Armazenamento de longo prazo

Quando a câmera não for usada por um longo período, remova a bateria. Antes de remover a bateria, confirme se a câmera está desligada.

Não guarde a câmera em locais que:

  • são mal ventilados ou sujeitos a umidades superiores a 60%,

  • estão próximos a equipamentos que produzem campos eletromagnéticos fortes, como televisores ou rádios, ou

  • estão expostos a temperaturas acima de 50 °C (122 °F) ou abaixo de −20 °C (−4 °F).

Limpeza

O procedimento varia de acordo com a parte que requer limpeza. Os procedimentos são detalhados a seguir.

  • Não use álcool, diluente ou outros produtos químicos voláteis.

Corpo da câmera

Use um soprador para remover poeira e fiapos e, em seguida, limpe suavemente com um pano macio e seco. Depois de usar a câmera na praia ou à beira-mar, limpe a areia ou sal com um pano levemente umedecido em água destilada e seque a câmera completamente.

Importante : Poeira ou outro material estranho dentro da câmera pode causar mau funcionamento do produto. Danos devido à presença de corpos estranhos dentro da câmera não são cobertos pela garantia.

Lente e visor

Esses elementos de vidro são facilmente danificados: remova a poeira e os fiapos com um soprador. Se estiver usando um soprador de aerossol, mantenha a lata na vertical para evitar a descarga de líquido que pode danificar os elementos de vidro. Para remover impressões digitais e outras manchas, aplique uma pequena quantidade de limpador de lentes em um pano macio e limpe com cuidado.

O monitor

Remova a poeira e os fiapos com um soprador. Ao remover manchas, impressões digitais e outras manchas oleosas, limpe a superfície levemente com um pano macio ou camurça. Não aplique pressão, pois isso pode resultar em danos ou mau funcionamento.

Limpeza do sensor de imagem

Sujeira ou poeira que entram na câmera quando as lentes são trocadas ou a tampa do corpo é removida podem aderir à superfície do sensor de imagem e afetar suas fotografias. A opção “limpar sensor de imagem” vibra o sensor para remover a poeira.

O sensor de imagem pode ser limpo a qualquer momento nos menus ou a limpeza pode ser realizada automaticamente quando a câmera é desligada. Se a limpeza do sensor de imagem não resolver o problema, entre em contato com um representante de serviço autorizado da Nikon.

Usando os menus

  • Para efeito máximo, segure a câmera na orientação normal (base para baixo).

  • Selecione [ Limpar sensor de imagem ] no menu de configuração, depois realce [ Iniciar ] e pressione J para iniciar a limpeza.

  • Os controles da câmera não podem ser usados durante a limpeza. Não remova ou desconecte a fonte de alimentação.

  • O menu de configuração será exibido quando a limpeza estiver concluída.

Limpando o sensor de imagem no desligamento

Opção

Descrição

6

[ Limpar no desligamento ]

O sensor de imagem é limpo automaticamente durante o desligamento cada vez que a câmera é desligada.

[ Limpeza ]

Limpeza automática do sensor de imagem desligada.

  1. Selecione [ Limpeza automática ] para [ Limpar sensor de imagem ].

    Pressionar 2 quando [ Limpeza automática ] estiver realçado exibe as opções de [ Limpeza automática ].

  2. Destaque uma opção.

    Pressione J para selecionar a opção destacada.

Cuidados: Limpeza do Sensor de Imagem
  • O uso dos controles da câmera interrompe qualquer limpeza do sensor de imagem iniciada em resposta à operação do botão liga/desliga.

  • Se a limpeza do sensor de imagem for realizada várias vezes seguidas, a limpeza do sensor de imagem poderá ser temporariamente desativada para proteger os circuitos internos da câmera. A limpeza pode ser realizada novamente após uma breve espera.

Limpeza manual

Se não for possível remover materiais estranhos do sensor de imagem usando a limpeza do sensor de imagem, o sensor pode ser limpo manualmente conforme descrito abaixo. Observe, no entanto, que o sensor é extremamente delicado e facilmente danificado; recomendamos que a limpeza manual seja realizada apenas por um representante de serviço autorizado da Nikon.

  • Selecione [ A proteção do sensor permanece aberta ] para [ Comportamento da proteção do sensor ao desligar ] no menu de configuração.

  1. Desligue a câmera e remova a lente.

  2. Segurando a câmera para que a luz possa entrar, examine o sensor de imagem em busca de poeira ou fiapos.

    Se nenhum objeto estranho estiver presente, vá para a Etapa 4.

  3. Remova qualquer poeira e fiapos do sensor com um soprador.
    • Não use uma escova sopradora. As cerdas podem danificar o sensor.

    • A sujeira que não pode ser removida com um soprador só pode ser removida por pessoal de serviço autorizado da Nikon. Sob nenhuma circunstância você deve tocar ou limpar o sensor.

  4. Substitua a lente ou a tampa do corpo fornecida.

Matéria estranha no sensor de imagem

Materiais estranhos que entram na câmera quando as lentes ou tampas do corpo são removidas ou trocadas (ou em raras circunstâncias lubrificante ou partículas finas da própria câmera) podem aderir ao sensor de imagem, onde podem aparecer em fotografias tiradas sob certas condições. Para evitar a entrada de materiais estranhos ao colocar a tampa do corpo ou trocar as lentes, evite ambientes empoeirados e certifique-se de remover toda a poeira e outros materiais estranhos que possam estar aderidos ao suporte da câmera, montagem da lente ou tampa do corpo. Para proteger a câmera quando nenhuma lente estiver no lugar, certifique-se de recolocar a tampa do corpo fornecida. Caso encontre materiais estranhos que não possam ser removidos usando a opção de limpeza do sensor de imagem ( Usando os menus ), limpe o sensor de imagem conforme descrito em “Limpeza manual” ( Limpeza manual ) ou mande limpar o sensor por pessoal de serviço autorizado da Nikon. As fotografias afetadas pela presença de matéria estranha no sensor podem ser retocadas usando as opções de imagem limpa disponíveis em alguns aplicativos de imagem.

Manutenção da câmera e acessórios

A câmera é um dispositivo de precisão e requer manutenção regular; A Nikon recomenda que a câmera seja inspecionada uma vez a cada um ou dois anos e que seja reparada uma vez a cada três a cinco anos (observe que se aplicam taxas a esses serviços).

  • A inspeção e manutenção frequentes são particularmente recomendadas se a câmera for usada profissionalmente.

  • Quaisquer acessórios usados regularmente com a câmera, como lentes ou unidades de flash opcionais, devem ser incluídos quando a câmera for inspecionada ou reparada.