Sensibilidade ISO

A sensibilidade da câmera à luz pode ser ajustada de acordo com a quantidade de luz disponível. Escolha entre configurações que variam de ISO 100 e ISO 51200. Configurações de cerca de 0,3 a 1 EV abaixo de ISO 100 e 0,3 a 2 EV acima de ISO 51200 também estão disponíveis para situações especiais. Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo velocidades mais altas do obturador ou aberturas menores.

Ajustando a sensibilidade ISO

Segure o S ( Q ) e gire o disco de comando principal.

  • A opção selecionada é exibida no painel de controle e no visor.

  • b e todos os modos EFCT diferentes de j também oferecem uma sensibilidade ISO de X ([ Auto ]). Quando X é selecionado, a câmera ajusta a sensibilidade ISO automaticamente.

  • Por padrão, as alterações são feitas em incrementos de 3/1 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b1 [ Etapas EV para controle de exposição ].

A opção do menu de disparo de fotos [ Configurações de sensibilidade ISO ]

A sensibilidade ISO também pode ser ajustada usando o item [Configurações de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos.

Sensibilidades ISO altas

Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo que as fotos sejam tiradas quando a iluminação for fraca e ajudando a evitar o desfoque quando o assunto estiver em movimento. Observe, no entanto, que quanto maior a sensibilidade, maior a probabilidade de a imagem ser afetada por “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.

  • O “ruído” pode ser reduzido habilitando a redução de ruído ISO alto. A redução de ruído ISO alto pode ser ativada usando os itens [ NR ISO alto ] nos menus de fotografia e filmagem.

Oi 0,3–Oi 2

Uma definição de [ Hi 0,3 ] corresponde a uma sensibilidade ISO aproximadamente 0,3 EV superior a ISO 51200 (ISO 64000) e [ Hi 2,0 ] a uma sensibilidade ISO aproximadamente 2 EV superior (ISO 204800). Observe que as fotos tiradas com essas configurações são particularmente propensas a “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.

Baixo 0,3–Baixo 1

As configurações [ Lo 0.3 ] a [ Lo 1.0 ] correspondem a sensibilidades ISO 0,3–1 EV abaixo de ISO 100 (equivalente a ISO 80–50). Use para aberturas maiores ou velocidades mais lentas do obturador quando a iluminação for forte. Os destaques podem ficar superexpostos. Na maioria dos casos, são recomendadas sensibilidades ISO de ISO [ 100 ] ou superiores.

Controle automático de sensibilidade ISO

O controle automático de sensibilidade ISO ajusta automaticamente a sensibilidade ISO se a exposição ideal não puder ser alcançada no valor selecionado pelo usuário nos modos P , S , A e M.

Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO

  1. Selecione [ Configurações de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos, realce [ Controle automático de sensibilidade ISO ] e pressione 2 .
  2. Selecione [ Ligado ].
    • Destaque [ Ligado ] e pressione J para ativar o controle automático de sensibilidade ISO. Se for usado um flash, a sensibilidade ISO será ajustada adequadamente.

    • Se [ Off ] for selecionado, a sensibilidade permanecerá fixa no valor selecionado pelo usuário.

  3. Ajuste as configurações.

    • Ajuste as configurações de controle automático de sensibilidade ISO.

      Opção

      Descrição

      [ Sensibilidade máxima ]

      Para evitar que a sensibilidade ISO seja elevada demais, você pode selecionar um limite superior para o controle da sensibilidade ISO; escolha entre valores de ISO 200 a Hi 2. O valor mínimo que será selecionado usando o controle automático de sensibilidade ISO é ISO 100.

      [ Sensibilidade máxima com c ]

      Escolha a sensibilidade ISO máxima para fotografia com flash; as opções variam de ISO 200 a Hi 2. Selecionar [ Igual a sem flash ] define a sensibilidade ISO máxima para fotografia com flash para o valor atualmente selecionado para [ Sensibilidade máxima ].

      [ Velocidade mínima do obturador ]

      Nos modos P e A , o controle automático de sensibilidade ISO só tem efeito se a velocidade do obturador necessária para a exposição ideal cair abaixo desse valor; escolha entre configurações de 1 / 4000 s a 30 s. Se [ Auto ] for selecionado, a câmera escolherá a velocidade mínima do obturador com base na distância focal da lente (somente lentes CPU). Por exemplo, a câmera escolherá automaticamente velocidades mínimas do obturador mais rápidas para evitar o desfoque causado pela trepidação da câmera quando uma lente longa estiver conectada.

      • Para visualizar as opções de seleção automática de velocidade do obturador, realce [ Auto ] e pressione 2 . A seleção automática de velocidade do obturador pode ser ajustada escolhendo mínimos mais rápidos ou mais lentos. Configurações mais rápidas podem ser usadas para reduzir o desfoque ao fotografar assuntos em movimento rápido.

      • As velocidades do obturador podem cair abaixo do mínimo selecionado se a exposição ideal não puder ser alcançada com a sensibilidade ISO escolhida para [ Sensibilidade máxima ].

    • Pressione J para salvar as alterações.

Quando [ Ligado ] for selecionado para [ Controle automático de sensibilidade ISO ], os indicadores ISO AUTO aparecerão no painel de controle e no visor. Quando esses indicadores estiverem acesos (não piscando), as fotos serão tiradas com a sensibilidade selecionada para [ Sensibilidade ISO ]. Quando a sensibilidade for alterada a partir do valor selecionado pelo usuário, os indicadores ISO AUTO piscarão e o valor alterado será mostrado nos displays.

Controle automático de sensibilidade ISO
  • Se o valor atualmente selecionado para [ Sensibilidade ISO ] for maior que o escolhido para [ Sensibilidade máxima ], o valor escolhido para [ Sensibilidade ISO ] servirá como o limite superior para o controle automático da sensibilidade ISO.

  • Durante a fotografia com flash, a velocidade do obturador é limitada ao intervalo definido pelos valores selecionados para as configurações personalizadas e1 [ Velocidade de sincronização do flash ] e e2 [ Velocidade do obturador do flash ]. Se o valor selecionado para [ Velocidade mínima do obturador ] não estiver nesse intervalo, o valor selecionado para a configuração personalizada e2 [ Velocidade do obturador flash ] torna-se a velocidade mínima efetiva do obturador.

  • Se uma lente sem CPU é utilizada sem dados da lente, a velocidade mínima do obturador vai ser fixada em 1/30 s.

  • Se uma unidade de flash opcional estiver instalada, a sensibilidade ISO pode ser aumentada automaticamente quando o controle automático de sensibilidade ISO é usado em combinação com os modos de flash de sincronização lenta, possivelmente impedindo que a câmera selecione velocidades lentas do obturador ( Usando um flash na câmera , Modos Flash ).

Ativando ou Desativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO

Você pode ativar ou desativar [Controle automático de sensibilidade ISO ] pressionando o botão S ( Q ) e girando o disco de subcomando ( Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO ).