1. Monte uma unidade de flash na sapata de acessórios da câmera.

    Consulte a documentação fornecida com cada Speedlight para obter informações sobre como montar a unidade na câmera.

  2. Ligue a câmera e a unidade de flash.

    O flash começará a carregar; o indicador de flash pronto ( c ) aparecerá na tela de disparo quando o carregamento estiver concluído.

  3. Escolha o modo de controle do flash ( Flash Control Mode ) e o modo flash ( Flash Modes ).

  4. Ajuste a velocidade do obturador e a abertura.

  5. Tirar fotos.

Velocidade do obturador

A velocidade do obturador pode ser definida da seguinte forma quando uma unidade de flash opcional é usada:

Modo de disparo

Velocidade do obturador

P , A

Definido automaticamente pela câmera ( 1 / 200 s– 1 / 60 s) *

S

1 / 200 s–30 s

M

1/200 s –30 s, Bulbo , Tempo

  • A velocidade do obturador pode ser definida como lenta como 30 s se sincronização lenta, sincronização lenta de cortina traseira ou sincronização lenta com redução de olhos vermelhos for selecionada para o modo de flash.

Cuidado: unidades de flash de terceiros

A câmera não pode ser usada com unidades de flash que aplicariam tensões acima de 250 V aos contatos X da câmera ou contatos de curto-circuito na sapata de acessórios. O uso de tais unidades de flash pode não apenas interferir na operação normal da câmera, mas também danificar os circuitos de sincronização do flash da câmera e/ou do flash.

Controle de Flash i-TTL

Quando uma unidade de flash opcional que suporta o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon é conectada e configurada para TTL, a câmera usa pré-flashes de monitor para controle de flash balanceado ou padrão “i-TTL fill-flash”. O controle de flash i-TTL não está disponível com unidades de flash que não suportam o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon. A câmera suporta os seguintes tipos de controle de flash i-TTL:

Controle de flash

Descrição

flash de enchimento balanceado i-TTL

A câmera usa o controle de flash “i-TTL balanceado com flash de preenchimento” para um equilíbrio natural entre o assunto principal e a iluminação de fundo do ambiente. Depois que o botão de liberação do obturador é pressionado e imediatamente antes do flash principal, a unidade de flash emite uma série de pré-flashes de monitoração que a câmera usa para otimizar a saída do flash para um equilíbrio entre o assunto principal e a iluminação de fundo do ambiente.

Flash de preenchimento i-TTL padrão

A saída do flash é ajustada para trazer a iluminação do quadro para um nível padrão; o brilho do fundo não é levado em consideração. Recomendado para fotos em que o assunto principal é enfatizado em detrimento dos detalhes do fundo ou quando a compensação de exposição é usada.

  • O flash de enchimento i-TTL padrão é ativado automaticamente quando [ Medição pontual ] é selecionado.

O terminal de sincronização

Um cabo de sincronização pode ser conectado ao terminal de sincronização (que possui uma porca de travamento JIS-B) conforme necessário. Não conecte outra unidade de flash através de um cabo de sincronização ao realizar a fotografia com flash de sincronização de cortina traseira com uma unidade de flash montada na sapata de acessórios da câmera.