Balanço de branco

O balanço de branco garante que as cores não sejam afetadas pela cor da fonte de luz. O balanço de branco automático ( 4 ) é recomendado com a maioria das fontes de luz. Se os resultados desejados não puderem ser alcançados com o balanço de branco automático, escolha uma opção da lista abaixo ou use o balanço de branco predefinido.

  • Em modos diferentes de P , S , A e M , a câmera ajusta o balanço de branco automaticamente de acordo com a cena.

Opção (K * )

Descrição

4 [ Automático ]

O balanço de branco é ajustado automaticamente para resultados ideais com a maioria das fontes de luz. Quando uma unidade de flash opcional é usada, o balanço de branco será ajustado de acordo com a iluminação produzida pelo flash.

i [ Manter branco (reduzir cores quentes) ] (3500–8000 K)

Elimine o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

j [ Manter a atmosfera geral ] (3500–8000 K)

Preserva parcialmente o tom de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

k [ Manter cores de iluminação quentes ] (3500–8000 K)

Preserve o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

D [ Luz natural automática ] (4500–8000 K)

Quando utilizada sob luz natural, esta opção produz cores mais próximas das vistas a olho nu.

H [ Luz solar direta ] (5200 K)

Use com assuntos iluminados pela luz solar direta.

G [ Nublado ] (6000 K)

Use à luz do dia sob céu nublado.

M [ Sombra ] (8000 K)

Use à luz do dia com assuntos na sombra.

J [ Incandescente ] (3000 K)

Use sob iluminação incandescente.

I [ Fluorescente ]

Use sob iluminação fluorescente; escolha o tipo de lâmpada de acordo com a fonte de luz.

[ Lâmpadas de vapor de sódio ] (2700 K)

[ Fluorescente branco quente ] (3000 K)

[ Branco fluorescente ] (3700 K)

[ Fresor-branco fluorescente ] (4200 K)

[ Fluorescente branco diurno ] (5000 K)

[ Fluorescente à luz do dia ] (6500 K)

[ Alta temperatura. vapor de mercúrio ] (7200 K)

5 [ Flash ] (5400 K)

Use com iluminação estroboscópica de estúdio e outras unidades de flash grandes.

K [ Escolha a temperatura de cor ] (2500–10000 K)

Escolha a temperatura da cor na lista de valores ou mantendo Q / g ( U ) e girando o disco de subcomando.

L [ Manual de predefinições ]

Meça o balanço de branco para o assunto ou fonte de luz (pressione e segure o botão Q / g ( U ) para entrar no modo de medição direta, Predefinição Manual ), copie o balanço de branco de uma fotografia existente ou escolha o valor existente segurando o Q / g ( U ) e girando o disco de subcomando.

  • Temperatura de cor. Todos os valores são aproximados e não refletem o ajuste fino (se aplicável).

4 ([ Automático ])

As informações da foto para fotos tiradas usando balanço de branco automático listam a temperatura de cor selecionada pela câmera no momento em que a foto foi tirada. Você pode usar isso como referência ao escolher um valor para [ Escolher temperatura de cor ].

  • Para visualizar os dados de disparo durante a reprodução, vá para [ Opções de exibição de reprodução ] no menu de reprodução e selecione [ Dados de disparo ].

Escolhendo uma opção de balanço de branco

Segure o Q / g ( U ) e gire o disco de comando principal.

As opções para a configuração selecionada, se houver, podem ser selecionadas mantendo pressionado o Q / g ( U ) e girando o disco de subcomando.

Iluminação Flash de Estúdio

4 ([ Auto ]) pode não produzir os resultados desejados com grandes unidades de flash de estúdio. Use o equilíbrio de branco predefinido ou defina o equilíbrio de branco para 5 ([ Flash ]) e use o ajuste fino para ajustar o equilíbrio de branco.

A opção [Equilíbrio de branco]

O equilíbrio de brancos também pode ser ajustado através do item [Equilíbrio de Brancos ] nos menus de fotografia e filmagem.

D ([ Luz Natural Automática ])

D ([ Luz natural auto ]) pode não produzir os resultados desejados sob luz artificial. Escolha 4 ([ Auto ]) ou uma opção que corresponda à fonte de luz.

Ajuste fino do balanço de branco

Usando botões

Se as coordenadas forem exibidas como mostrado, você pode segurar o Q / g ( U ) e usar o seletor múltiplo para ajustar o equilíbrio de branco.

  • Pressione 4 ou 2 para ajustar o equilíbrio de branco no eixo âmbar-azul e 1 ou 3 para ajustar o equilíbrio de branco no eixo verde-magenta.

  • A configuração selecionada entra em vigor quando o Q / g ( U ) é liberado.

Usando os menus

  1. Selecione [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos, destaque a opção desejada e pressione 2 quantas vezes forem necessárias para exibir as opções de ajuste fino.

