O rádio AWL está disponível com unidades de flash SB‑5000. Conecte um controle remoto sem fio WR-R10 à câmera e estabeleça uma conexão sem fio entre as unidades de flash e o WR-R10.

Estabelecendo uma conexão sem fio

Antes de usar o rádio AWL, estabeleça uma conexão sem fio entre o WR-R10 e as unidades de flash remotas.

  1. C : Conecte o WR-R10.

    Para obter mais informações, consulte a documentação fornecida com o WR-R10.

  2. C : Selecione [ Rádio AWL ].

    Selecione [ Radio AWL ] para [ Controle do flash ] > [ Opções de flash sem fio ] no menu de disparo de fotos.

    O controle remoto sem fio WR-R10

    Certifique-se de atualizar o firmware do WR-R10 para a versão 3.0 ou posterior; para obter informações sobre atualizações de firmware, consulte o site da Nikon da sua área.

  3. C : Escolha um canal.

    Ajuste o seletor de canal WR-R10 para o canal desejado.

  4. C : Escolha um modo de link.

    Selecione [ Opções de controle remoto sem fio (WR) ] > [ Modo Link ] no menu de configuração e escolha uma das seguintes opções:

    Opção

    Descrição

    [ Emparelhamento ]

    A câmera se conecta apenas a dispositivos com os quais foi emparelhada anteriormente, evitando interferência de sinal de outros dispositivos nas proximidades. Dado que cada dispositivo deve ser emparelhado separadamente, [ PIN ] é recomendado ao conectar a um grande número de dispositivos.

    [ PIN ]

    A comunicação é compartilhada entre todos os dispositivos com o mesmo PIN de quatro dígitos, tornando-se uma boa opção para fotografia com um grande número de dispositivos remotos. Se houver várias câmeras presentes que compartilham o mesmo PIN, as unidades de flash estarão sob o controle exclusivo da câmera que se conectar primeiro, impedindo que todas as outras câmeras se conectem (os LEDs nas unidades WR-R10 conectadas às câmeras afetadas piscarão ).

  5. f : Estabelece uma conexão sem fio.

    Defina as unidades de flash remotas para o modo remoto de rádio AWL e defina os dispositivos para o canal que você selecionou na Etapa 3 e, em seguida, emparelhe cada uma das unidades remotas com o WR-R10 de acordo com a opção selecionada na Etapa 4:

    • [ Emparelhamento ]: Inicie o emparelhamento na unidade remota e pressione o botão de emparelhamento WR-R10. O emparelhamento está concluído quando as luzes LINK no WR-R10 e na unidade de flash piscam em laranja e verde; assim que uma conexão for estabelecida, a luz LINK na unidade de flash remota acenderá em verde.

    • [ PIN ]: Use os controles na unidade de flash remota para inserir o PIN que você selecionou na Etapa 4. A luz LINK na unidade remota acenderá em verde assim que a conexão for estabelecida.

  6. f : Confirme se as luzes de flash pronto para todas as unidades de flash estão acesas.

    No rádio AWL, o indicador de flash pronto acenderá no visor da câmera ou na exibição de informações do flash quando todas as unidades de flash estiverem prontas.

Listando unidades de flash remoto

Para visualizar as unidades de flash atualmente controladas usando o rádio AWL, selecione [ Controle do flash ] > [ Info do flash remoto do rádio ] no menu de disparo de fotos. O identificador (nome da unidade de flash remota) para cada unidade pode ser alterado usando os controles da unidade de flash.

1

Unidade de flash conectada

2

Grupo

3

Indicador pronto para flash

Reconectando

Contanto que o canal, o modo de link e outras configurações permaneçam os mesmos, o WR-R10 se conectará automaticamente às unidades de flash emparelhadas anteriormente quando você selecionar o modo remoto e as etapas 3 a 5 podem ser omitidas. A luz LINK da unidade de flash acende-se a verde quando é estabelecida uma ligação.

Ajustando as configurações do flash

Após selecionar [ Radio AWL ] para [ Controle de flash ] > [ Opções de flash sem fio ] no menu de disparo de fotos, selecione [ Flash de grupo ], [ Controle sem fio rápido ] ou [ Repetição remota ] para [ Controle de flash remoto ] e ajuste as configurações conforme Descrito abaixo.

Flash de grupo

Selecione este item para ajustar as configurações separadamente para cada grupo.

  1. C : Selecione [ Flash de grupo ].

    Selecione [ Flash de grupo ] para [ Controle de flash ] > [ Controle de flash remoto ] no menu de disparo de fotos.

  2. C : Selecione [ Opções de flash de grupo ].

    Destaque [ Opções de flash de grupo ] na tela de controle de flash e pressione 2 .

  3. C : Escolha o modo de controle do flash.

    Escolha o modo de controle do flash e o nível do flash para o flash principal e as unidades de flash em cada grupo:

    Opção

    Descrição

    TTL

    controle de flash i-TTL.

    qUMA

    Abertura automática (disponível apenas com unidades de flash compatíveis).

