Escolhendo como a câmera define a exposição

A medição determina como a câmera define a exposição. Escolha o método usado e a área medida quando a câmera define a exposição.

  • Em modos diferentes de P , S , A e M , a câmera seleciona o método de medição de acordo com a cena.

Opção

Descrição

L

[ Medição matricial ]

Produz resultados naturais na maioria das situações. A câmera mede uma ampla área do quadro e define a exposição de acordo com a distribuição de tom (brilho), cor, distância e composição para resultados próximos aos vistos pelo olho humano.

M

[ Medição ponderada ao centro ]

A câmera mede todo o quadro, mas atribui o maior peso a uma área no centro (o tamanho da área pode ser selecionado usando a configuração personalizada b4 [ Área central ponderada ]; se uma lente sem CPU ou uma AF-S Fisheye NIKKOR 8–15mm f/3.5–4.5E ED instalada, a área é equivalente a um círculo de 12 mm de diâmetro). Este é o medidor clássico para retratos e é recomendado ao usar filtros com fator de exposição (fator de filtro) superior a 1×.

N

[ Medição pontual ]

A câmera mede um círculo de 4 mm (0,16 pol.) de diâmetro (aproximadamente 1,5% do quadro). O círculo é centrado no ponto de foco atual, tornando possível medir assuntos fora do centro (a câmera medirá o ponto de foco central se uma lente sem CPU ou uma AF-S Fisheye NIKKOR 8–15mm f/3.5–4.5E A lente ED está instalada ou se [ AF de área automática ] estiver ativo; Modo de área AF ). A medição pontual garante que o assunto será exposto corretamente, mesmo quando o fundo for muito mais claro ou mais escuro.

t

[ Medição ponderada em destaque ]

A câmera atribui o maior peso aos destaques. Use para reduzir a perda de detalhes em destaques, por exemplo, ao fotografar artistas sob luz de spot no palco.

Escolhendo uma opção de medição

Segure o W ( Y ) e gire o disco de comando principal.

  • A opção de medição selecionada é exibida no painel de controle e no visor.

[ Medição matricial ] e tipo de lente

O método de medição usado quando [ Medição matricial ] é selecionado varia com a lente.

  • Lentes CPU:

    • Medição matricial de cores 3D III : Disponível com lentes CPU tipo D, E e G. A câmera inclui informações de distância ao calcular a exposição.

    • Medição de matriz de cores III : Disponível com lentes com CPU de tipos diferentes de D, E e G. As informações de distância não estão incluídas.

  • Lentes sem CPU:

    • A medição da matriz de cores está disponível se os dados da lente forem fornecidos usando a opção [ Non-CPU lens data ] no menu de configuração. [ Medição central ponderada ] será usada se os dados da lente não forem fornecidos.

[ Medição Ponderada em Destaque ] e Tipo de Lente

[ Medição ponderada ao centro ] será utilizada se [ Medição ponderada ao destaque ] for selecionado quando estiverem montadas objectivas sem CPU e determinadas objectivas com CPU (objectivas AI-P NIKKOR e objectivas AF de tipos diferentes de D, E ou G).

Exposições de longa duração (somente modo M)

A câmera oferece duas opções para longas exposições: Bulb e Time. Exposições longas podem ser usadas para fotos de fogos de artifício, paisagens noturnas, estrelas ou luzes em movimento.

Velocidade do obturador: Bulb (exposição de 35 segundos)
Abertura: f/25

Velocidade do obturador

Descrição

Lâmpada

O obturador permanece aberto enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado.

Tempo

A exposição começa quando o botão de liberação do obturador é pressionado e termina quando o botão é pressionado uma segunda vez.

  • Para evitar desfoque, use um tripé ou um controle remoto sem fio opcional ou cabo remoto.

  1. Prepare a câmera.

    Monte a câmera em um tripé ou coloque-a em uma superfície estável e nivelada.

  2. Gire o seletor de modo para M.

    Mantendo pressionado o botão de liberação do seletor de modo, gire o seletor de modo para M .

  3. Escolha uma velocidade do obturador.

    • Enquanto os fotômetros estiverem ligados, gire o disco de comando principal para escolher uma velocidade do obturador de Bulb ( A ) ou Tempo ( % ).

    • Os indicadores de exposição não aparecem quando Bulb ( A ) ou Time ( % ) é selecionado.

  4. Abra o obturador.

    • Lâmpada : Depois de focar, pressione o botão de liberação do obturador na câmera ou no cabo remoto opcional ou no controle remoto sem fio até o fim. Mantenha o botão de liberação do obturador pressionado até que a exposição seja concluída.

