiras de janelas em um arranha-céu.

  • O ponto de foco contém áreas de brilho nitidamente contrastante, como pode ser o caso se o assunto estiver meio na sombra.

  • Objetos de fundo parecem maiores do que o assunto principal, como pode ser o caso se um prédio estiver no quadro atrás do assunto.

  • O assunto contém muitos detalhes finos, como pode ser o caso quando o assunto é um campo de flores.

Foco Manual

O foco manual está disponível para lentes que não suportam foco automático (lentes NIKKOR não AF) ou quando o foco automático não produz os resultados desejados.

  • Lentes AF : Defina a chave do modo de foco da lente (se houver) e o seletor do modo de foco da câmera para M .

  • Lentes de foco manual : Foque manualmente.

Para focar manualmente, ajuste o anel de foco da lente até que a imagem exibida no campo fosco claro no visor esteja em foco.

Lentes AF

Não use lentes AF com a chave do modo de foco da lente ajustada para M e o seletor do modo de foco da câmera ajustado para AF . A não observância desta precaução pode danificar a câmera ou a lente. Isso não se aplica a lentes AF‑S e AF‑P, que podem ser usadas no modo M sem definir o seletor de modo de foco da câmera para M .

O telêmetro eletrônico

Os indicadores de foco ( I ) no visor e no monitor podem ser usados para confirmar se o assunto no ponto de foco selecionado está em foco.

  • Os indicadores de foco ( I ) são exibidos quando o assunto está em foco.

    Indicador de foco

    Status

    (estável)

    O assunto está em foco.

    (estável)

    O ponto de foco está na frente do assunto.

    (estável)

    O ponto de foco está atrás do assunto.

    (estável)

    A câmera não consegue focar.

  • Observe que com os assuntos listados em “Obter bons resultados com foco automático” ( Obtendo bons resultados com foco automático ), o indicador de foco ( I ) às vezes pode ser exibido quando o assunto não está em foco. Confirme o foco no visor antes de fotografar. Durante a visualização ao vivo, você pode verificar o foco ampliando a visualização através da lente.

  • Um tripé é recomendado se você tiver problemas para focar.

Lentes AF-P

Quando uma lente AF‑P é usada no modo de foco manual, o indicador de foco piscará no visor (ou na exibição ao vivo, o ponto de foco piscará no monitor) para avisar que continuar a girar o anel de foco na direção não focará o assunto.

A marca do plano focal e a distância do flange traseiro

A distância do foco é medida a partir da marca do plano focal ( E ) no corpo da câmera, que mostra a posição do plano focal dentro da câmera ( q ). Use esta marca ao medir a distância do seu assunto para foco manual ou fotografia macro. A distância entre o plano focal e o flange de montagem da lente é conhecida como “distância de retorno do flange” ( w ). Nesta câmera, a distância flange-back é de 46,5 mm (1,83 pol.).

Pico de foco

Se o pico de foco estiver ativado usando a configuração personalizada d11 [ Realces de pico ], os objetos que estão em foco serão indicados por contornos coloridos que aparecem quando o foco é ajustado manualmente durante a exibição ao vivo. Observe que os destaques de pico podem não ser exibidos se a câmera não conseguir detectar contornos; nesse caso, o foco pode ser verificado ampliando a vista através da lente na tela.