Sobre o balanço de branco

O balanço de branco garante que as cores pareçam naturais, independentemente da cor da fonte de luz. A configuração padrão ( 4 ) é adequada para uso com a maioria das fontes de luz, mas se não produzir os resultados desejados, outras configurações podem ser selecionadas de acordo com o clima ou a fonte de luz.

Ajustando o equilíbrio de branco

Para escolher uma opção de balanço de branco, segure o botão U e gire o disco de comando principal. A opção selecionada é mostrada por um ícone na tela de disparo.

As opções para a configuração selecionada, se houver, podem ser selecionadas segurando o botão U e girando o disco de subcomando.

Opção

Temperatura de cor *

Descrição

4 [ Automático ]

A câmera ajusta o balanço de branco para resultados ideais com a maioria das fontes de luz. Se for utilizada uma unidade de flash opcional, o equilíbrio de brancos será ajustado de acordo com as condições em vigor quando o flash disparar.

i [ Manter branco (reduzir cores quentes) ]

Aproximadamente. 3500–8000K

Elimine o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

j [ Manter a atmosfera geral ]

Aproximadamente. 3500–8000K

Preservar parcialmente o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

k [ Mantenha cores de iluminação quentes ]

Aproximadamente. 3500–8000K

Preserve o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.

D [ Luz natural automática ]

Aproximadamente. 4500–8000K

O balanço de branco é ajustado para fontes de luz não artificiais, produzindo cores mais realistas do que [ Auto ] quando usado sob luz natural.

H [ Luz solar direta ]

Aproximadamente. 5200K

Use com assuntos iluminados pela luz solar direta.

G [ Nublado ]

Aproximadamente. 6000K

Use à luz do dia sob céu nublado.

M [ Sombra ]

Aproximadamente. 8000K

Use à luz do dia com assuntos na sombra.

J [ Incandescente ]

Aproximadamente. 3000K

Use sob iluminação incandescente.

I [ Fluorescente ]

Use sob iluminação fluorescente; escolha o tipo de lâmpada de acordo com a fonte de luz.

[ Frio-branco fluorescente ]

Aproximadamente. 4200K

[ Dia branco fluorescente ]

Aproximadamente. 5.000K

[ Luz do dia fluorescente ]

Aproximadamente. 6500K

5 [ Flash ]

Aproximadamente. 5400K

Use para fotografia com flash.

K [ Escolher temperatura de cor ]

Aproximadamente. 2500–10000K

Seleção direta de temperatura de cor.

  • Para escolher uma temperatura de cor, segure o botão U e gire o disco de subcomando.

L [ Manual predefinido ]

Meça o equilíbrio de branco diretamente de um assunto ou fonte de luz ou copie o equilíbrio de branco de uma fotografia existente.

  • Para escolher uma predefinição de balanço de branco, segure o botão U e gire o disco de subcomando.

  • Para entrar no modo de medição direta, pressione e segure o botão U ( Preset Manual ).

  • Valores quando o ajuste fino é definido como 0.

D [ Luz Natural Automática ]

D [ Natural light auto ] pode não produzir os resultados desejados sob luz artificial. Escolha 4 [ Auto ] ou uma opção que corresponda à fonte de luz.

Iluminação Flash de Estúdio

4 [ Auto ] pode não produzir os resultados desejados com grandes unidades de flash de estúdio. Use o equilíbrio de branco manual predefinido ou defina o equilíbrio de branco para 5 [ Flash ] e use o ajuste fino para ajustar o equilíbrio de branco.

Auto
  • A página de informações da foto [ Dados básicos de disparo ] para fotos tiradas com 4 [ Auto ] ou D [ Luz natural auto ] selecionado para balanço de branco lista a temperatura de cor selecionada pela câmera no momento em que a foto foi tirada ( Dados de disparo ). Você pode usar isso como referência ao escolher um valor para K [ Escolher temperatura de cor ].

  • Para visualizar a página [ Dados de disparo básicos ] durante a reprodução, vá para [ Opções de exibição de reprodução ] no menu de reprodução e marque ( M ) ao lado de [ Dados de disparo ] e [ Dados de disparo básicos ].

As opções de [ Balanço de branco ]

O balanço de branco também pode ser ajustado nos menus de fotografia e gravação de vídeo.

