Use o S ( Q ) para ajustar a sensibilidade da câmera à luz (sensibilidade ISO). Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo velocidades mais rápidas do obturador ou aberturas menores. Você também tem a opção de ativar o controle automático de sensibilidade ISO, que ajusta automaticamente a sensibilidade se a exposição ideal não puder ser alcançada na configuração selecionada pelo usuário.

Ajustando a sensibilidade ISO

Segure o S ( Q ) e gire o disco de comando principal.

  • Escolha entre valores de ISO 100 a 51200. Configurações de cerca de 0,3 a 1 EV abaixo de ISO 100 e 0,3 a 2 EV acima de ISO 51200 também estão disponíveis.

  • Além das configurações de ISO 100 a 51200, b e todos os modos EFCT diferentes de j também oferecem uma opção X ([ Auto ]). Quando X é selecionado, a câmera ajusta a sensibilidade ISO automaticamente.

Sensibilidades ISO altas

Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo que as fotos sejam tiradas quando a iluminação for fraca e ajudando a evitar o desfoque quando o assunto estiver em movimento. Observe, no entanto, que quanto maior a sensibilidade, maior a probabilidade de a imagem ser afetada por “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.

Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO

Nos modos P , S , A e M , você pode segurar o S ( Q ) e girar o disco de subcomando para escolher se a câmera ajustará automaticamente a sensibilidade ISO se a exposição desejada não puder ser alcançada no valor selecionado pelo do utilizador.

  • Quando o controle automático de sensibilidade ISO estiver ativado, os indicadores ISO AUTO aparecerão no painel de controle e no visor. Quando esses indicadores estiverem acesos (não piscando), as fotos serão tiradas com a sensibilidade selecionada para [ Sensibilidade ISO ]. Quando a sensibilidade for alterada a partir do valor selecionado pelo usuário, os indicadores ISO AUTO piscarão e o valor alterado será mostrado nos displays.

Sensibilidade máxima

Nos modos P , S , A e M , você pode selecionar um limite superior para o controle automático da sensibilidade ISO para evitar que a sensibilidade ISO seja elevada demais. A sensibilidade ISO máxima pode ser selecionada usando o item [Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Controle automático de sensibilidade ISO ] > [ Sensibilidade máxima ] no menu de disparo de fotos.