Sobre a sensibilidade ISO

A sensibilidade da câmera à luz (sensibilidade ISO) pode ser ajustada de acordo com a quantidade de luz disponível. Em geral, escolher valores mais altos permite velocidades mais rápidas do obturador na mesma abertura. Escolha entre as configurações de ISO 64 a 25600. Configurações estendidas de cerca de 0,3 a 1 EV (equivalente a ISO 32) abaixo de ISO 64 e 0,3 a 2 EV (equivalente a ISO 102400) acima de ISO 25600 também estão disponíveis.

Ajustando a sensibilidade ISO

Segure o botão S ( Q ) e gire o disco de comando principal.

  • Sua seleção é mostrada na tela de disparo e no painel de controle.

  • Nas configurações padrão, as alterações na sensibilidade ISO são feitas em incrementos de 1/3 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b1 [ Valor do passo da sensibilidade ISO ].

Sensibilidades ISO altas

Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo que as fotos sejam tiradas quando a iluminação for fraca e ajudando a evitar o desfoque quando o assunto estiver em movimento. Observe, no entanto, que quanto maior a sensibilidade, maior a probabilidade de a imagem ser afetada por “ruído” na forma de pixels brilhantes, neblina ou linhas aleatoriamente espaçados.

  • O “ruído” pode ser reduzido habilitando a redução de ruído ISO alto. A redução de ruído ISO alto pode ser ativada usando os itens [ NR ISO alto ] nos menus de disparo de fotos e gravação de vídeo.

A opção do menu de disparo de fotos [ Configurações de sensibilidade ISO ]

A sensibilidade ISO também pode ser ajustada usando o item [ Configurações de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos.

Oi 0,3-Oi 2,0

Uma configuração de [ Hi 0,3 ] corresponde a uma sensibilidade ISO aproximadamente 0,3 EV superior a ISO 25600 (equivalente a ISO 32000) e [ Hi 2,0 ] a uma sensibilidade ISO aproximadamente 2 EV superior (equivalente a ISO 102400). Observe que as fotos tiradas com essas configurações são particularmente propensas a “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.

Baixo 0,3–Baixo 1,0

[ Lo 0.3 ] corresponde a uma sensibilidade ISO cerca de 0,3 EV abaixo de ISO 64 (equivalente a ISO 50). [ Lo 1.0 ] é aproximadamente 1 EV abaixo de ISO 100 (equivalente a ISO 32). Use para aberturas maiores ou velocidades mais lentas do obturador quando a iluminação for forte. Os destaques podem ficar superexpostos. Na maioria dos casos, são recomendadas sensibilidades ISO de ISO [ 64 ] ou superiores.

Controle automático de sensibilidade ISO

O controle automático de sensibilidade ISO ajusta automaticamente a sensibilidade ISO se a exposição ideal não puder ser alcançada no valor selecionado pelo usuário. Você pode selecionar um limite superior para o controle automático da sensibilidade ISO (100–Hi 2.0) para evitar que a sensibilidade ISO seja elevada demais.

Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO

  • Segure o botão S e gire o disco de subcomando para selecionar entre ISO AUTO (controle automático de sensibilidade ISO ativado) e ISO (controle automático de sensibilidade ISO desativado).

  • Quando o controle automático de sensibilidade ISO está ativado, a tela de disparo mostrará ISO AUTO e o painel de controle ISO-A . Quando a sensibilidade for alterada do valor selecionado pelo usuário, a sensibilidade ISO será mostrada nos displays.

    Monitor

    Painel de controle

  • A sensibilidade máxima pode ser ajustada usando o item [ Configurações de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos.

Cuidados: Controle Automático de Sensibilidade ISO
  • Se o valor atualmente selecionado para [ Sensibilidade ISO ] for maior do que o escolhido para [ Sensibilidade máxima ], o valor escolhido para [ Sensibilidade ISO ] servirá como o limite superior para o controle automático da sensibilidade ISO.

  • Durante a fotografia com flash, a velocidade do obturador é limitada ao intervalo definido pelos valores selecionados para as configurações personalizadas e1 [ Velocidade de sincronização do flash ] e e2 [ Velocidade do obturador do flash ]. Se o valor selecionado para [ Velocidade mínima do obturador ] não estiver nesse intervalo, o valor selecionado para a configuração personalizada e2 [Velocidade do obturador flash ] torna-se a velocidade mínima efetiva do obturador.

  • Exceto no modo M , os vídeos são gravados usando o controle automático de sensibilidade ISO. O controle automático de sensibilidade ISO pode ser ativado para gravação de vídeo no modo M selecionando [ ON ] para [ Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Controle ISO automático (modo M) ] no menu de gravação de vídeo.