    • Tempo : Depois de focar, pressione o botão de liberação do obturador até o fim.

  5. Feche o obturador.

    • Bulb : Tire o dedo do botão de liberação do obturador.

    • Tempo : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim.

Longas exposições

Para evitar que a luz que entra através do visor apareça na fotografia ou interfira na exposição, recomendamos que você remova a ocular de borracha e cubra o visor com a tampa da ocular fornecida ( Cubra o visor ). A Nikon recomenda usar uma bateria totalmente carregada ou um adaptador CA opcional e um conector de alimentação para evitar a perda de energia enquanto o obturador estiver aberto. Observe que o ruído (pontos brilhantes, pixels claros com espaçamento aleatório ou neblina) pode estar presente em exposições longas. Pontos brilhantes e neblina podem ser reduzidos escolhendo [ Ligado ] para [ Longa exposição NR ] no menu de disparo de fotos.

Bloqueio de exposição automática

Use o bloqueio de exposição automática para recompor as fotografias depois de definir a exposição para uma área específica do assunto. O bloqueio de exposição é útil quando a área usada para definir a exposição é muito mais clara ou mais escura do que os arredores.

  1. Selecione [ Medição central ponderada ] ou [ Medição pontual ] ( Escolhendo como a câmera define a exposição ).

  2. Bloqueie a exposição.
    • Posicione o assunto no ponto de foco selecionado e pressione o botão de liberação do obturador até a metade. Com o botão de liberação do obturador pressionado até a metade e o assunto posicionado no ponto de foco, pressione o A para travar a exposição (se estiver usando o foco automático, confirme se o I aparece no visor).

    • Enquanto o bloqueio de exposição estiver em vigor, um indicador AE‑L aparecerá no visor.

  3. Recomponha a fotografia.

    Mantendo o A pressionado, recomponha a fotografia e dispare.

Área Medida

Em [ Medição pontual ] ( Escolhendo como a câmera define a exposição ), a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo centrado no ponto de foco selecionado. Em [ Medição ponderada ao centro ], a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo de 12 mm no centro do visor.

Ajustando a velocidade e a abertura do obturador

Enquanto o bloqueio de exposição estiver em vigor, as seguintes configurações podem ser ajustadas sem alterar o valor medido para a exposição:

Modo

Contexto

P

Velocidade e abertura do obturador (programa flexível; Programa Flexível )

S

Velocidade do obturador

UMA

Abertura

  • Os novos valores podem ser confirmados no visor e no painel de controle.

  • Observe que a medição não pode ser alterada enquanto o bloqueio de exposição estiver em vigor.

Compensação de exposição

A compensação de exposição é usada para alterar a exposição do valor sugerido pela câmera, tornando as fotos mais claras ou mais escuras. É mais eficaz quando [ Medição pontual ] ou [ Medição central ponderada ] é selecionado para medição ( Escolhendo como a câmera define a exposição ).

-1 EV

Sem compensação de exposição

+1 EV

Ajustando a compensação de exposição

Segure o E e gire o disco de comando principal.

  • O valor selecionado é exibido no painel de controle e no visor.

  • Escolha entre os valores entre –5 EV (subexposição) e +5 EV (superexposição).

  • Por padrão, as alterações são feitas em incrementos de 3/1 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b1 [ Etapas EV para controle de exposição ].

  • Em geral, valores positivos tornam o assunto mais claro, enquanto valores negativos o tornam mais escuro.

  • O valor atual é exibido no painel de controle e no visor quando o E é pressionado.

    Exibição

    Sem compensação de exposição ( E pressionado)

    -0,3 EV

    +2,0 EV

    Painel de controle

    Visor

  • E e indicadores de exposição aparecerão no painel de controle e no visor. Em modos diferentes de M , o zero (“0”) no centro do indicador de exposição piscará no painel de controle.

  • A exposição normal pode ser restaurada definindo a compensação da exposição para ±0,0. A compensação de exposição não é redefinida quando a câmera é desligada.

Modo M

No modo M , a compensação de exposição afeta apenas o indicador de exposição; a velocidade do obturador e a abertura não mudam.

Usando um Flash

Quando um flash é usado, a compensação de exposição afeta tanto o nível do flash quanto a exposição, alterando o brilho do assunto principal e do fundo. Configuração personalizada e3 [ Comp. exposição. para flash ] pode ser usado para restringir os efeitos da compensação de exposição apenas ao fundo.