Temperatura de cor

A cor percebida de uma fonte de luz varia com o observador; alguns podem ter um tom vermelho, enquanto outros aparecem em azul. A temperatura de cor é uma medida objetiva da cor de uma fonte de luz, expressa em Kelvins (K). Quanto mais baixa a temperatura de cor, mais vermelho é o elenco ( q ); quanto mais alta a temperatura, mais azul é o elenco ( w ).

Escolhendo uma temperatura de cor

Em geral, escolha valores mais baixos se suas fotos tiverem um tom vermelho ou para tornar as fotos intencionalmente mais azuis, valores mais altos se suas fotos forem tingidas de azul ou para tornar as fotos intencionalmente mais vermelhas.

Ajuste fino do balanço de branco

  1. Selecione [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos, destaque a opção desejada e pressione 2 quantas vezes forem necessárias para exibir as opções de ajuste fino.

    Para obter informações sobre o ajuste fino do balanço de branco [ Predefinição manual ], consulte “Ajuste fino do balanço de branco manual predefinido” ( Ajuste fino do balanço de branco manual predefinido ).

  2. Ajuste o balanço de branco.

    • Use o seletor múltiplo para posicionar o cursor na grade. O cursor pode ser movido até seis passos do centro ao longo dos eixos A (âmbar)–B (azul) e G (verde)–M (magenta). O valor selecionado é exibido à direita da grade.

    • O eixo A (âmbar)–B (azul) corresponde à temperatura da cor e é regulado em incrementos de 0,5. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 5 mired.

    • O eixo G (verde)–M (magenta) tem efeitos semelhantes aos filtros de compensação de cor e é regulado em incrementos de 0,25. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 0,05 unidades de densidade difusa.

  3. Salve as alterações.

    • Pressione J para salvar as alterações e sair para os menus.

    • Se o equilíbrio de branco tiver sido ajustado, um asterisco (“ U ”) aparecerá no ícone de equilíbrio de branco.

O i

Pressionar J quando [ Equilíbrio de branco ] estiver realçado no menu i exibe uma lista de opções de equilíbrio de branco. Se uma opção diferente de K [ Escolher temperatura da cor ] estiver realçada, as opções de ajuste fino podem ser exibidas pressionando 3 . Quaisquer alterações nas opções de ajuste fino podem ser visualizadas na tela.

G

Aumentar verde

B

Aumentar azul

UMA

Aumentar âmbar

M

Aumentar magenta

  • Toque nas setas na tela ou use o seletor múltiplo para ajustar o equilíbrio de branco.

  • Pressione J para salvar as alterações e retornar ao menu i .

  • Se o equilíbrio de branco tiver sido ajustado, um asterisco (“ U ”) aparecerá no ícone de equilíbrio de branco.

A Exibição de Informações

Para escolher uma configuração de equilíbrio de branco usando os discos de comando, pressione o botão U enquanto as informações de disparo são exibidas. A configuração selecionada pode ser ajustada usando o seletor múltiplo enquanto o botão U é pressionado.

Ajuste fino do balanço de branco

As cores nos eixos de ajuste fino são relativas, não absolutas. Selecionar mais de uma cor em um determinado eixo não resulta necessariamente na exibição dessa cor nas imagens. Por exemplo, mover o cursor para B (azul) quando uma configuração “quente” como J [ Incandescent ] for selecionada tornará as imagens um pouco mais “frias”, mas não as tornará azuis.

“Atolado”

Os valores em mired são calculados multiplicando o inverso da temperatura de cor por 10 6 . Qualquer alteração na temperatura de cor produz uma diferença maior na cor em temperaturas de cor baixas do que em temperaturas de cor mais altas. Por exemplo, uma mudança de 1.000 K produz uma mudança de cor muito maior em 3.000 K do que em 6.000 K. Mired é uma medida de temperatura de cor que leva essa variação em consideração e, como tal, é a unidade usada em filtros de compensação de temperatura de cor .

Ex: Mudança na temperatura de cor (em Kelvin): Valor em mired

  • 4.000 K – 3.000 K = 1.000 K: 83 atolados

  • 7.000 K – 6.000 K = 1.000 K: 24 atolados

Escolhendo uma temperatura de cor

Usando os menus

Escolha uma temperatura de cor inserindo valores para os eixos A (âmbar)–B (azul) e G (verde)–M (magenta).

