Escolhendo um modo de disparo

Para escolher um modo de disparo, mantenha pressionado o botão I e gire o disco de comando principal. A opção selecionada é exibida na tela de disparo e no painel de controle.

Modo

Descrição

P

Auto programado ( P (Auto programado) )

Use para instantâneos e em outras situações em que há pouco tempo para ajustar as configurações da câmera. A câmera escolhe a velocidade do obturador e a abertura automaticamente.

S

Automático com prioridade ao obturador ( S (Automático com prioridade ao obturador) )

Use para congelar ou desfocar o movimento. Você escolhe a velocidade do obturador; a câmera ajusta a abertura automaticamente.

UMA

Automático com prioridade de abertura ( A (Automático com prioridade de abertura) )

Use para desfocar fundos ou focar tanto o primeiro plano quanto o fundo. Você escolhe a abertura; a câmera ajusta a velocidade do obturador automaticamente.

M

Manual ( M (Manual) )

Você controla a velocidade do obturador e a abertura. Escolha uma velocidade do obturador de “Bulb” ou “Time” para exposições longas.

P (Auto Programado)

  • Nesse modo, a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador e a abertura de acordo com um programa integrado para garantir a exposição ideal na maioria das situações.

  • Diferentes combinações de velocidade do obturador e abertura que produzem a mesma exposição podem ser selecionadas girando o disco de comando principal (“programa flexível”).

    • Enquanto o programa flexível está em vigor, um indicador de programa flexível ( U ) é exibido.

    • Para restaurar as configurações padrão de velocidade do obturador e abertura, gire o disco de comando principal até que o indicador não seja mais exibido. O programa flexível também pode ser finalizado escolhendo outro modo ou desligando a câmera.

S (Automático com prioridade ao obturador)

  • Em automático com prioridade ao obturador, você escolhe a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta automaticamente a abertura para uma exposição ideal. Escolha velocidades rápidas do obturador para “congelar” o movimento, velocidades lentas do obturador para sugerir movimento ao desfocar objetos em movimento.

  • Gire o disco de comando principal para definir a velocidade do obturador.

  • A velocidade do obturador pode ser ajustada para valores entre 1 / 32000 s e 30 s.

  • A velocidade do obturador pode ser bloqueada no valor selecionado ( f4: Bloqueio de controle , g3: Bloqueio de controle ).

A (Automático com prioridade de abertura)

  • Em automático com prioridade de abertura, você escolhe a abertura enquanto a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador para uma exposição ideal.

  • A abertura pode ser ajustada girando o disco de subcomando.

  • Os valores mínimo e máximo de abertura variam com a lente.

  • A abertura pode ser bloqueada no valor selecionado ( f4: Bloqueio de controle , g3: Bloqueio de controle ).

M (Manual)

  • Você controla a velocidade do obturador e a abertura. Escolha este modo para exposições de longa duração de motivos como fogos de artifício ou o céu noturno (fotografia “Bulb” ou “Time”, exposições de longa duração (somente modo M) ).

  • A velocidade do obturador e a abertura podem ser ajustadas com referência aos indicadores de exposição girando os discos de comando.

  • Gire o disco de comando principal para escolher a velocidade do obturador. A velocidade do obturador pode ser ajustada para valores entre 1 / 32000 s e 30 s ou para “Bulb” ou “Time” .

  • A abertura pode ser ajustada girando o disco de subcomando.

  • Os valores mínimo e máximo de abertura variam com a lente.

  • A velocidade do obturador e a abertura podem ser bloqueadas nos valores selecionados ( f4: Bloqueio de controle , g3: Bloqueio de controle ).

Indicadores de exposição

Os indicadores de exposição no monitor, visor e painel de controle mostram se a fotografia seria sub ou superexposta nas configurações atuais. Os indicadores de exposição podem ser lidos da seguinte forma (a exibição varia de acordo com a opção selecionada para a configuração personalizada b2 [ Etapas EV para controle de exposição ]):

Tela

[ Passo 1/3 ] selecionado para [ Passos EV para controle de exposição ]

Exposição ideal

Subexposta por 1/3 EV

Superexposto por mais de 3 1 / 3 EV

Monitor

Visor/painel de controle

A orientação dos indicadores de exposição pode ser revertida usando a configuração personalizada f7 [ Inverter indicadores ].

Aviso de exposição

Os visores piscarão se as configurações selecionadas excederem os limites do sistema de medição de exposição.

Velocidades estendidas do obturador

Para velocidades do obturador tão lentas quanto 900 s (15 minutos), selecione [ ON ] para a Configuração Personalizada d5 [ Velocidades do obturador estendidas (M) ].

Exposições longas

Em velocidades inferiores a 1 s, a velocidade do obturador exibida pela câmera pode diferir do tempo de exposição real. Os tempos de exposição reais em velocidades do obturador de 15 e 30 segundos, por exemplo, são respectivamente 16 e 32 segundos. O tempo de exposição corresponderá novamente à velocidade do obturador selecionada em velocidades de 60 segundos e mais lentas.

Controle Automático de Sensibilidade ISO (Modo M )

Se o controle automático de sensibilidade ISO ( Auto ISO Sensitivity Control ) estiver ativado, a sensibilidade ISO será ajustada automaticamente para a exposição ideal na velocidade do obturador e abertura selecionadas.