    Para obter informações sobre o equilíbrio de branco manual predefinido de ajuste fino, consulte “Equilíbrio de branco manual predefinido de ajuste fino” ( Equilíbrio de branco predefinido de ajuste fino ).

  2. Ajuste o balanço de branco.

    • Use o seletor múltiplo para posicionar o cursor na grade. O cursor pode ser movido até seis passos do centro ao longo dos eixos A (âmbar)–B (azul) e G (verde)–M (magenta). O valor selecionado é exibido à direita da grade.

    • O eixo A (âmbar)–B (azul) corresponde à temperatura da cor e é regulado em incrementos de 0,5. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 5 mired.

    • O eixo G (verde)–M (magenta) tem efeitos semelhantes aos filtros de compensação de cor e é regulado em incrementos de 0,25. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 0,05 unidades de densidade difusa.

  3. Pressione J

    Pressione J para salvar as configurações e retornar ao menu de disparo de fotos.

Ajustando o Equilíbrio de Brancos no Menu i

Para ver as opções de equilíbrio de brancos, realce [ Equilíbrio de brancos ] no i e pressione J . Se uma opção diferente de [ Escolher temperatura de cor ] for selecionada, o equilíbrio de branco poderá ser ajustado selecionando uma opção e pressionando 3 até que as opções de ajuste fino sejam exibidas. Os resultados do ajuste fino podem ser visualizados no visor.

Ajuste fino do balanço de branco

As cores nos eixos de ajuste fino são relativas, não absolutas. Por exemplo, mover o cursor para B (azul) quando uma configuração “quente” como J ([ Incandescente ]) for selecionada para balanço de branco tornará as fotografias um pouco mais “frias”, mas não as tornará azuis.

“Mired”

Qualquer alteração na temperatura de cor produz uma diferença maior na cor em temperaturas de cor baixas do que em temperaturas de cor mais altas. Por exemplo, uma mudança de 1.000 K produz uma mudança de cor muito maior em 3.000 K do que em 6.000 K. Mired, calculado pela multiplicação do inverso da temperatura de cor por 10 6 , é uma medida de temperatura de cor que leva essa variação em consideração , e como tal é a unidade usada em filtros de compensação de temperatura de cor. Por exemplo:

  • 4000 K–3000 K (uma diferença de 1000 K)=83 atolado

  • 7.000 K-6.000 K (uma diferença de 1.000 K) = 24 atolados

Escolhendo uma temperatura de cor

Usando botões (somente âmbar-azul)

Para ajustar a temperatura da cor quando [ Escolher temperatura da cor ] estiver selecionado para equilíbrio de brancos, mantenha pressionado o Q / g ( U ) e use o seletor múltiplo ou gire o disco de subcomando.

  • Segure o Q / g ( U ) e gire o disco de subcomando para escolher uma temperatura de cor em mireds.

  • Para destacar um dígito, mantenha pressionado o Q / g ( U ) e pressione 4 ou 2 . Pressione 1 ou 3 para editar o dígito destacado.

  • As alterações se aplicam somente ao eixo A (âmbar)–B (azul).

  • A configuração selecionada entra em vigor quando o Q / g ( U ) é liberado.

Escolha a temperatura da cor

Observe que os resultados desejados não serão obtidos com flash ou iluminação fluorescente. Escolha c ([ Flash ]) ou I ([ Fluorescente ]) para essas fontes. Com outras fontes de luz, faça uma foto de teste para determinar se o valor selecionado é apropriado.

Temperatura de cor

A cor percebida de uma fonte de luz varia com o observador e outras condições. A temperatura de cor é uma medida objetiva da cor de uma fonte de luz, definida com referência à temperatura à qual um objeto teria que ser aquecido para irradiar luz nos mesmos comprimentos de onda. Enquanto fontes de luz com temperatura de cor próxima de 5.000 a 5.500 K aparecem em branco, fontes de luz com temperatura de cor mais baixa, como lâmpadas incandescentes, aparecem levemente amarelas ou vermelhas ( q ). As fontes de luz com uma temperatura de cor mais alta aparecem tingidas de azul ( w ).

Em geral, escolha valores mais baixos se suas fotos tiverem um tom vermelho ou para tornar as cores intencionalmente mais frias, valores mais altos se suas fotos forem tingidas de azul ou para tornar as cores intencionalmente mais quentes.

Usando os menus

A temperatura da cor pode ser selecionada usando as opções [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos. Insira valores para os eixos âmbar-azul e verde-magenta conforme descrito abaixo.

  1. Selecione [ Escolher temperatura de cor ].

    Selecione [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos e, em seguida, realce [ Escolher temperatura de cor ] e pressione 2 .