  1. Selecione [ Equilíbrio de brancos ] no menu de disparo de fotos e, em seguida, realce K [ Escolher temperatura da cor ] e pressione 2 .

  2. Escolha uma temperatura de cor.

    • Pressione 4 ou 2 para destacar os dígitos no eixo âmbar (A)–azul (B) e pressione 1 ou 3 para alterar.

    • Pressione 4 ou 2 para destacar o valor do eixo verde (G)–magenta (M) e pressione 1 ou 3 para alterar.

  3. Salve as alterações.

    • Pressione J para salvar as alterações e sair para os menus.

    • Se um valor diferente de 0 for selecionado para o eixo verde (G)–magenta (M), um asterisco (“ U ”) aparecerá no ícone de balanço de branco.

Usando botões (somente âmbar-azul)

Para ajustar a temperatura da cor quando [ Escolher temperatura da cor ] estiver selecionado para equilíbrio de brancos, mantenha pressionado o botão U e use o seletor múltiplo ou gire o disco de subcomando.

  • Segure o botão U e gire o disco de subcomando para escolher uma temperatura de cor em mireds.

  • Para destacar um dígito, mantenha pressionado o botão U e pressione 4 ou 2 . Pressione 1 ou 3 para editar o dígito destacado.

  • As alterações se aplicam apenas ao eixo A (âmbar)–B (azul).

  • A configuração selecionada entra em vigor quando o botão U é liberado.

Cuidados: Seleção de Temperatura de Cor
  • Não use a seleção de temperatura de cor com fontes de luz fluorescente; em vez disso, use a opção I [ Fluorescente ].

  • Ao usar a seleção de temperatura de cor com outras fontes de luz, faça uma foto de teste para determinar se o valor selecionado é apropriado.

O i

Pressionar J quando [ Equilíbrio de branco ] estiver realçado no menu i exibe uma lista de opções de equilíbrio de branco. Quando K [ Escolher temperatura de cor ] estiver realçado, as opções de temperatura de cor podem ser visualizadas pressionando 3 .

Valor para o eixo Âmbar-Azul

Valor para o eixo Verde-Magenta

  • Pressione 4 ou 2 para destacar os dígitos no eixo A–B (âmbar–azul). Você também pode destacar o eixo G–M (verde–magenta).

  • Pressione 1 ou 3 para editar o item selecionado.

  • Pressione J para salvar as alterações e retornar ao menu i .

  • Se um valor diferente de 0 for selecionado para o eixo verde (G)–magenta (M), um asterisco (“ U ”) aparecerá no ícone de balanço de branco.

Manual de predefinição

Configurações de balanço de branco como 4 [ Auto ], J [ Incandescente ] e K [ Escolher temperatura de cor ] podem não produzir os resultados desejados sob iluminação mista ou iluminação com forte projeção de cor. Caso isso ocorra, o balanço de branco pode ser definido para um valor medido sob a fonte de luz usada na fotografia final. Estão disponíveis dois métodos para definir o equilíbrio de brancos predefinido:

Método

Descrição

Medição direta

Meça o equilíbrio de branco em uma área selecionada do quadro ( Medição direta ).

Copiando um valor de uma fotografia existente

Copie o equilíbrio de branco de uma foto em um cartão de memória ( Copiando o equilíbrio de branco de uma fotografia ).

Predefinições de equilíbrio de branco

As alterações nas predefinições de balanço de branco d-1 a d-6 se aplicam a todos os bancos do menu de disparo (A–D). Por exemplo, as alterações nas predefinições feitas ao selecionar o banco do menu de disparo A também se aplicam aos bancos do menu de disparo B a D.

Medição direta

A câmera pode armazenar até seis valores para o balanço de branco manual predefinido.

  1. Segure o botão U e gire o disco de comando principal para selecionar L .

  2. Selecione uma predefinição.

    Segure o botão U e gire o disco de subcomando até que a predefinição de equilíbrio de branco desejada (d-1 a d-6) seja exibida.