Exposições de longa duração (somente modo M)

A câmera oferece duas opções para longas exposições: “Bulb” e “Time”. Exposições longas podem ser usadas para fotos de fogos de artifício, paisagens noturnas, estrelas ou luzes em movimento.

Uma exposição de 35 segundos a uma velocidade do obturador de “Bulb” e uma abertura de f/25

Velocidade do obturador

Descrição

Lâmpada

O obturador permanece aberto enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado.

Tempo

A exposição começa quando o botão de liberação do obturador é pressionado e termina quando o botão é pressionado uma segunda vez.

  1. Mantenha a câmera estável, por exemplo, usando um tripé.

  2. Segure o botão I e gire o disco de comando principal para selecionar o modo M .

  3. Gire o disco de comando principal para escolher uma velocidade do obturador de Bulb (“Bulb”) ou Time (“Time”).

    Lâmpada

    Tempo

    Observe que os indicadores de exposição não são exibidos em uma velocidade do obturador de Bulb ou Time .

  4. Foque e inicie a exposição.

    • “Bulb” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição. Mantenha o botão de liberação do obturador pressionado durante a exposição.

    • “Tempo” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição.

  5. Terminar a exposição.

    • “Bulb” : Levante o dedo do botão de liberação do obturador.

    • “Time” : Pressione totalmente o botão de liberação do obturador uma segunda vez.

Longas exposições
  • Observe que “ruído” (pontos claros, pixels claros com espaçamento aleatório ou neblina) pode estar presente em exposições longas.

  • Pontos brilhantes e neblina podem ser reduzidos escolhendo [ ON ] para [ Longa exposição NR ] no menu de disparo de fotos.

  • A Nikon recomenda o uso de uma bateria totalmente carregada, o adaptador CA de carregamento fornecido ou um adaptador CA opcional e um conector de alimentação para evitar perda de energia durante exposições longas.

  • Para evitar a desfocagem, recomenda-se a utilização de um tripé ou de um dispositivo como um cabo remoto opcional ou um controlador remoto sem fios.

Bloqueio de exposição automática

Use o bloqueio de exposição automática para recompor as fotografias depois de definir a exposição para uma área específica do assunto. O bloqueio de exposição é útil quando a área usada para definir a exposição é muito mais clara ou mais escura do que os arredores.

  1. Com o assunto posicionado no ponto de foco selecionado e o botão de liberação do obturador pressionado até a metade, pressione o centro do subseletor para travar a exposição.
    • Enquanto o centro do subseletor é pressionado, a exposição será bloqueada no valor medido em uma área do assunto determinada pela opção de medição selecionada.

    • Um ícone AE-L aparecerá na tela de disparo.

    • Se o foco automático estiver ativado, o foco também será bloqueado.

  2. Mantendo pressionado o centro do subseletor, recomponha a fotografia e dispare.

Bloqueando a exposição com o botão de liberação do obturador

Se [ Ligado (meia pressão) ] for selecionado para a configuração personalizada c1 [ Botão de liberação do obturador AE-L ], a exposição será bloqueada enquanto o botão de liberação do obturador for pressionado até a metade.

Área Medida
  • Com [ Medição pontual ], a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo centrado no ponto de foco atual.

  • Com [ Medição ponderada ao centro ], a exposição será bloqueada no valor medido em um círculo de 12 mm no centro da tela.

Ajustando a velocidade e a abertura do obturador

As seguintes configurações podem ser ajustadas enquanto o centro do subseletor é pressionado:

Modo

Contexto

P

Velocidade e abertura do obturador (programa flexível; P (Auto Programado) )

S

Velocidade do obturador

UMA

Abertura

  • Os novos valores podem ser confirmados na tela de disparo e no painel de controle.

Compensação de exposição

A compensação de exposição é usada para alterar a exposição do valor sugerido pela câmera. Ele pode ser usado para tornar as imagens mais claras ou mais escuras.

-1 EV

Sem compensação de exposição

+1 EV

Ajustando a compensação de exposição

Segure o botão E e gire um disco de comando.

  • Escolha entre os valores entre –5 EV (subexposição) e +5 EV (superexposição). Valores entre –3 EV e +3 EV estão disponíveis no modo de vídeo.

  • Nas configurações padrão, as alterações na compensação de exposição são feitas em incrementos de 1/3 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b2 [ Etapas EV para controle de exposição ].

  • Valores mais altos tornam o assunto mais claro, valores mais baixos mais escuros.

  • Os ícones E e os indicadores de exposição aparecem na tela de disparo e no painel de controle. Em modos diferentes de M , o zero (“ 0 ”) no centro do indicador de exposição pisca. O valor atual para compensação de exposição pode ser confirmado pressionando o botão E

    Monitor

    Visor

    Painel de controle

  • A exposição normal pode ser restaurada definindo a compensação da exposição para ±0,0. A compensação de exposição não é redefinida quando a câmera é desligada.

Modo M
Usando um Flash

Quando um flash opcional é usado, a compensação de exposição afeta tanto o nível do flash quanto a exposição, alterando o brilho do assunto principal e do fundo; se desejado, o efeito pode ser restrito ao fundo usando a configuração personalizada e3 [ Comp. exposição. para flash ].