Escolhendo um Modo de Liberação, como Single-Frame, Contínuo ou Silencioso do Obturador

Para escolher um modo de liberação, pressione o botão de liberação do disco do modo de liberação e gire o disco do modo de liberação para que o ponteiro se alinhe com a configuração desejada.

Modo

Descrição

TODO: table/tgroup/tbody/row[1]/entry[1]/p/indexmarkerS

Quadro único

A câmera tira uma fotografia cada vez que o botão de liberação do obturador é pressionado.

TODO: table/tgroup/tbody/row[2]/entry[1]/p/indexmarker[1]TODO: table/tgroup/tbody/row[2]/entry[1]/p/indexmarker[2]

Cl

Baixa velocidade contínua

Nas configurações padrão, a câmera tira fotos em até 3 qps enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado.

  • A taxa de avanço do quadro pode ser selecionada usando a configuração personalizada d1 [ Velocidade de disparo no modo CL ]. Escolha entre valores de 1 a 6 fps. Observe, no entanto, que, independentemente da opção selecionada, a taxa máxima de avanço de quadros durante a exibição ao vivo é de 3 qps.

TODO: table/tgroup/tbody/row[3]/entry[1]/p/indexmarker[1]TODO: table/tgroup/tbody/row[3]/entry[1]/p/indexmarker[2]

CH

Alta velocidade contínua

Enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado, a câmera grava até 7 quadros por segundo. Use para assuntos ativos.

  • Quando [ Ligado ] é selecionado para [ Fotografia de exibição ao vivo silenciosa ] no menu de disparo de fotos durante a exibição ao vivo, a taxa de avanço do quadro varia de acordo com a opção selecionada para [ Gravação NEF (RAW) ] > [ Profundidade de bits NEF (RAW) ] no menu de disparo de fotos, aumentando para um máximo de aproximadamente 8 qps quando [ 14 bits ] é selecionado ou aproximadamente 12 qps quando [ 12 bits ] é selecionado.

TODO: table/tgroup/tbody/row[4]/entry[1]/p/indexmarkerQ

TODO: table/tgroup/tbody/row[4]/entry[2]/p/indexmarkerLiberação silenciosa do obturador

Quanto ao quadro único, exceto que o espelho não se encaixa de volta no lugar enquanto o botão de liberação do obturador é totalmente pressionado, permitindo que o usuário controle o tempo do clique feito pelo espelho, que também é mais silencioso do que no modo de quadro único. Além disso, um bipe não soa independentemente da configuração selecionada para [ Opções de bipe ] > [ Bipe ligado/desligado ] no menu de configuração.

TODO: table/tgroup/tbody/row[5]/entry[1]/p/indexmarker

Qc

TODO: table/tgroup/tbody/row[5]/entry[2]/p/indexmarkerLiberação do obturador Qc (contínuo silencioso)

A câmera tira fotos em até 3 qps enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado; o ruído da câmera é reduzido.

TODO: table/tgroup/tbody/row[6]/entry[1]/p/font/indexmarkerE

Temporizador

Tire fotos com o temporizador automático ( Modo de temporizador automático ( E ) ).

TODO: table/tgroup/tbody/row[7]/entry[1]/p/indexmarkerTODO: table/tgroup/tbody/row[7]/entry[1]/p/b/indexmarker

Mup

Espelhar-se

Escolha este modo para minimizar a trepidação da câmera em telefoto ou fotografia em close-up ou em outras situações em que o menor movimento da câmera pode resultar em fotografias borradas ( Modo de espelhamento ( Mup ) ).

Fotografia Explosiva
  • Dependendo das condições de disparo e do desempenho do cartão de memória, a luz de acesso ao cartão de memória pode acender por alguns segundos a alguns minutos. Não remova o cartão de memória enquanto a luz de acesso ao cartão de memória estiver acesa. Não apenas as imagens não gravadas podem ser perdidas, mas a câmera ou o cartão de memória podem ser danificados.

  • Se a câmera for desligada enquanto a luz de acesso ao cartão de memória estiver acesa, a alimentação não será desligada até que todas as imagens no buffer tenham sido gravadas.