  2. Selecione valores para âmbar–azul e verde–magenta.

    • Pressione 4 ou 2 para destacar os dígitos no eixo âmbar (A)–azul (B) e pressione 1 ou 3 para alterar.

    • Pressione 4 ou 2 para destacar o valor do eixo verde (G)–magenta (M) e pressione 1 ou 3 para alterar.

  3. Pressione J

    • Pressione J para salvar as alterações e retornar ao menu de disparo de fotos.

    • Se um valor diferente de 0 for selecionado para o eixo verde (G)–magenta (M), um asterisco (“ U ”) aparecerá ao lado do ícone K

Escolhendo a Temperatura da Cor no Menu i

Para visualizar as opções de balanço de branco, realce [ Balanço de branco ] no i e pressione J . Quando [ Escolher temperatura de cor ] é selecionado, as opções de temperatura de cor podem ser visualizadas pressionando 3 .

Manual de predefinição

A predefinição manual é usada para gravar e recuperar configurações personalizadas de balanço de branco para fotografar sob iluminação mista ou para compensar fontes de luz com uma forte projeção de cores. A câmera pode armazenar até seis valores para balanço de branco predefinido nas predefinições d-1 a d-6. Estão disponíveis dois métodos para definir o equilíbrio de brancos predefinido:

Método

Descrição

Medição direta

O objeto cinza ou branco neutro é colocado sob a iluminação que será usada na fotografia final e o balanço de branco é medido pela câmera ( Fotografia do visor ). Durante a exibição ao vivo, o balanço de branco pode ser medido em uma área selecionada do quadro (balanço de branco pontual, Visualização ao vivo (Balanço de branco pontual) ).

Copiar da fotografia existente

O balanço de branco é copiado da foto no cartão de memória ( Copiando o balanço de branco de uma fotografia ).

Fotografia do visor

Antes de medir o equilíbrio de branco:

  • Coloque um objeto cinza ou branco neutro sob a iluminação que será usada na fotografia final. Em configurações de estúdio, um painel cinza padrão de 18% pode ser usado como objeto de referência.

  • Observe que a exposição é aumentada automaticamente em 1 EV quando o equilíbrio de branco é medido usando um objeto de referência branco ou cinza neutro. No modo M , ajuste a exposição para que o indicador de exposição mostre ±0 ( Indicadores de Exposição ).

  1. Mantendo o Q / g ( U ) pressionado, gire o disco de comando principal para selecionar L .

  2. Selecione uma predefinição.

    Pressione o Q / g ( U ) e gire o disco de subcomando até que a predefinição de equilíbrio de branco desejada (d-1 a d-6) seja exibida.

  3. Selecione o modo de medição direta.

    • Solte o Q / g ( U ) brevemente e, em seguida, pressione o botão até que os D no painel de controle e no visor comecem a piscar.

    • No modo de medição direta, o ponto de foco muda para um alvo de balanço de branco conforme mostrado e permanece no centro do quadro.

  4. Antes que os D parem de piscar, fotografe o objeto de referência.

    • Posicione o objeto de referência no alvo de balanço de branco e pressione o botão de liberação do obturador totalmente para baixo para medir um valor de balanço de branco e armazená-lo na predefinição selecionada na Etapa 2.

    • Nenhuma fotografia será gravada; o balanço de branco pode ser medido com precisão mesmo quando a câmera não está em foco.

  5. Verifique os resultados.

    • Se a câmara foi capaz de medir um valor de equilíbrio de branco, C irá piscar no painel de controlo, enquanto o visor mostrará um piscar a . Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para sair para o modo de disparo.

    • Se a iluminação for muito escura ou muito clara, a câmera pode não conseguir medir o equilíbrio de branco. Um piscar b a aparece no painel de controlo e no visor. Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para retornar à Etapa 4 e meça o equilíbrio de branco novamente.

Restrições de tempo na medição do balanço de branco manual predefinido (fotografia com visor)

Se nenhuma operação for realizada durante a fotografia do visor enquanto as telas estiverem piscando, o modo de medição direta terminará no tempo selecionado para a configuração personalizada c2 [ Temporizador de espera ].

Medição do balanço de branco manual predefinido (fotografia do visor)

O balanço de branco manual predefinido não pode ser medido durante a gravação de filme com lapso de tempo ou enquanto você está gravando uma exposição múltipla.

Predefinições protegidas

Se a predefinição atual estiver protegida, a câmera não poderá medir um valor para o balanço de branco manual predefinido; qualquer tentativa de medir o balanço de branco para uma predefinição protegida será acompanhada por um 3 piscando no painel de controle e no visor.

Selecionando uma predefinição
  • Selecionar [ Predefinição manual ] para [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos exibe as predefinições de equilíbrio de branco; realce uma predefinição e pressione J .

