As predefinições de IPTC podem ser criadas ou editadas na câmera e incorporadas em novas fotografias conforme descrito abaixo.

  • Você também pode carregar predefinições de IPTC criadas em um computador.

  • Para criar predefinições IPTC e salvá-las em cartões de memória para importação posterior, use o IPTC Preset Manager ( IPTC Preset Manager ).

Criando, renomeando, editando e copiando predefinições

Destaque [ Editar/salvar ] e pressione 2 para exibir a lista [ Selecionar predefinição para editar ou salvar ] de predefinições existentes.

  • Para editar ou renomear uma predefinição, destaque-a e pressione 2 . Para criar uma nova predefinição, destaque “Unused” e pressione 2 .

    • [ Renomear ]: renomeie a predefinição.

    • [ Editar informações IPTC ]: Exibe a predefinição selecionada ( Cuidados: Informações IPTC ). Os campos selecionados podem ser editados conforme desejado.

  • Para copiar uma predefinição, destaque-a e pressione X . Realce o destino, pressione J e dê um nome à cópia.

Excluindo predefinições

Para excluir predefinições, destaque [ Excluir ] e pressione 2 .

Incorporando predefinições

Realçar [ Incorporação automática durante o disparo ] e pressionar 2 exibe uma lista de predefinições. Realce uma predefinição e pressione J ; a predefinição selecionada será incorporada em todas as fotografias subsequentes. Para desativar a incorporação, selecione [ Desligado ].

Visualizando Dados IPTC
  • As predefinições incorporadas podem ser visualizadas na página [ Dados IPTC ] na exibição de informações da foto.

  • Para exibir a página [ Dados IPTC ], selecione ( M ) [ Dados de disparo ] e [ Dados IPTC ] para [ Opções de exibição de reprodução ] no menu de reprodução.

Copiando predefinições para um cartão de memória

Para copiar predefinições de IPTC da câmera para um cartão de memória, selecione [ Carregar/salvar ] > [ Ranhura 1 ] ou [ Ranhura 2 ] e, em seguida, realce [ Copiar para cartão ] e pressione 2 . Selecione a predefinição e o destino desejados (1–99) e pressione J para copiar a predefinição para o cartão.

Copiando predefinições para a câmera

A câmera pode armazenar até dez predefinições; para copiar predefinições IPTC de um cartão de memória para um destino selecionado na câmera, selecione [ Carregar/salvar ] > [ Slot 1 ] ou [ Slot 2 ] e, em seguida, realce [ Copiar para câmera ] e pressione 2 .

  • Realce uma predefinição e pressione J para prosseguir para a lista [ Selecionar destino ]. Para visualizar a predefinição destacada, pressione W ( Q ) em vez de pressionar J . Depois de visualizar a predefinição, pressione J para prosseguir para a lista [ Selecionar destino ].

  • Realce um destino e pressione J para exibir uma caixa de diálogo onde você pode nomear a predefinição. Nomeie a predefinição conforme desejado e pressione X para copiar a predefinição para a câmera.

  • Além das dez predefinições mencionadas acima, a câmera pode armazenar até três predefinições XMP/IPTC criadas em um computador e salvas no formato XMP. As predefinições XMP/IPTC não são exibidas durante a reprodução. Nem podem ser copiados da câmera para um cartão de memória.

Cuidados: Informações IPTC
  • A câmera suporta apenas caracteres alfanuméricos romanos padrão. Outros caracteres não serão exibidos corretamente, exceto em um computador.

  • Os nomes das predefinições ( Criando, renomeando, editando e copiando predefinições ) podem ter até 18 caracteres. Se uma predefinição com um nome mais longo for criada usando um computador, todos os caracteres após o décimo oitavo serão excluídos.

  • O número de caracteres que podem aparecer em cada campo é dado abaixo. Quaisquer caracteres acima do limite serão excluídos.

Campo

Máx. comprimento

Rubrica

2000

ID do evento

64

Título

256

Nome do objeto

256

Cidade

256

Estado

256

País

256

Categoria

3

Suprimento Gato. (categorias complementares)

256

Byline

256

Título da assinatura

256

Escritor/editor

256

Crédito

256

Fonte

256

IPTC

O IPTC é um padrão estabelecido pelo International Press Telecommunications Council (IPTC) com o objetivo de esclarecer e simplificar as informações necessárias quando as fotografias são compartilhadas com uma variedade de publicações.

Gerenciador de predefinições IPTC

As predefinições IPTC podem ser criadas em um computador e salvas em cartões de memória usando o software IPTC Preset Manager. O IPTC Preset Manager pode ser baixado gratuitamente no URL abaixo. As instruções de uso estão disponíveis na ajuda online.

https://downloadcenter.nikonimglib.com/