  • Se a bateria estiver esgotada enquanto as imagens permanecerem no buffer, a liberação do obturador será desabilitada e as imagens serão transferidas para o cartão de memória.

O buffer de memória
  • Enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado até a metade, a câmera mostrará o número de fotos que podem ser armazenadas no buffer de memória.

  • Quando o buffer estiver cheio, o display mostrará t 00 e a taxa de quadros cairá.

  • O número mostrado é aproximado. O número real de fotos que podem ser armazenadas no buffer de memória varia de acordo com as configurações da câmera e as condições de disparo.

  • A capacidade do buffer de memória pode cair brevemente imediatamente após a câmera ser ligada.

  • A capacidade do buffer de memória pode ser visualizada no monitor durante a visualização ao vivo.

Taxa de avanço de quadro

Os valores para a taxa de avanço do quadro se aplicam no modo S ou M em velocidades do obturador de 1 / 250 s ou mais rápido com AF-C selecionado para modo de foco automático e outras configurações em valores padrão. As taxas de avanço de quadros podem diminuir:

  • em velocidades lentas do obturador,

  • quando [ Ligado ] é selecionado para [ Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Controle automático de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos e a sensibilidade ISO é alterada automaticamente pela câmera,

  • quando a sensibilidade ISO é definida para um valor de Hi 0,3 a Hi 2,

  • se a cintilação for detectada com [ Ativar ] selecionado para [ Redução de cintilação ] > [ Configuração de redução de cintilação ] no menu de disparo de fotos,

  • em aberturas extremamente pequenas (números f altos),

  • quando a redução de vibração (disponível com lentes VR) está ativada,

  • quando a bateria está fraca,

  • com certas lentes, ou

  • se uma lente sem CPU estiver instalada com [ Anel de abertura ] selecionado para a configuração personalizada f5 [ Personalizar discos de comando ] > [ Configuração de abertura ].

Modo de temporizador automático ( E )

O temporizador automático pode ser usado para reduzir a trepidação da câmera ou para autorretratos.

  1. Selecione o modo de temporizador automático.

    Pressione o botão de liberação do botão do modo de liberação e gire o disco do modo de liberação para E .

  2. Enquadre a fotografia e foque.

    O temporizador não iniciará se a câmera não conseguir focar com AF‑S selecionado para o modo AF ou em outras situações em que o obturador não pode ser disparado.

  3. Inicie o temporizador.

    • Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar o temporizador; o obturador será disparado após cerca de 10 segundos, durante os quais a lâmpada do temporizador automático piscará primeiro por aproximadamente 8 segundos e depois acenderá por aproximadamente 2 segundos.

    • Para desligar o temporizador automático antes de tirar uma fotografia, gire o seletor de modo de disparo para outra configuração.

    • A duração do temporizador, o número de fotos tiradas e o intervalo entre as fotos podem ser selecionados usando a configuração personalizada c3 [ Temporizador ].

Modo de espelhamento (
Mup
)

Escolha este modo para minimizar o desfoque causado pelo movimento da câmera quando o espelho é levantado. Para usar o modo de espelhamento, pressione o botão de liberação do botão do modo de liberação e gire o disco do modo de liberação para Mup (espelho para cima). Depois de pressionar o botão de liberação do obturador até a metade para definir o foco e a exposição, pressione o botão de liberação do obturador até o fim para levantar o espelho. Z será exibido no painel de controle; pressione totalmente o botão de liberação do obturador novamente para tirar a foto.

Espelhar para cima

Enquanto o espelho estiver levantado, as fotos não podem ser enquadradas no visor e o foco automático e a medição não serão executados.

Modo Espelho
  • Recomenda-se o uso de um tripé.

  • Para evitar o desfoque causado pelo movimento da câmera, pressione suavemente o botão de liberação do obturador.

  • O espelho abaixa quando o disparo termina.

  • Uma foto será tirada automaticamente se nenhuma operação for realizada por cerca de 30 s após o espelho ser levantado.

  • Na exibição ao vivo, a fotografia é tirada na primeira vez que o botão de liberação do obturador é pressionado até o fim.