  • Se não existir nenhum valor para a predefinição selecionada, o balanço de branco será definido para 5200 K, o mesmo que [ Luz solar direta ].

Medindo o balanço de branco predefinido a partir do menu i

Com a predefinição manual selecionada para equilíbrio de branco, exiba o i , realce [ Equilíbrio de branco ] e, em seguida, pressione e segure J para colocar a câmera no modo de medição direta.

Visualização ao vivo (equilíbrio de branco pontual)

Durante a exibição ao vivo, o balanço de branco pode ser medido a partir de objetos brancos ou cinza em uma área menor do quadro do que seria possível na fotografia com visor, eliminando a necessidade de preparar um objeto de referência ou trocar as lentes durante a fotografia com teleobjetiva.

  • Ao medir o balanço de branco manual predefinido para fotografia com flash, use o visor conforme descrito em “Fotografia do visor” ( Fotografia do visor ).

  1. Mantendo o Q / g ( U ) pressionado, gire o disco de comando principal para selecionar L .

  2. Selecione uma predefinição.

    Pressione o Q / g ( U ) e gire o disco de subcomando até que a predefinição de equilíbrio de branco desejada (d-1 a d-6) seja exibida.

  3. Selecione o modo de medição direta.

    Solte o Q / g ( U ) brevemente e, em seguida, pressione o botão até que o L no monitor comece a piscar.

  4. Enquanto o L estiver piscando, posicione o alvo de equilíbrio de branco pontual ( r ) sobre uma área branca ou cinza do assunto.
    • Para ampliar a área ao redor do alvo ( r ) para um posicionamento mais preciso, pressione o botão X ( T ).

    • Você também pode posicionar o alvo ( r ) tocando no seu assunto no monitor. Tocar no monitor posiciona o alvo ( r ) e mede o equilíbrio de branco no local selecionado. Depois de medir o balanço de branco, vá para a Etapa 6.

  5. Meça um valor para o balanço de branco predefinido pressionando J ou pressionando o botão de liberação do obturador até o fim.
    • Se a câmera for capaz de medir o equilíbrio de branco, o novo valor será refletido na tela.

    • Se a câmera não conseguir medir o equilíbrio de branco, uma mensagem será exibida e a câmera retornará à Etapa 4. Meça o equilíbrio de branco novamente após reposicionar o alvo de equilíbrio de branco ( r ) ou algo semelhante.

  6. Pressione o Q / g ( U ) para sair do modo de medição direta.

    As predefinições de equilíbrio de branco podem ser visualizadas selecionando [ Predefinição manual ] para [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de foto ou filme. A posição dos alvos usados para medir o equilíbrio de branco predefinido é exibida nas predefinições gravadas durante a exibição ao vivo.

Restrições de tempo na medição do balanço de branco manual predefinido (exibição ao vivo)

O tempo disponível para medir o equilíbrio de brancos é o selecionado para a configuração personalizada c4 [ Atraso no desligamento do monitor ] > [ Visualização ao vivo ].

Medição do balanço de branco manual predefinido (exibição ao vivo)

O balanço de branco manual predefinido não pode ser medido enquanto uma exposição múltipla estiver em andamento.

Copiando o balanço de branco de uma fotografia

Siga as etapas abaixo para copiar um valor de balanço de branco de uma fotografia existente para uma predefinição selecionada.

  1. Selecione [ Predefinição manual ].

    Selecione [ Equilíbrio de brancos ] no menu de disparo de fotos, depois realce [ Predefinição manual ] e pressione 2 .

  2. Selecione um destino.

    Realce a predefinição de destino (d-1 a d-6) e pressione X ( T ).

  3. Escolha Selecionar imagem.

    Destaque [ Selecionar imagem ] e pressione 2 .

  4. Realce uma imagem de origem.

    Realce a imagem de origem. Para visualizar a imagem realçada em tamanho cheio, pressione e segure o X ( T ).

  5. Copie o balanço de branco.

    • Pressione J para copiar o valor do balanço de branco da fotografia destacada para a predefinição selecionada.

    • Se a fotografia destacada tiver um comentário, o comentário será copiado para o comentário da predefinição selecionada.

Balanço de branco predefinido de ajuste fino

A predefinição selecionada pode ser ajustada selecionando [ Ajuste fino ] e ajustando o equilíbrio de branco conforme descrito em “Ajuste fino do equilíbrio de branco” ( Ajuste fino do equilíbrio de branco ).

Editar comentário

Para inserir um comentário descritivo de até 36 caracteres para a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ Editar comentário ] no menu de balanço de branco manual predefinido e insira um comentário ( Entrada de texto ).

Proteger

Para proteger a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ Proteger ] no menu de balanço de branco manual predefinido, depois realce [ Ligado ] e pressione J . As predefinições protegidas não podem ser modificadas.