  3. Selecione o modo de medição direta.
    • Solte o botão U brevemente e, em seguida, pressione o botão U até que o ícone L no monitor comece a piscar.

    • Um alvo de balanço de branco ( r ) aparecerá no centro do quadro.

  4. Posicione o alvo do balanço de branco ( r ) sobre um objeto branco ou cinza e meça um valor para o balanço de branco manual predefinido.
    • Posicione o alvo ( r ) usando o seletor múltiplo.

    • Para medir o equilíbrio de brancos, pressione totalmente o botão de liberação do obturador ou pressione J .

    • Você também pode posicionar o alvo ( r ) e medir o equilíbrio de branco tocando no visor.

    • A seleção do alvo não estará disponível se uma unidade de flash opcional estiver instalada. Enquadre a foto de forma que o objeto de referência branco ou cinza fique no centro da tela.

    • Se a câmera não conseguir medir o equilíbrio de branco, uma mensagem será exibida e a câmera retornará ao modo de medição direta. Tente medir o equilíbrio de branco novamente, por exemplo, com o alvo ( r ) posicionado sobre uma área diferente do assunto.

  5. Pressione o botão i para sair do modo de medição direta.

O menu de balanço de branco manual predefinido

O menu de balanço de branco manual predefinido pode ser acessado selecionando [ Balanço de branco ] > L [ Manual predefinido ] no menu de disparo de fotos. O menu de balanço de branco manual predefinido oferece opções para copiar valores para balanço de branco manual predefinido de uma fotografia existente ou adicionar comentários ou proteger predefinições de balanço de branco.

Predefinições protegidas

As predefinições de balanço de branco indicadas pelos ícones g são protegidas e não podem ser alteradas.

Manual de predefinições: Selecionando uma predefinição
  • No envio, as predefinições d-1 a d-6 são definidas para 5200 K, equivalente à opção de balanço de branco H [ Luz solar direta ].

  • As predefinições de equilíbrio de branco podem ser visualizadas selecionando [ Equilíbrio de branco ] > L [ Predefinição manual ] no menu de disparo de fotos. Para recuperar um valor armazenado, realce uma predefinição usando o seletor múltiplo e pressione J .

Modo de medição direta

O modo de medição direta terminará se nenhuma operação for realizada no tempo selecionado para a configuração personalizada c3 [ Atraso no desligamento ] > [ Temporizador de espera ].

Medindo o equilíbrio de branco

O balanço de branco manual predefinido não pode ser medido durante a captura de quadros em alta velocidade ou exposições múltiplas.

Copiando o balanço de branco de uma fotografia

Siga as etapas abaixo para copiar um valor de balanço de branco de uma fotografia existente para uma predefinição selecionada.

  1. Selecione [ Equilíbrio de brancos ] no menu de disparo de fotos, depois realce [ Predefinição manual ] e pressione 2 .
  2. Selecione um destino.
    • Usando o seletor múltiplo, realce a predefinição de destino (d-1 a d-6).

    • Pressione X para visualizar o menu de balanço de branco manual predefinido.

  3. Escolha [ Selecionar imagem ].

    Destaque [ Selecionar imagem ] e pressione 2 para visualizar as imagens no cartão de memória atual.

  4. Realce a imagem de origem.
    • Realce a imagem desejada usando o seletor múltiplo.

    • Para ver a imagem realçada em tamanho cheio, pressione e segure o botão X

  5. Copie o balanço de branco.

    • Pressione J para copiar o valor do balanço de branco da fotografia destacada para a predefinição selecionada.

    • Se a fotografia destacada tiver um comentário, o comentário será copiado para o comentário da predefinição selecionada.

Balanço de branco manual predefinido de ajuste fino

A predefinição selecionada pode ser ajustada selecionando [ Fine-tune ] no menu de balanço de branco manual predefinido.

“Editar comentário”

Para inserir um comentário descritivo de até 36 caracteres para a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ Editar comentário ] no menu de balanço de branco manual predefinido. Insira um comentário conforme descrito em “Entrada de texto” ( Entrada de texto ).

"Proteger"

Para proteger a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ ON ] para [ Proteger ] no menu de balanço de branco manual predefinido. A predefinição não pode ser modificada enquanto [ ON ] estiver selecionado para [ Proteger ].