    M

    Escolha o nível de flash manualmente.

    -- (fora)

    As unidades não disparam e o nível do flash não pode ser ajustado.

  4. f : Agrupe as unidades de flash remotas.

    • Escolha um grupo (A–F) para cada uma das unidades de flash remotas.

    • O flash principal pode controlar até 18 unidades de flash em qualquer combinação.

  5. C / f : Compõe a cena.

    • Componha a fotografia e organize as unidades de flash. Consulte a documentação fornecida com as unidades de flash para obter mais informações.

    • Depois de organizar as unidades, pressione o i na tela de informações do flash ( Alterar as configurações do flash ) e selecione [ c Test flash ] para testar as unidades e confirmar se estão funcionando normalmente.

  6. C : Tire a fotografia.

Controle sem fio rápido

Selecione este item para controlar a compensação geral do flash e o equilíbrio relativo entre os grupos A e B, enquanto define a saída para o grupo C manualmente.

  1. C : Selecione [ Controle sem fio rápido ].

    Selecione [ Controle sem fio rápido ] para [ Controle do flash ] > [ Controle remoto do flash ] no menu de disparo de fotos.

  2. C : Selecione [ Opções de controle sem fio rápido ].

    Destaque [ Opções de controle sem fio rápido ] na tela de controle do flash e pressione 2 .

  3. C : Ajuste as configurações do flash.

    • Escolha o equilíbrio entre os grupos A e B.

    • Ajuste a compensação do flash para os grupos A e B.

    • Escolha um modo de controle de flash e nível de flash para as unidades do grupo C:

      • [ M ]: Escolha o nível de flash manualmente.

      • [ –– ]: As unidades do grupo C não disparam.

  4. f : Agrupe as unidades de flash remotas.

    • Escolha um grupo (A, B ou C).

    • O flash principal pode controlar até 18 unidades de flash em qualquer combinação.

  5. C / f : Compõe a cena.

    • Componha a foto e organize as unidades de flash. Consulte a documentação fornecida com as unidades de flash para obter mais informações.

    • Depois de organizar as unidades, pressione o i na tela de informações do flash ( Alterar as configurações do flash ) e selecione [ c Test flash ] para testar o disparo das unidades e confirmar se estão funcionando normalmente.

  6. C : Tire a fotografia.

Repetição Remota

Quando a “repetição remota” está ativada, as unidades de flash disparam repetidamente enquanto o obturador está aberto, produzindo um efeito de exposição múltipla.

  1. C : Selecione [ Repetição remota ].

    Selecione [ Repetição remota ] para [ Controle do flash ] > [ Controle remoto do flash ] no menu de disparo de fotos.

  2. C : Selecione [ Opções de repetição remota ].

    Destaque [ Opções de repetição remota ] na tela de controle do flash e pressione 2 .

  3. C : Ajuste as configurações do flash.

    • Escolha o nível de flash ([ Saída ]), o número máximo de vezes que as unidades de flash disparam ([ Vezes ]) e o número de vezes que as unidades de flash disparam por segundo ([ Frequência ]).

    • Ative ou desative os grupos selecionados. Selecione [ ON ] para habilitar o grupo selecionado, [ –– ] para desabilitar o grupo selecionado.

  4. f : Agrupe as unidades de flash remotas.

    • Escolha um grupo (A–F) para cada uma das unidades de flash remotas.

    • O flash principal pode controlar até 18 unidades de flash em qualquer combinação.

  5. C / f : Compõe a cena.

    • Componha a fotografia e organize as unidades de flash. Consulte a documentação fornecida com as unidades de flash para obter mais informações.

    • Depois de organizar as unidades, pressione o i na tela de informações do flash ( Alterar as configurações do flash ) e selecione [ c Test flash ] para testar as unidades e confirmar se estão funcionando normalmente.

  6. C : Tire a fotografia.

Adicionando uma unidade de flash montada em sapata

As unidades de flash controladas por rádio ( Radio AWL ) podem ser combinadas com qualquer uma das seguintes unidades de flash montadas na sapata de acessórios da câmera:

  • SB‑5000 : Antes de instalar a unidade de flash, defina-a para o modo de flash mestre controlado por rádio (um d aparecerá no canto superior esquerdo do visor) e escolha o controle de flash de repetição remota ou de grupo. Assim que a unidade estiver instalada, as configurações podem ser ajustadas usando os controles na unidade de flash ou as opções listadas nos menus da câmera em [ Opções de flash de grupo ] > [ Flash mestre ] ou em “M” na tela [ Opções de repetição remota ].

  • SB‑910, SB‑900, SB‑800, SB‑700, SB‑600 : Configure o flash para uso autônomo e use os controles na unidade de flash para ajustar as configurações do flash.

  • SB‑500, SB‑400, SB‑300 : Monte a unidade na câmera e ajuste as configurações usando o item [ Opções de flash de grupo ] > [ Flash mestre ] nos menus da câmera.